Os 14 prefeitos dos municípios que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, presidentes de Câmaras de Vereadores e representantes da sociedade civil, se reúnem nesta quinta-feira, 29, às 17h, no auditório da ADR de Xanxerê para a reunião trimestral do Conselho de Desenvolvimento Regional.

A reunião tem o objetivo de discutir as demandas regionais e tem ainda como pauta a apresentação das ações do Governo do Estado na região e liberação de recursos. “O Conselho de Desenvolvimento Regional é importante para elencarmos as prioridades, discutirmos as demandas e buscarmos juntos as soluções”, explica o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini.

O evento também contará com a participação do Colegiado Regional de Governo.  

Informação adicional para a imprensa:  

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

IGP de Xanxerê recebe nova viatura
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Xanxerê recebeu do Governo do Estado uma nova viatura. O veículo Citroen Air Cross está entre os 26 entregues pelo governador Raimundo Colombo para as unidades do IGP no Estado.

No Oeste, a unidade de Xanxerê foi a única contemplada e segundo a Coordenadora do Núcleo Regional de Perícias, Silvana Ogliari Schurhaus, o veículo vem auxiliar significativamente já que a demanda de trabalhos periciais de atendimentos externos é intensa. “Tínhamos apenas uma viatura que era utilizada pelo plantão e às vezes quando precisávamos fazer alguma viagem ou algum serviço de expediente não tínhamos veículo. Agora podemos dar mais agilidade nos atendimentos”, explica.

O IGP de Xanxerê também conta com a seção de perícias ambientais que é um serviço totalmente externo e não pode ser realizado junto com o plantão. “O perito que atende ambiental não tem como estar de plantão no dia, então também demandava de outro veículo para fazer este atendimento”, comenta Silvana.  O veículo é ainda equipado para os atendimentos. Ele conta com um sistema de acondicionamento de vestígios biológicos que são coletados nos locais de perícia.

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini, disse que o Governo do Estado está preocupado em dar condições para os servidores nos diversos órgãos do governo. “Desta forma o Governo do Estado dá condições de trabalho aos servidores e consequentemente, melhora a prestação de serviço a população. Este novo veículo vem em um bom momento”, afirma Gasparini.

Reforço no efetivo

Hoje, o IGP de Xanxerê conta com dois peritos criminais, um médico legista, dois auxiliares do IML e duas auxiliares criminalísticas. A expectativa é que em agosto o município seja contemplado com o apoio de mais um servidor. “estamos na eminência de mais uma turma de auxiliares criminalísticos que são os auxiliares do perito. Para Xanxerê está prevista uma vaga”, explica a Coordenadora Silvana.

O IGP atende 13 municípios da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê no setor de criminalística e IML. Já no setor de identificação, o atendimento é para os 14 municípios de abrangência da ADR.

 

Informação adicional para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

Quatro famílias do município de Xanxerê foram beneficiadas com a entrega da documentação necessária para a regularização fundiária. A ação faz parte do Programa Estadual de Regularização e Legalização Fundiária, que busca facilitar o acesso a financiamentos e outros benefícios. 

A ação é da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca por meio do Programa SC Rural que forneceu os levantamentos topográficos georreferenciados conforme a legislação ambiental, para que os agricultores possam instituir Ação de Usucapião ou alterações cartoriais. Os beneficiados receberam ainda a planta georreferenciada do imóvel, memorial descritivo, certificado do Sigef/Incra e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A entrega da documentação aconteceu na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê. Conforme o secretário executivo, Ademir Gasparini, a partir de agora as famílias podem dar mais um passo para ter em mãos a matrícula de suas terras. “Para as famílias é um passo muito importante. Agora eles poderão dizer, a partir da matrícula, que a propriedade é sua. Muito mais do que isso, poderão ter acesso aos programas do governo para melhorar e investir na sua atividade no campo. É uma forma de incentivar o desenvolvimento rural”, afirma Gasparini. O programa já beneficiou mais de quatro mil agricultores em todo o Estado.

Informação adicional para a imprensa: 
Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060

Ipuaçu - Dia de Ação Social
Foto: Janaína Mônego / ADR Xanxerê

A segunda edição do Dia de Ação Social realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, através do Colegiado Regional de Governo e com o apoio da Unoesc, através do programa Unoesc na Comunidade, e administração do município de Ipuaçu, reuniu mais de 650 pessoas que usufruíram de serviços em cidadania, no sábado, 24.

Corte de cabelo, maquiagem, confecção do documento de identidade, orientações em saúde, teste de glicemia, aferição da pressão, mostra de artesanatos indígenas, orientações jurídicas, em agricultura e segurança foram algumas das atividades desenvolvidas durante todo o dia na Praça Municipal.

O evento tem o objetivo de aproxima o Governo do Estado dos municípios e levar os serviços de forma mais facilitada para a população. “Mais uma vez o nosso evento foi um sucesso e contou com o apoio significativo do município. A adesão da população foi surpreendente e é esse mesmo o nosso objetivo, proporcionar momentos diferentes a população”, disse o secretário executivo da ADR de Xanxerê, Ademir José Gasparini.

Conscientização

Além dos serviços oferecidos, a conscientização também foi tema do Dia de Ação Social. A Polícia Militar levou o mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) que circulou durante todo o dia entre os participantes e interagiu com crianças, jovens e adultos.

A Gerência de Saúde da ADR de Xanxerê aproveitou o momento para lembrar as famílias da importância das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

“Aproveitamos este momento para conscientizar as famílias sobre dois assuntos importantes. Os nossos mascotes interagiram, tiraram fotos, e os servidores tanto da Polícia Militar quanto da saúde conversaram com quem passou pelo dia de Ação Social sobre o combate às drogas e ao Aedes aegypti”, destacou Gasparini.

O próximo Dia de Ação Social acontecerá no final do mês de julho no município de Passos Maia. 

Informação adicional para a imprensa: 

Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 99804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere