Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Aresc autoriza redução média...

Aresc autoriza redução média de 13,51% no preço do gás natural em Santa Catarina


Foto: Arquivo / Aresc

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) autorizou a diminuição no preço do gás natural para diversos grupos de consumidores a partir de 1º de julho. A redução média será de 13,51% nos setores atendidos pela SCGÁS.

O segmento veicular abastecido com o Gás Natural Veicular (GNV) foi o que obteve a maior redução, com uma queda de 14,21% na tarifa. Para o setor da indústria, que responde pela maior fatia de consumo do estado, a queda será de 13,51%. O segmento comercial terá redução de 8,36% e o residencial de 6,96%. Com essa variação média, Santa Catarina mantém as tarifas entre as mais competitivas do país.

“Com a baixa dos preços do gás natural, avançamos ainda mais em competitividade. As empresas terão uma redução de custos e poderão iniciar a retomada econômica. A medida também traz impactos positivos para os cidadãos catarinenses que usam GNV, por exemplo”, ressalta o governador Carlos Moisés.

O gerente de Regulação de Energia, Gás e Transporte da Aresc, engenheiro Silvio Rosa, explica que o principal fator que impactou a queda das tarifas foi a diminuição dos custos da molécula de gás atrelada ao preço do petróleo. “Essa revisão semestral do preço da molécula e transporte tem previsão na Resolução Aresc N° 73. Por meio de ferramenta regulatória, são registradas e acumuladas as diferenças entre os preços faturados pelos supridores à Concessionária e aqueles contidos nas tarifas de fornecimento aplicadas aos faturamentos mensais dos usuários”, acrescenta.

A evolução da conta gráfica pode ser acompanhada mensalmente por meio do IRPGT – Índice de Reajuste do Preço do Gás e do Transporte. Para facilitar o acompanhamento da evolução do IRPGT e permitir que os usuários prevejam atualizações tarifárias positivas ou negativas, a Aresc e a SCGÁS disponibilizam mensalmente em seus sites as projeções, bem como as informações sobre os componentes para cálculo.

A nova tabela de preços começa a vigorar a partir do dia 01 de julho de 2020.

Mais informações para imprensa:
Flávia Farias Grechi
Assessoria de Comunicação
Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc)
E-mail: comunicacao@aresc.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-9013 / 99127-1839
www.aresc.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support