Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Colombo integra força-tarefa de...

Colombo integra força-tarefa de governadores contra o fim dos incentivos fiscais

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu nesta terça-feira, 17, em Brasília, com outros cinco governadores para, juntos, pedirem aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a não edição da súmula vinculante que vai declarar como inconstitucionais todos os incentivos fiscais concedidos até o momento pelos Estados. “Temos o receio de que se tome uma medida de cima para baixo. Também queremos acabar com a guerra fiscal, mas sem privilégios”, destacou o governador.

Em audiência no período da manhã no Senado Federal, Colombo e os governadores do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; de Goiás, Marconi Perillo; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; e o governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, elaboraram documento a ser entregue no STF para adiamento da edição da súmula até que o Congresso Nacional aprove melhor proposta para o fim da guerra fiscal. Caso isto não ocorra, todos os incentivos no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dados pelos governos estaduais que não tenham passado pelo aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) serão derrubados.

Foto: Fernanda Rodrigues/Secretaria de Articulação Nacional

>>> Confira mais imagens na nossa Galeria de Fotos

Colombo defende ainda a retomada da discussão com uma nova proposta, já que o texto aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado prevê três alíquotas diferentes para o ICMS: 12% para a Zona Franca de Manaus, 7% para Estados da região Sul, Norte e Centro-Oeste e 4% para Estados da região Sudeste. “Isto não é acabar com a guerra fiscal e, sim, oficializá-la. Com isso, Santa Catarina pode ter mais de R$ 3 bilhões por ano em perda de receita”, falou Raimundo Colombo, sugerindo ainda que a transição seja feita com cronograma de longo prazo e critérios bem definidos.

Até as 19h30min, os governadores permanecem no STF, onde estão previstas reuniões com oito ministros, em diferentes horários.

Ouça a entrevista do governador Raimundo Colombo:

  Baixar áudio

{attachments}

Informações adicionais:

Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional

Brasília/DF – Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198

fernanda@san.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support