3. Saneamento Básico
  5. Com investimento de R$...

Com investimento de R$ 16,7 milhões, governador inaugura sistema de esgotamento sanitário de Ibirama

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O sistema de saneamento básico da cidade de Ibirama recebeu um importante impulso na tarde desta quinta-feira, 13. Uma solenidade com o governador Carlos Moisés marcou a inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, um dos mais importantes do Vale do Itajaí. O sistema completo, implementado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), inclui ainda 20 quilômetros de rede coletora, quase quatro quilômetros de emissários terrestres, mais de mil ligações domiciliares e duas unidades elevatórias de bombeamento.

A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ibirama atende cerca de 4,6 mil moradores, o equivalente a 30% da população urbana, essencialmente nos bairros Centro, Operária e Taquaras. O investimento total foi de R$ 16,7 milhões, realizado por meio de um financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

“Investir em saneamento básico é pensar nas futuras gerações. Essa é uma obra que ninguém vai visitar, as pessoas passam na frente e muitas vezes nem sabem do que se trata. Ninguém conseguirá ver também os canos e os dutos, mas o Governo investe nisso, pois significa saúde para o catarinense, preservando o meio ambiente. Assim como ocorre aqui em Ibirama, estamos fazendo investimentos como esse em diversos municípios. É dessa maneira que trabalhamos”, afirmou o governador.

>>> Mais fotos na galeria

A presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, ressalta que a companhia tem feito investimentos em cidades de médio e pequeno porte de Santa Catarina. No caso de Ibirama, ela lembra que o momento é para que os moradores regularizem a sua situação, especialmente pela proximidade das residências e propriedades agrícolas do Rio Hercílio.

“Como diz o nome, Ibirama é a região da fortuna. Hoje a Casan entrega uma importante obra, trazendo qualidade de vida para a população. Essa é uma etapa inicial, atendendo cerca de 30% da população, mas nós já temos o planejamento para as fases seguintes. O contrato da Casan com a prefeitura possui metas. Vale destacar também que, por determinação do governador Carlos Moisés, a Casan não está fazendo distinção entre municípios, apostando bastante também no lado social. Hoje temos diversos canteiros de obras pelo Estado afora”, destaca a presidente da companhia.

Para o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, a chegada do sistema de esgotamento sanitário é uma importante benfeitoria para o município. Segundo ele, por se tratar de uma obra que gera entraves na cidade, muitos gestores evitam fazer, porém ele exaltou a determinação do governador com o tema.

“Essa é uma obra que dificilmente um gestor quer fazer, pois gera transtornos e dá confusão na cidade. É um tal de fecha e abre, enterra tubo. Ninguém quer fazer, mas é uma obra de extrema importância para o futuro dos nossos municípios. Hoje o dia é de gratidão”, discursou o prefeito

Renovação de contrato com a Agência Francesa de Desenvolvimento

Também nesta quinta-feira, ocorreu a celebração simbólica da renovação de contrato entre a Casan e a Agência Francesa de Desenvolvimento. O aditivo permite investimentos de até R$ 100 milhões, possibilitando a conclusão de 16 obras em andamento nas diferentes regiões catarinenses. Na visão da presidente da Casan, trata-se de uma importante parceria para avançar na cobertura de saneamento básico do Estado.

“A Agência Francesa de Desenvolvimento é uma importante parceira da Casan, especialmente nas obras de esgotamento sanitário em cidades de médio porte. Hoje recebemos este aditivo de R$ 100 milhões, que permitirão avançarmos ainda mais. O dinheiro será usado também para a finalização de algumas obras, e como contrapartida de outros investimentos feitos com recursos próprios ou financiados pela Caixa Econômica Federal”, conta Roberta Maas dos Anjos.

Acompanharam o ato em Ibirama o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dione Tonet, e os deputados estaduais Jerry Comper, Milton Hobus e Onir Mocellin.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom