Aluna indígena na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente
Fotos: Divulgação

Nalanda Paula Sengri dos Santos, da Escola Indígena Pinhalzinho, de Ipuaçu, foi uma das selecionadas para a etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento, começou na sexta-feira, 15, ocorre em Sumaré (SP) e vai até esta segunda-feira, 18.

O tema da conferência é “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”. Nalanda, que está em São Paulo, destaca que participar do evento tem sido uma experiência única e que levará muito conhecimento para repassar à sua comunidade.

“Eu sou indígena e estou representando Santa Catarina na Conferência. Participar desse evento está sendo maravilhoso, é uma experiência única. Estou fazendo muitas amizades, conhecendo várias pessoas de vários estados diferentes. Estou aprendendo muita coisa, principalmente cuidar no meio ambiente e, em especial, sobre a água. Espero que possa levar um pouco de conhecimento para minha comunidade e ajudar de alguma maneira”, conta Nalanda.

A aluna viajou com a professora Anderleia Aparecida Kegir Jacinto e comenta também que além de ter conhecido mais sobre o meio ambiente, pode vivenciar um pouco de cada cultura dos estados que possuem alunos participantes.

Aluna indígena na Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

“Vivenciei várias coisas diferentes, porque cada estado tem sua cultura, então pude aprender um pouco da maneira como cada pessoa dos estados se comunicam. Conheci vários projetos e também peguei várias sementes de ipês, palmeira, pau-brasil, entre outros”, frisa Nalanda.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem por objetivo promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental.

Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 - 9.9115-2114 - 9.9914-2583 (WhatsApp)
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Ônibus Lilás em São Domingos
Fotos: Juliana Cardoso

 O Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver Sem Violência está circulando por alguns municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê. A ação é realizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a ADR e prefeituras.

Na última sexta-feira, 15, o ônibus esteve no município de São Domingos. No local, as mulheres acompanharam uma palestra sobre violências subjetivas com a psicóloga, Roselaine Turmina Negretti e com a assistente social, Cristiane Ansolin, responsáveis pelo atendimento às mulheres em São Domingos.

Nesta segunda-feira, 18, as ações são realizadas no município de Abelardo Luz. Os atendimentos ocorreram durante todo o dia. Já na terça-feira, 19, os serviços serão oferecidos para a população de Ponte Serrada. Vargeão receberá a unidade móvel na quarta-feira, 20. 

Ônibus Lilás em São Domingos

Na quinta-feira, 21, os atendimentos ocorreram no município de Lajeado Grande somente no período da manhã. Já no período da tarde, as ações serão realizadas em Marema. O cronograma encerra na sexta-feira, 22, à tarde, onde o ônibus estará em Bom Jesus.

O programa

O Programa Mulher Viver Sem Violência tem por objetivo orientar e informar as mulheres, principalmente das comunidades rurais do Estado de Santa Catarina, sobre os direitos da mulher, debatendo assuntos sobre a violência doméstica. Ele ainda tem por objetivo, integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados as mulheres.

O Ônibus Lilás é um veículo estruturado com duas salas de atendimento para prestar orientações às mulheres. As salas possuem divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado.

Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 - 9.9115-2114 - 9.9914-2583 (WhatsApp)
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Aluna indígena participa de Conferência Nacional
Aluna Nalanda (de casaco vermelho) integra o grupo de alunos de SC. Crédito Divulgação.

Santa Catarina será representada por 19 alunos na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que ocorre em Sumaré (SP) de sexta-feira, 15, a segunda-feira, 18. Faz parte dessa equipe de adolescentes a aluna Nalanda Paula Sengri dos Santos, da Escola Indígena Pinhalzinho, de Ipuaçu, que foi uma das selecionadas na etapa estadual. O tema este ano da conferência é “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”.

Desde a última quarta-feira, 13, a aluna viajou com a professora Anderleia Aparecida Kegir Jacinto. Após se preparar com os demais alunos em Florianópolis, a aluna se juntou com os alunos de todo o Brasil para fazer a apresentação do tema da conferência.

Nesta edição da conferência terá um panorama sobre o evento, feira de projetos dos estados, diálogo com o MEC e MMA e palestras. No domingo terá palestra sobre “O papel do jogo na formação de valores”, integração entre os alunos e no último dia seguem com as demais palestras sobre “Piracema”, “Encontro das Águas”, “Oceano”, “Chuva”, entre outros.

Aluna indígena participa de Conferência Nacional

V CNIJMA

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de uma estratégia de mobilização de estudantes de todo o país com o objetivo de promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 - 9.9115-2114 - 9.9914-2583 (WhatsApp)
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Joguinhos Abertos de SC em Xaxim
Crédito: ADR/Xanxerê

Será realizada em Xaxim a 3ª etapa seletiva dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, promovido pelo governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura. Fazem parte dessa etapa seletiva as ADRs de Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Unidade de Atendimento de Quilombo.

As competições vão até o próximo sábado, 16, no futsal. Na última quarta-feira, 13, a equipe de Xaxim venceu por 4 a 2 a equipe de Quilombo e também por 2 a 0 o time de Irati. Nesta quinta-feira, 14, a equipe de Xanxerê foi derrotada pela equipe de Xaxim pelo placar de 5 a 0. Com esse resultado a equipe de Xaxim consagrou-se campeã e garantiu vaga para etapa estadual. Vale ressaltar que apenas uma equipe de cada modalidade vai para a fase estadual que acontece nos dias 16 a 28 de julho, em Curitibanos.

Competições no futsal

As competições do futsal seguem nesta quinta-feira. Pelo feminino se enfrentam Formosa do Sul e União do Oeste e, também Xaxim contra Passos Maia. Pelo masculino, Xanxerê e Galvão se enfrentam e, também Xaxim contra Quilombo.  

Na sexta-feira, 15, os dois primeiros jogos pelo naipe masculino serão entre Xaxim e Galvão, e Santiago do Sul e Xanxerê. Pelo feminino, União do Oeste enfrenta Passos Maia e, Xaxim disputa contra Formosa do Sul. Também pelo masculino Xaxim encara a equipe de Santiago do Sul; e Quilombo enfrenta Galvão. 

No último dia de competições, sábado, 16, a equipe masculina de Santiago do Sul enfrenta a equipe de Quilombo e, Xaxim encara Xanxerê. Pelo naipe feminino, Xaxim joga contra União do Oeste e, Passos Maia joga contra Formosa do Sul. Ainda no masculino, Quilombo enfrenta Xanxerê e, Galvão joga contra Santiago do Sul.

Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 - 9.9115-2114 - 9.9914-2583 (WhatsApp)
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere