Evento sobre turismo destaca projetos para o Sul do Estado
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, incentivou e motivou nesta terça-feira, 5, durante a realização do 3º Meeting de Turismo, em Gravatal, no Sul do Estado, representantes do poder público e da iniciativa privada a investirem e a apostarem no setor do turismo. “É necessário ter atitude. É preciso definir, decidir e fazer” provocou o secretário Pavan.

O Meeting reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas, entre prefeitos, secretários regionais, secretários municipais e lideranças regionais reunidas no evento realizado ao longo da manhã e da tarde no Hotel Termas do Gravatal. Na exposição, o secretário ainda citou alguns projetos desenvolvidos pela secretaria como a plataforma de vidro, que será uma das maiores do mundo, prevista para a Serra do Rio do Rastro, ou o Geoparque, no município de Praia Grande, na região dos cânions, que será o segundo do Brasil e o terceiro do gênero na América do Sul.

Evento sobre turismo destaca projetos para o Sul do Estado

“São alguns projetos que estamos tocando, mas é preciso dizer que ainda falta atitude no setor público mas também na iniciativa privada. As entidades empresariais também precisam ter atitude no turismo”, destacou Pavan, lembrando que a plataforma, o geoparque e também o Centro de Eventos De Balneário Camboriú, empreendimento em fase final de construção, contarão com a parceria privada na gestão ou na edificação.

Além da palestra do secretário, que abriu a programação, o Meeting também contou, pela manhã, com palestras do secretário adjunto Francisco dos Anjos, que falou sobre Turismo e Desenvolvimento Regional; do diretor de Políticas Integradas do Lazer, Amarildo Kanitz, sobre Formalização dos Conselhos de Turismo; e do secretário de Turismo de Gravatal, Fabricio de Medeiros Medeiros, que apresentou a experiência do Sistema Municipal de Turismo. Na tarde, a programação teve sequência com a apresentação de cases do Projeto Geoparque, da Morada dos Cânions , da Pousada Vida Artesanal, do Hotel Internacional e da Rota da Baleia França.

Informações para a imprensa:
Eduardo Correia
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL)
Fone: (48) 3665-7436 / 99924-7590
E-mail: educorreia.sol@gmail.com
www.sol.sc.gov.br

 

 

 

Regional de saúde alerta para infestação do mosquito da dengue
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

Nesta segunda-feira, 4, o gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, juntamente com as técnicas responsáveis pela zoonose realizaram um roteiro em todos os munícipios para sensibilizar prefeitos e secretários de saúde dos sete municípios da ADR de Tubarão, em relação às responsabilidades dos municípios no controle e vigilância do Aedes aegypti. Segundo a bióloga e coordenadora de zoonoses da regional de saúde, Sabrina Fernandes, esse alerta é em virtude a epidemia que houve em 2016 mo Estado.

“Este ano nós já temos 57% de focos a mais do que nos anos anteriores, o prognóstico para a próxima temporada não nada animador. Estamos prestes a vivenciar epidemias de dengue, chikungunya e zika, então houve um chamado por parte da secretaria de estado da saúde para realizar este trabalho e sensibilizar os gestores”, explica Sabrina.

Na região da regional de saúde todos os municípios já possuem um programa de controle e vigilância ao Aedes aegypti estruturado. Hoje o Litoral norte e Oeste de Santa Catarina são as regiões mais críticas em relação ao mosquito. “Em Tubarão nós temos três focos, em Jaguaruna um foco e na região da Amurel a situação mais crítica é em São Ludgero com 15 focos. Nós não temos transmissão das doenças pelo mosquito na nossa região, mas além dos órgãos públicos é preciso que o cidadão faça a sua parte e vistorie a casa onde mora e o trabalho, são 10 minutos por semana”, destaca Sabrina.

O gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, ressalta o trabalho que já é realizado pelas prefeituras. “Esse é um trabalho de reforço porque hoje os município já fazem uma vigilância, inclusive com armadilhas que trazem resultados contra o mosquito”, afirma.  

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471

Meeting Sul Catarinense

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) promove na terça-feira, 5, o 3º Meeting do Turismo – Sul Catarinense, desta vez voltado às regiões turísticas Caminho dos Canyons e Encantos do Sul. “Vamos falar sobre o crescimento do turismo e o que ainda é preciso investir para movimentar este segmento tão importante para Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

O evento será realizado no Hotel Internacional Gravatal, com início às 9h30. O público alvo são as equipes de secretarias ou departamentos de turismo dos municípios de abrangência das Instâncias de Governança Regional Caminho dos Canyons e Encantos do Sul, além do trade turístico e profissionais do setor.

Na abertura do evento, o secretário Pavan fará uma apresentação das ações da SOL voltadas às duas regiões turísticas do Sul Catarinense. Em seguida, a equipe da secretaria coordenará as discussões sobre turismo e desenvolvimento regional e a formalização dos Conselhos Municipais de Turismo. A programação da manhã ainda terá a participação do secretário de Turismo de Gravatal, Fabrício de Medeiros Medeiros, que vai falar sobre o Sistema Municipal de Turismo.

No período da tarde serão apresentadas cinco experiências desenvolvidas na região: Projeto Geoparque – Caminho dos Cânions do Sul, Morada dos Canyons, Pousada Vida Artesanal, Hotel Internacional Gravatal e Rota da Baleia Franca. Após as apresentações dos cases, será aberto espaço para os representantes dos municípios explanarem sobre as potencialidades e desafios para sustentabilidade turística da região.

Mais informações pelo e-mail eventos@sol.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3665 - 7420/7411.

Programação

9h30 – Credenciamento;

10h – Abertura;

10h15 - Secretário Leonel Pavan – Ações da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte para fortalecimento do turismo no Sul Catarinense;

11h15 – Secretário-adjunto da SOL Francisco dos Anjos – Turismo e Desenvolvimento Regional;

11h45 - Diretor de Políticas Integradas do Lazer da SOL – Amarildo Kanitz – Formalização dos Conselhos de Turismo;

12h15 - Secretário de Turismo de Gravatal – Fabrício de Medeiros Medeiros – Sistema Municipal de Turismo - CONTUR Gravatal;

13h - Intervalo para Almoço;

14h - Apresentação de Cases:

- Projeto Geoparque – Caminho dos Cânions do Sul - Empresa Geodiversidade;
- Morada dos Canyons - Dedicação e Planejamento;
- Pousada Vida Artesanal - Uma Opção de Vida;
- Hotel Internacional Gravatal - Evolução, planos de ações e parceria com o poder público;
- Imbituba - Rota da Baleia Franca;

15h30 - Espaço para municípios – apresentação de potencialidades e desafios para sustentabilidade turística na Região;

17h30 – Encerramento.

Informações adicionais para a imprensa

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Site: www.sol.sc.gov.br 

Defesa Civil SC é pauta do Dia de Ação de Governo na ADR de Tubarão
Foto: Cleiton Ferrazo/SDC

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve na região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, nesta quinta-feira, 30. A pauta, programada pela ADR, marcou mais uma edição do Dia de Ação de Governo, no qual cada secretário de Estado visita uma agência para acompanhar as ações do governo e ouvir as demandas.

Pela manhã, Moratelli conversou com autoridades regionais na Associação Empresarial de Tubarão (ACIT). Na oportunidade, ele falou sobre as principais ações que a Secretaria de Estado da Defesa Civi tem desenvolvido em Santa Catarina. Entre elas, a cobertura por radares meteorológicos; construção do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Florianópolis e seus 20 centros regionais; sistemas de alertas, inclusive por SMS; e mapeamento de risco geológico e hidrológico, que será realizado em breve pela CPRM. Ele também apresentou como está o projeto de melhoramento fluvial do Rio Tubarão.

Melhoramento fluvial do Rio Tubarão

O projeto prevê obras de manutenção do rio, aprofundamento, recuperação da calha, proteção de margens e diques marginais. Já foram realizadas audiências públicas em Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão. O projeto executivo foi contratado e concluído pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS). Já o licenciamento do projeto executivo foi contratado e concluído pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Em outubro deste ano, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) liberou a Licença Ambiental Prévia (LAP). O órgão ambiental apontou que o projeto executivo necessita de retificação por parte da SDS. Com isso, a Defesa Civil SC enviou um ofício à SDS pedindo atenção especial às condicionantes da LAP, principalmente relacionadas às retificações necessárias do projeto executivo. A LAP abre uma porta para captar recursos a fim de realizar dragagem. 

Após vencidas essas etapas, é necessário ainda a Licença Ambiental de Instalação. O trabalho pretendido compreende o trecho entre a ponte da BR-101 e sua foz, na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, considerando ainda uma continuidade da dragagem até os molhes da Barra de Laguna. O prazo de execução previsto é de 48 meses.

Defesa Civil SC é pauta do Dia de Ação de Governo na ADR de Tubarão
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

Centro Regional

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd Regional) está em implantação no município. Ele está localizado na Rua Padre Roberto Landel de Moura, Bairro São João, próximo ao Batalhão de Polícia Militar. A previsão é conclui-lo até metade de dezembro deste ano. O centro possui cerca de 160m2, sala de situação, videoconferência, gerador de energia, garagem, cozinha, banheiro e escritório. Em dias normais, o coordenador regional e um auxiliar vão trabalhar. Já quando acontecer alguma adversidade na região, ele será o ponto de encontro para as autoridades se reunirem e gerenciarem a crise para que não se torne um desastre.

Alertas via SMS

A recente ferramenta de alerta da Defesa Civil foi ampliada para todos os municípios. O projeto iniciou em fevereiro com 20 municípios piloto. Agora, qualquer cidadão catarinense pode realizar o cadastro no sistema. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP para o número 40199. O serviço é gratuito. Além do SMS, os alertas continuam nas plataformas digitais como o Twitter, Facebook, Instagram e site oficial.

Ainda durante o Dia de Ação de Governo, foram visitados o Batalhão de Polícia Militar, que está em obras após o vendaval do ano passado; o quartel do Corpo de Bombeiros; e um dos primeiros kits de transposição de obstáculos instalados pela Defesa Civil, em Gravatá. Também houve participação na formatura de jovens agricultores no Cetuba - Epagri. 

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br