3. Educação
  5. Bolsas de graduação do...

Bolsas de graduação do Proesde irão cobrir 100% da mensalidade em 2020

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

As bolsas de estudos do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) irão aumentar a partir de 2020. Elas passam a cobrir integralmente as mensalidades dos alunos de graduação, antes o valor era de 70%. A mudança vale para a modalidade Desenvolvimento Regional, que atende 1.186 estudantes no estado – as demais já ofereciam 100% de bolsa. O Proesde faz parte do Programa de Bolsas Universitárias – Uniedu, do Governo de Santa Catarina.

Outro benefício que passa a valer a partir de 2020 é a permissão para que o bolsista em todas as modalidades do Proesde participe de mais de uma edição do Programa até o final do curso de graduação. As mudanças têm o objetivo de fortalecer a política catarinense de estímulo ao desenvolvimento das regiões a partir da educação. As três modalidades existentes no programa beneficiam 2.229 estudantes.

“Essa movimentação está sendo feita à luz de toda a legislação vigente. Estamos produzindo inovações incrementais no Proesde, por meio de uma gestão atenta e focada nas oportunidades para o estudante”, avalia o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Arte: Divulgação / SED

Investimento de R$ 28 milhões em 2019

O investimento do Governo do Estado em bolsas do Proesde em 2019 foi de R$ 28 milhões, dos quais R$ 14 milhões foram destinados a alunos de cursos de licenciatura, para fomentar a formação de novos professores. Outros R$ 7 milhões foram destinados a estudantes oriundos dos 50 municípios do estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já os demais R$ 7 milhões atenderam alunos de cursos de graduação em geral para fomentar o desenvolvimento regional. A partir de 2020, as três modalidades contam com o custeio de 100% de mensalidades, com o teto limitado a dois salários mínimos.

Além da bolsa de estudos, o Proesde prevê ainda um auxílio mensal de até R$ 416 por aluno à Instituição de Ensino Superior (IES), para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em um curso de extensão.

O Uniedu

Em 2019, foram investidos R$ 206 milhões no Uniedu. O mapa visual do Programa mostra as modalidades de bolsas para o Ensino Superior concedidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Informações adicionais para imprensa:
Sicilia Vechi
Secretaria de Estado da Educação – SED