Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Biblioteca Pública de SC...

Biblioteca Pública de SC completa 166 anos com publicação sobre jornais do século XIX


Imagem: Reprodução

Na semana de aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), foi lançada a publicação “A Imprensa Catarinense no Século XIX”, com informações sobre a atividade jornalística do período. Trata-se de um catálogo descritivo e ilustrado do acervo de jornais raros disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense. A Biblioteca Pública é a instituição cultural mais antiga de Santa Catarina e completou 166 anos no dia 31 de maio.

O material é constituído por 193 títulos de periódicos. A publicação serve para orientar pesquisas, uma vez que traz informações do próprio acervo e indica periódicos que não estão na Biblioteca. Além disso, reúne imagens e é considerada um banco de dados para registro histórico.

O trabalho foi organizado pelos bibliotecários Alzemi Machado (BPSC) e Iraci Borszcz (Udesc). O catálogo faz parte de um esforço concentrado e articulado por diversas pessoas e instituições, incluindo bibliotecários, professores e estagiários vinculados à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) e Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entidades que viabilizaram a implementação da Hemeroteca Digital Catarinense.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support