NTE

Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

Os servidores que atuam nos Núcleos de Tecnologias Educacional (NTE) das Agências de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Concórdia, Palmitos, Quilombo, Seara e Xanxerê, participaram nesta terça-feira, 18, de uma capacitação referente a rede de Governo, infraestrutura, telefonia IP, contrato de manutenção, salas Informatizadas, professor online e sistema de alimentação escolar.

O gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da Secretaria de Estado da Educação, Felipe Xavier de Oliveira, explicou que a capacitação tem o objetivo de repassar informações e buscar feedbacks sobre o funcionamento das tecnologias nas escolas. “O nosso trabalho não funciona sem este pessoal. São eles que conhecem a realidade das escolas, conhecem os diretores, professores, quais são as dificuldades e as facilidades e é importante ter um contato mais próximo já que eles nos ajudam tanto”, explica.

Conforme Felipe, a Secretaria de Estado da Educação está investindo em novas tecnologias já que hoje, grande parcela da população está inserida de alguma forma, no mundo digital. “Todo mundo usa tablet, celular, computador e porque não utilizar toda a nossa tecnologia que a gente tem em casa com a nossa vida pessoal, na atividade pedagógica”, destaca.

A partir da capacitação, os Núcleos de Tecnologia de cada Agência de Desenvolvimento Regional, funcionarão como multiplicadores de conhecimento. Eles é que levarão para as escolas as novidades e as informações adquiridas no encontro.

O secretário executivo da ADR Xanxerê, Ademir Gasparini, destacou que as tecnologias tem papel importante no processo de ensino e aprendizagem e ainda nas atividades administrativas das escolas. “Vivemos em um momento diferente e é preciso cada vez mais estarmos preparados e acompanhando as mudanças tecnológicas para proporcionar conhecimento e aperfeiçoamento para nossos servidores, professores e alunos. O Núcleo de Tecnologias tem uma função especial neste processo e contribuem significativamente com a construção do conhecimento”, destacou.

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2019 / 99804-6060
Site: http://sc.gov.br/index.php/regionais/xanxere

 


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

Santa Catarina encerra colheita de milho e tem safra 2016/17 de 3,2 milhões de toneladas. Como maior consumidor de milho do país, o Estado comemora o incremento de 17,2% na produção do grão – fundamental para abastecer as cadeias produtivas de carnes e leite.  A região catarinense com maior produção é Joaçaba com 630.233 toneladas colhidas – 42% a mais do que na última safra.

A região de Joaçaba é um exemplo do que vem acontecendo em Santa Catarina: para compensar a perda de área plantada para o cultivo de soja, os produtores catarinenses investem em tecnologias para aumentar a produtividade. Na última safra, os produtores da região colheram em média 10,5 toneladas/hectare, 32,2% a mais do que na safra 2015/16, e muito mais do que a produtividade média do estado, que fechou em 8,5 toneladas/hectare.

“Santa Catarina é Estado pequeno e com uma produção agrícola muito diversificada. Os produtores perceberam que o segredo está no uso de tecnologias para ampliar a produtividade e colher mais no mesmo espaço de terra. É incrível o que produzimos em apenas 1,12% do território nacional”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Outro grande celeiro catarinense é a região de Curitibanos, que ampliou em 16,5% a produção e colheu mais de 239,5 mil toneladas na safra 2016/17. Na última safra, os produtores da região colheram em média 11 toneladas/hectare, 21% a mais do que na última safra. O grande destaque é o município de Campos Novos, com oito mil hectares plantados e uma colheita de 96 mil toneladas – um rendimento médio de 12 toneladas/ hectare.

O maior crescimento na produção aconteceu na região de Xanxerê. Os produtores colheram 41% a mais na safra 2016/17 – foram 292,8 mil toneladas. Os 17 municípios da região destinam 28 mil hectares ao plantio do milho e tiveram um rendimento médio de 10,4 toneladas/hectare.

Os produtores da região de Campos de Lages também vêm se dedicando ao plantio de milho. A produção aumentou 13% na região e a safra encerrou em 264 mil toneladas. A produtividade média da região foi de 7,3 toneladas/hectare, 11,4% a mais do que na safra 2015/16 e um pouco abaixo da produtividade média do estado.

Aumentar a produção de milho é uma grande preocupação da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Destaque na produção de proteína animal, Santa Catarina é o maior consumidor de milho do país e o grão é indispensável para manter a competitividade do agronegócio no Estado. “Somos grandes produtores de suínos e aves e queremos manter esse setor consolidado em Santa Catarina, para isso precisamos de milho. Não existe suinocultura e avicultura sem milho”, ressalta Sopelsa.

Os números estão disponíveis no Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) deste mês.

Milho Silagem

A safra de milho silagem, utilizado na alimentação de bovinos de corte e leite, teve um aumento de 18% em Santa Catarina. O Estado colheu 9,5 milhões de toneladas de milho silagem na safra 2016/17. Com uma área plantada de 221,6 mil hectares, a produtividade chega a 43 toneladas de massa verde por hectare.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca 
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br

 

Ponte Serrada - ADR Xanxerê prepara Dia de Ação Social
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

O Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Colegiado Regional de Governo, Unoesc e administração de Ponte Serrada, estão organizando mais um Dia de Ação Social. A atividade que acontecerá no dia 29 de julho, das 9h30 às 16h, tem o objetivo de aproximar o Governo do Estado dos municípios e levar os serviços para a população. O Dia de Ação Social fará parte da programação de aniversário do município.

Nesta semana, o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini, visitou o prefeito Alceu Alberto Wrubel e sua equipe para organizar a atividade. “O nosso objetivo é estar sempre próximo aos municípios e nós estamos cumprindo agenda em todos eles, levando ações, assinando convênios e auxiliando os municípios no que eles necessitam”, explica Gasparini.

Entre as atividades do Dia de Ação Social está a confecção de documento de identidade, serviços em saúde como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, informações na área da agricultura, atividades recreativas para crianças, orientações em segurança e outras. O local onde acontecerá o Dia de Ação Social e programação de todo o dia está sendo definida.

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2019 / 99804-6060
Site: http://sc.gov.br/index.php/regionais/xanxere

A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou nesta terça-feira, 11, o resultado preliminar do processo seletivo simplificado para professores regentes e orientador educacional dos cursos técnicos MedioTec de todo o Estado. Na Gerência de Educação de Xanxerê, são dois cursos técnicos,  Logística e Administração  que serão ofertados na Escola de Educação Básica Custódio de Campos no município de Xaxim.

O link para acessar a classificação é http://www.sed.sc.gov.br/documentos/mediotec/editais-e-resultados-das-unidades-escolares-que-ofertam-o-pronatec-mediotec/cedup-xaxim.

A data para apresentação de recursos conforme edital nº 1904 e nº1905 é 12 de julho das 13h às 18h.  Já o resultado final será divulgado no dia 13 de julho. A convocação dos selecionados, em caso de vaga, acontecerá a partir do dia 17 de julho. As aulas estão previstas para iniciar no dia primeiro de agosto.

Para as disciplinas em que não houveram inscritos haverá chamada pública em data a ser publicada na página da SED, no link http://www.sed.sc.gov.br/documentos/mediotec/editais.

Informações adicionais para a imprensa:
Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2019 / 99804-6060
Site: http://sc.gov.br/index.php/regionais/xanxere