Compartilhe


Fotos: Gustavo Amorim / SDS

Santa Catarina inova mais uma vez e ganha mais um Centro de Inovação, com a inauguração do Ágora Hub, em Joinville, que tem um investimento 100% privado. O novo espaço de 7 mil metros quadrados de área construída passa a integrar a Rede de Centros de Inovação de SC, com apoio institucional do Estado.

O ato foi oficializado na noite da última quinta-feira, 28, durante a inauguração da estrutura, a partir da assinatura do Acordo de Cooperação, entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Perini Business Park, o Ágora Tech Park, Join.Valle e a Prefeitura de Joinville, que juntos, passam a integrar o planejamento de ações com foco no desenvolvimento e no fortalecimento do ecossistema inovador do Estado.

Para o secretário da SDS, Lucas Esmeraldino, com a inauguração do Ágora Hub, o Governo de Santa Catarina avança: em vez de construir mais uma obra, auxilia na conexão, aliando parcerias para fomentar o ecossistema tecnológico com a participação da iniciativa privada e universidades e, passa a incentivar ainda mais a multiplicação de novos Centros.

“Esta integração com a iniciativa privada vai ao encontro do momento econômico e dinâmico atual, que demandam sinergia dos diferentes atores, otimização dos recursos, celeridade nas ações e oferece apoio do empreendedorismo tecnológico na cidade de Joinville e região. A partir deste exemplo, muitos outros surgirão, como teremos daqui a pouco em Videira. Saímos na frente com a implantação do projeto dos Centros de Inovação e, agora, nos mantemos avante, inovando e fomentando, não necessariamente com construções, mas, sim fomentando conceitos”, destaca o secretário.

Centro de Inovação em Joinville integra Rede Tecnológica do Estado

Ocupação em 90%

Com um investimento de R$ 20 milhões o empreendimento estreia com ocupação de 90% em um ambiente aberto, interativo, colaborativo e sustentável, criado para potencializar conexões inteligentes entre atores do ecossistema de inovação e tecnologia. O Ágora Hub é o prédio principal do Ágora Tech Park, que reúne o campus Joinville da UFSC, com 13 mil metros, que oferece oito cursos de engenharia e duas pós-graduações; e o prédio da Conta Azul, que tem 9 mil metros quadrados.

O parque tecnológico prevê a construção de mais quatro prédios, o que vai totalizar 70 mil metros quadrados de área construída, 140 mil metros quadrados de área de terreno e um investimento privado de R$ 120 milhões. Atualmente, ocupa uma parte dentro do Perini Business Park, que é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul sediado no Norte de Joinville.

O presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia, Emerson Edel, destaca o momento importante para Joinville, região e também para o Estado, pois a inovação é uma das grandes bandeiras de Santa Catarina.

“Avaliamos que o Governo tem que estar presente neste ecossistema de inovação, esse projeto da Rede de Inovação é um conceito que a gente gosta muito. E esta possibilidade, por meio deste convênio, de integrar o Ágora no Centro de Inovação da Rede é muito positivo, para o ecossistema como um todo e principalmente para nós como Parque Tecnológico local”, destacou Edel.

Centro de Inovação em Joinville integra Rede Tecnológica do Estado

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Balthazar, pontuou a importância da sinergia entre a academia e demais atores e o impacto no desenvolvimento tecnológico. “Estamos com um campus dentro do Parque tecnológico e somos hoje objeto de desejo de várias universidades que querem este modelo. Damos um salto para o mundo neste modelo de pesquisa de ponta. E a palavra chave é a parceria, nossos cientistas trabalhando em projetos com investimentos locais e estaduais”, disse Balthazar.

Também presente no evento o prefeito de Joinville, Udo Döhler, destacou em sua fala que o Perini Business Park abriga 20% do PIB de Joinville, “e agora vivemos um momento ímpar com a criação deste espaço que tem a missão de derrubar muros invisíveis e permitir a aproximação entre academia, empresas,  setor público e pessoas”, frisou.

O presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia e CEO do Grupo Perini na América Latina, Marcelo Hack, destacou a importância das conexões inovadoras em Santa Catarina. “Estamos muito felizes pelo posicionamento do Estado que deixa de se preocupar com o tijolo, com a obra, para se preocupar com o ecossistema que é o que de verdade agrega valor, isso é a certeza que este centro de inovação vai se desenvolver em Joinville e vai poder se integrar com os outros Centros do Estado”, concluiu.

Centro de Inovação em Joinville integra Rede Tecnológica do Estado

O diretor executivo do Ágora, ex-diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SDS), Jean Vogel, entusiasta da inovação empreendedora no Estado, comemorou este passo. “Santa Catarina é o único Estado que tem essa abordagem tão incisiva na promoção da inovação e, este novo Governo, em tão pouco tempo, já percebe que o momento atual da economia do país pede uma aproximação mais eficaz das estruturas privadas. É uma continuidade do processo não mais investir em construções de espaço e sim no recheio. De um lado a agilidade da iniciativa privada e do outro o peso institucional do Governo, referência no setor de tecnologia e inovação, fazendo com que a tríplice hélice funcione e inspire outros estados” avaliou.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo
Jornalista: Mônica Foltran
E-mail: comunicacao@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665 2261/ (48) 996961366