Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Coronavírus
  4. /
  5. Coronavírus em SC: Estado...

Coronavírus em SC: Estado já disparou cerca de 800 mil mensagens alertando sobre casos positivos de Covid-19


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O número de mensagens via SMS para telefones celulares alertando moradores para casos próximos de Covid-19 atingiu 800 mil envios. O serviço do Governo do Estado é feito em parceria com a Associação Catarinense de Medicina, responsável pelo cruzamento dos dados e envio dos SMS.

Sempre que um teste acusa positivo para Covid-19, as informações da pessoa ficam anônimas. A partir daí, é estabelecido um parâmetro territorial de 200 metros com a identificação de aparelhos celulares próximos para que as mensagens possam ser enviadas.

“A mensagem é uma forma de fazer com que as pessoas aumentem a auto vigilância sobre os cuidados a serem adotados para evitarem a contaminação da doença, protegendo a si mesmas e a seus familiares”, comenta o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.  

Para receber a mensagem não é necessário fazer nenhum cadastro prévio. “Também não é preciso fazer atualização de endereço para receber as mensagens. No momento do recebimento do alerta as pessoas devem observar o CEP informado corresponde ao seu atual endereço. Caso a pessoa tenha se mudado recentemente para um outro CEP deve desconsiderar o alerta, mas permanecer com as medidas sugeridas de isolamento social”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Felix Fernando da Silva. 

O serviço abrange todos os municípios catarinenses. Em Florianópolis é prestado pela Prefeitura Municipal. 

As mensagens enviadas pelo governo catarinense têm o seguinte teor:  O Governo de SC informa caso confirmado de Covid-19 perto de sua residência CEP 00000-000. Se puder fique em casa. Se sair use máscara: www.coronavírus.sc.gov.br.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo Youtube, Instagram e Facebook do Governo do Estado.

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração – SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support