Compartilhe

Ter à frente da escola uma equipe gestora comprometida com as causas da comunidade escolar é uma das maneiras para melhorar o ambiente de ensino e, consequentemente, a qualidade do aprendizado. Para deixar a gestão escolar ainda mais fortalecida em Santa Catarina, o programa Minha Nova Escola do Governo do Estado investirá em ações que levam aos gestores mais conhecimento e informação para tomadas de decisão mais eficientes.

Uma delas é o Educação na Palma da Mão, um sistema online de inteligência de dados para a rede de ensino, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação. O programa concentra informações sobre matrículas, unidades de ensino, distorção idade-série, infrequência e desempenho escolar. Os dados podem ser acessados por estado, região, município ou por uma única escola.

 Foto: Doia Cercal / Arquivo/ Secom

A possibilidade de monitorar índices educacionais em tempo real dá ao gestor a clareza de pontos que exigem mais atenção. A partir do segundo semestre, os diretores terão acesso a toda essa informação em um aplicativo para celular. Nesta mesma linha, em julho foi realizada a avaliação institucional, que levantou junto à comunidade escolar áreas que requerem melhorias dentro de cada escola. Em uma semana 160.605 pessoas participaram, entre alunos, pais e professores. O resultado vai orientar as ações na escola e o planejamento de políticas públicas.

Além disso, para dar mais agilidade às demandas diárias da escola, o Governo do Estado dobrou o investimento para os cartões Cpesc de compra de materiais em relação ao primeiro semestre de 2019. Serão investidos R$ 9,1 milhões no segundo semestre. Os gestores têm ainda em mãos o cartão Cpesc para contratação de serviços, para os quais são destinados R$ 3,6 milhões.

Informações à imprensa
Sicilia Vechi
Secretaria de Estado da Educação (SED)
Fone: (48) 3664-0454 / 99132-5252
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Leonardo Gorges
Secretaria Executiva de Comunicação
Fone: (48) 3665-3045
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC