A Secretaria de Estado da Educação (SED) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado de bolsistas para formação de cadastro reserva na função de professor. O edital irá selecionar bolsista para atuar como professor no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional, na modalidade de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). As inscrições começaram na última segunda-feira, 21, e vão até está sexta-feira, 25. Os interessados na vaga devem se dirigir até a Gerência Regional de Educação (Gered), na ADR Xanxerê, das 13h às 19h.

Conforme o edital, as aulas acontecem entre os meses de junho a novembro na sede do Ceja. Os detentos do Presídio Regional de Xanxerê terão curso de capacitação para confeiteiro, eletricista instalador predial de baixa tensão e pedreiro de alvenaria. As aulas serão ministradas todos os dias da semana no período noturno.

“Teremos cursos para confeiteiro, eletricista instalador predial de baixa tensão e pedreiro de alvenaria e que poderão proporcionar a qualificação para o mercado de trabalho de aproximadamente 50 detentos. Esses cursos vão auxiliar na reinserção social dessas pessoas após o cumprimento de suas penas”, comenta o supervisor de gestão escolar da ADR Xanxerê, Volmir Lange.

O supervisor de gestão escolar da ADR Xanxerê reforça a importância de os interessados para vaga de professor ler atentamente o edital que pode ser visualizado aqui.

Informações adicionais para a imprensa:
Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 ou 9.9115-2114
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere 

 

Xanxerê - Sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja)  recebe obras de melhorias
Crédito: Carolina Debiasi/ADR Xanxerê

A sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Xanxerê está passando por reformas. O local recebe obras de melhorias que devem ser concluídas em até 20 dias. Há cerca de um ano as aulas são feitas junto à EEB Presidente Artur da Costa e Silva.

A diretora do Ceja, Eva Rodrigues, pede a colaboração dos alunos por conta da reforma, mas destaca que as aulas seguem normalmente.

“O local onde estávamos era alocado e agora estamos compartilhando o espaço junto com o Costa e Silva. As aulas estão ocorrendo normalmente, pois o espaço que tem aula não passará por reformas. Apenas a parte da secretaria é que que estão realizando melhorias e por isso pedimos a colaboração de todos, já que o atendimento está comprometido”, comenta.

Atualmente o Ceja atende cerca de mil alunos sendo dos municípios de Xanxerê, Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xaxim, além dos detentos do Presídio de Regional de Xanxerê e adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP).

Matrículas para o próximo semestre

Em julho o Ceja estará com matrículas abertas para novos alunos. Os interessados devem apresentar os documentos pessoais como CPF, RG e histórico escolar original. Serão oferecidas vagas para o Ensino Fundamental Anos Finais para alunos com 15 anos completos e Ensino Médio para alunos com 18 anos completos. Os alunos com idade inferior a 18 anos só poderão efetivar sua matrícula acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.

Além disso, no próximo semestre o Ceja fez uma parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), polo Xanxerê, na qual os alunos poderão realizar um curso técnico.

“Estaremos realizando a parceria onde os alunos do Ceja poderão realizar um curso no IFSC, mas as vagas serão apenas para os alunos do Ceja”, frisa a diretora Eva.

O horário de atendimento do CEJA é das 7h30 às 11h30, 13h15 às 17h15 e das 18h30 às 22h.

Informações adicionais para a imprensa:
Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 ou 9.9115-2114
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere 

 

O Contorno Viário Leste de Xanxerê já está em fase de conclusão. O trecho começou a ser construído em 2015 e, para a liberação do tráfego no local, é necessária a colocação de duas alças no trevo localizado na BR-282.

A obra foi solicitada em junho do ano passado pelo DNIT e o alargamento nas laterais é exigido para que os veículos de grande porte consigam acessar o contorno sem ocasionar acidentes. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, Ideraldo Sorgato, destaca que o atraso da liberação do local foi a demora para a aprovação de um novo projeto.

“Quando foi feito e aprovado o projeto esse trecho da BR-282 era uma rodovia simples. Agora a duplicação inviabilizou o projeto antigo, sendo necessário fazer um novo projeto e essa liberação foi o que ocasionou o atraso”, explica o secretário executivo.

As alças terão cerca de 60 metros de extensão. O trecho do Contorno Viário Leste vai desviar o fluxo de caminhões pesados do centro da cidade, ligando a SC-480 à saída para Bom Jesus a BR-282, sentido Faxinal dos Guedes.

“Agora é questão de curto prazo para que seja feita a obra das alças e o local possa ser liberado para o tráfego de veículos”, frisa Sorgato. 

A obra do Contorno Viário é reivindicação antiga da comunidade, pois irá proporcionar melhorias na mobilidade urbana e também promoverá o desenvolvimento da região com a instalação de novas empresas. O investimento do Governo do Estado na obra já ultrapassa os R$ 20 milhões.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 - 9.9115-2114 - 9.9914-2583 (WhatsApp)
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere

Campeão da etapa microrregional dos Joguinhos Abertos
Crédito: ADR Xanxerê

Encerrou na última sexta-feira (18), no município de Xaxim, a Etapa Microrregional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Atletas de 16 a 18 anos entraram em quadra na última semana para disputar  vagas para a seletiva de futsal que acontece no próximo mês. No masculino o time vencedor foi Xaxim e em segundo lugar ficou Xanxerê. Já no feminino a equipe de Passos Maia foi a campeã, seguida de Xaxim.

Nas finais, Xaxim venceu Xanxerê por 2 a zero no masculino. Já Passos Maia venceu por 2 a zero o time de Xaxim. A etapa seletiva com as equipes campeãs vai ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de junho, em Xaxim. Apenas uma equipe garante vaga para o estadual, que será realizado em Curitibanos.

“Tivemos bons jogos na última semana e tudo ocorreu dentro da normalidade. Parabenizamos as equipes campeãs dessa etapa e desejamos sucesso na próxima etapa, que será classificatória para o estadual”, comenta o integrador esportivo da ADR de Xanxerê, Lenuir de Oliveira.

O secretário executivo da ADR Xanxerê, Ideraldo Sorgato, participou da entrega de medalhas aos times vencedores dessa etapa.

Os Joguinhos Abertos são um evento esportivo do Governo do Estado, promovidos por intermédio da Fesporte, em parceria com os municípios-sede e as Agências de Desenvolvimento Regional de todo o estado.

Informações adicionais para a imprensa: 

Carolina Debiasi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 - 9.9115-2114 - 9.9914-2583 (WhatsApp)
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere