Dez equipes, representando a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Videira, estarão participando da etapa seletiva dos Jogos Escolares de Santa Catarina, que acontecerão na próxima segunda-feira, 28. Haverá atletas nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.

Segundo o secretário executivo Euro Vieceli, o Governo do Estado dá o suporte as escolas com transporte e alimentação. “É um incentivo do Estado a fim de estimular a prática esportiva. Nossa região estará presente e esperamos bons resultados”, afirmou.

Da Regional, estarão competindo o Instituto Federal Catarinense – IFC Videira no basquete masculino e feminino e no handebol masculino. A EEB Gonçalves Dias, de Fraiburgo, no futsal feminino e no voleibol masculino. A EEB Governador Lacerda no futsal masculino e no handebol feminino. A EEB Inspetor Eurico Rauen, também de Videira, no voleibol feminino e no vôlei de praia masculino e a EEB Frei Evaristo, de Iomerê, no vôlei de praia feminino.

Os classificados na seletiva irão para a fase estadual que acontecerá de 6 a 10 de setembro, em Curitibanos. Juntamente com os finalistas no badminton, tênis de mesa e no xadrez, representados: no xadrez pelo Colégio Cefrai, de Fraiburgo, e a EEBM Professor Joaquim Amarante, de Videira;  no badminton será o IFC Videira; e no tênis de mesa será a EEBM Fidelis Fantin e a EEBM Paulo Fioravante Penso, de Videira.

 Além dessas modalidades, o atletismo também conta com atletas da Regional na fase estadual, que acontecerá de 1 a 3 de setembro, também em Curitibanos. No atletismo feminino e masculino, serão atletas da EEB Mater Salvatoris, de Tangará, e do IFC Videira. 

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Gerência de Saúde participa de Conferência de Vigilância em Saúde

Foto: Divulgação

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Videira, participou, nesta semana, da etapa macrorregional da Conferência em Vigilância em Saúde, realizada na cidade de Chapecó. Na oportunidade, dezenas de pessoas estiveram mobilizadas em prol de discutir gargalos do segmento, alternativas e sugestões de melhorias.

Para o secretário executivo da ADR Videira, Euro Vieceli, o encontro contou com três servidores da gerência de saúde que ajudaram a mediar os debates dos eixos temáticos, bem como, contribuíram levando as demandas regionais para a macrorregião. “As conferências tem sempre um propósito muito positivo que é gerar a discussão e prover alternativas. Acreditamos que grandes iniciativas partirão desses momentos”, afirmou.

A etapa macrorregional da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde foi realizada no Centro de Eventos de Chapecó pelo Conselho Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O evento objetivou debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também foram debatidos os eixos de responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde. O evento mobilizou delegados eleitos, convidados e profissionais de apoio da área da vigilância.

Ao total, 131 municípios da abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Seara, Concórdia, Curitibanos, Videira, Caçador, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Campos Novos, Quilombo, Palmitos, São Lourenço do Oeste e Xanxerê participam desta etapa macrorregional. Nesta fase, foram 544 delegados, entre profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores que irão elencar propostas de melhorias levadas para a etapa estadual e, posteriormente, nacional.

Da ADR Videira participaram a gerente de saúde, Fabiana Moraes, a enfermeira Mônica Vanz e a bióloga Luciéli Zago. Para a gerente Fabiana Moraes, os objetivos foram alcançados. “O evento foi muito bem organizado. Contamos com importantes discussões dentro de cada eixo temático e agora seguiremos para a fase estadual”, afirmou Fabiana relatando que a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde está marcada para os dias 19 e 20 de setembro.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Videira, realizou uma reunião descentralizada nesta segunda-feira, dia 14, em Salto Veloso. A pedido da prefeita, Ana Rosa Zanella, o secretário executivo, Euro Vieceli, e o gerente de Administração da ADR, Valcir Afonso Serighelli, participaram do encontro que visou apresentar as reivindicações municipais.

Salto Veloso - Reunião descentralizada para o encaminhamento de demandas dos municípios da região de Videira

Para o secretário Euro Vieceli, a aproximação é uma das metas da Agência. “Nosso objetivo enquanto ADR Videira é ser efetivamente um braço do Governo do Estado na região. Queremos essa proximidade ao ponto de definir prioridades, ouvir reivindicações e buscar trabalhar em parceria para que o desenvolvimento aconteça”, afirmou.

A reunião foi realizada no gabinete da prefeita Ana Rosa e contou com a presença do vice-prefeito, Mario Donadel, do secretário de obras, Claudemir Sartorel e do diretor de agricultura, Valdenir José Zamboni. Na oportunidade, foram apresentadas as melhorias necessárias, em especial, na área de infraestrutura.

A prefeita explanou a situação da rodovia estadual que corta o município. “Nosso pedido é no sentido de que o Estado colabore com uma operação de melhorias nesse trecho, ampliando a segurança e a comodidade dos usuários” afirmou. Além do pavimento, foi solicitado um reforço na sinalização.

Salto Veloso - Reunião descentralizada para o encaminhamento de demandas dos municípios da região de Videira

Buscando atender a demanda, a ADR Videira, em parceria com o Deinfra, por meio da superintendência de Joaçaba, e o supervisor Luiz Felipe Gemelli, foi implantada a sinalização na curva próximo a entrada do município de Macieira na SC 464. O reforço consiste na implantação de placas luminosas com a indicação numérica. Além dessa implantação, ajustes em placas caídas e substituição de algumas deterioradas no trecho também estão sendo executadas.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Mostra do Conhecimento seleciona trabalhos para etapa estadual

Foto: Josiane Zago/ ADR VIdeira

Definido os classificados para a fase estadual da Feira da Matemática e da Feira da Ciência e Tecnologia. A escolha foi efetuada na última sexta-feira, dia 11, durante a realização da Mostra Regional do Conhecimento, desenvolvida na EEB Frei Evaristo em Iomerê. Setenta e um projetos das 21 escolas da rede estadual e escolas da rede municipal de Iomerê, Pinheiro Preto, Fraiburgo e Videira foram apresentadas durante os três períodos escolares.

Para o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Videira, Euro Vieceli, que prestigiou a Mostra, a qualidade dos trabalhos superou a expectativa. “Todos os trabalhos foram muito bem desenvolvidos, em uma demonstração clara do compromisso e da qualidade da educação na região”, afirmou.

Na Feira da Matemática foram dez trabalhos destaques que seguirão para a etapa estadual que acontecerá de 27 a 29 de setembro, na cidade de Criciúma. Os selecionados foram: na categoria professor a EEB Esther Crema Marmentini, de Videira, com o projeto “Adaptando, jogando e criando uma parceria perfeita com a inclusão; na Educação Especial a Apae de Videira com o projeto “XBOX 360 – conceituando matemática através da tecnologia interativa na educação especial”.

Mostra do Conhecimento seleciona trabalhos para etapa estadual

Nas séries iniciais foi classificado a EEB Eurico Rauen, de Videira, com o projeto “Fantasiando operações e formas matemáticas a partir dos clássicos infantis”; Nas séries finais foram três escolas de Videira: EEB Anísio Rachadel de Oliveira com o projeto “A matemática e o supermercado”; a EEBM Fidélis Fantin com “A matemática dos calçados” e a EEB Padre Bruno Pokolm com o projeto “Quando a natureza nos ensina matemática”.

No ensino médio foram destaques a EEB Governador Bornhausen, de Arroio Trinta, com o projeto “Mutanmática” e a EBB Maura de Senna Pereira, de Pinheiro Preto, com o projeto “A matemática da evolução humana e demanda de alimentos”.

Na Feira da Ciência e Tecnologia foram classificados para a fase estadual que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, em Florianópolis, a EEB 25 de maio, de Fraiburgo, com o projeto “O uso das caldas em sistema agroecológico” na educação profissional; a EEB Esther Crema Marmentini com o projeto “Preservar, Reciclar e Lucrar” no ensino fundamental e no ensino médio a EEB Cecília Vivan, de Salto Veloso, com o projeto “Mecanismo para controle de odor de vaso de segregador de banheiro seco”.

Além dos trabalhos destaques selecionados para a etapa estadual, a Mostra Regional ainda premiou os trabalhos com menções honrosas, reconhecendo os projetos apresentados. Para a gerente de educação da ADR Videira, Girlene Borsoi, a Mostra foi um sucesso de público, participação e organização. “Ficamos extremamente satisfeitas com o resultado, tanto pela qualidade e beleza dos projetos apresentados, como pela participação da comunidade escolar. Queremos agradecer a todos os apoiadores, em especial a Prefeitura de Iomerê, Secretaria de Educação, a equipe da Gerência e todos os professores e alunos participantes”, finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira