Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Bicentenário de Anita Garibaldi:...

Bicentenário de Anita Garibaldi: vencedores de concurso literário serão premiados em Florianópolis

Os ganhadores do Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi serão premiados nesta quarta-feira, 27, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital. Serão contemplados os estudantes que escreveram os melhores textos e seus professores orientadores. Além de uma viagem de estudos que passa por Florianópolis, Tubarão e Laguna, os vencedores também ganharão um leitor de livros digitais e terão seus textos publicados em um e-book.

O concurso foi promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras. O objetivo foi unir o incentivo à leitura e à escrita com a valorização da memória de Anita Garibaldi em seu bicentenário de nascimento.

:: Os premiados:

Categoria A (1º ano do Ensino Médio):

– 1º Lugar:
Bruno Kauan Cividini
EEB Maria Madalena de Moura Ferro – Jupiá
Professor orientador: Robson Santana

– 2º Lugar:
Thalia Frozza Albuquerque
EEB São Miguel – São Miguel do Oeste
Professor orientador: Janete Palú

– 3º Lugar:
Letícia Dagostim Fernandes.
EEB João Dagostim – Criciúma
Professor orientador: Patrícia Torres Teixeira Sazan

Categoria B (2º ano do Ensino Médio):

– 1º Lugar:
Nicole Ribas Ribeiro
EEB Galeazzo Paganelli – Vargem Bonita
Professor orientador: Marluza Aparecida Dias da Silva Muller

– 2º Lugar:
Lara Camilo Vieira
EEB Saul Ulyssea – Laguna
Professor orientador: Joabe Correa Teodoro

– 3º Lugar:
Giovana Barbosa da Silva
EEB Manoel Pereira de Medeiros – Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Categoria C (3º ano do Ensino Médio):

– 1º Lugar:
Patrícia de Souza Florzino
EEB Domingos Barbosa Cabral – Pescaria Brava
Professor orientador: Fernanda Defrein Almeida

– 2º Lugar:
Isabela Machado Mayer
EEB Henrique Fontes – Tubarão
Professor orientador: Scheila Maurício

– 3º Lugar:
Letícia Ramos da Costa
EEB Manoel Pereira de Medeiros – Urupema
Professor orientador: Jamaiana de Lourdes Souza Guedes

Em Florianópolis, o grupo visitará o Centro Integrado de Cultura (CIC), passando pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e Teatro Ademir Rosa. Também conhecerão a Biblioteca e o Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa, onde está em cartaz a Mostra 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, entre outros espaços culturais. Depois, os vencedores seguem para Laguna e Tubarão onde farão uma imersão na história de Anita Garibaldi.

A realização do concurso veio acompanhada de um programa de capacitação de professores da Rede Estadual de Ensino, que incluiu quatro webinares reunindo diversos pesquisadores e especialistas no tema.

:: Clique aqui para ver os vídeos da capacitação dos professores

Ano de Anita

Todas essas ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support