Criciúma - Encontro dos Secretários executivos do Sul
Foto: Paula Darós Darolt/ADR Criciúma

Para estreitar laços e trocar experiências, os secretários Executivos das Agências de Desenvolvimento Regional de Laguna, Tubarão, Braço do Norte, Criciúma e Araranguá, se reuniram nesta terça-feira, 22, na ADR de Criciúma, para discutir melhorias e investimentos do Governo do Estado no Sul.

"Precisamos pensar no Sul como um todo. Todas as ADRs precisam evoluir para que nossa região continue crescendo em desenvolvimento e competitividade e pra isso decidimos unir nossas forças", comentou o secretário anfitrião, João Fabris.

Esta foi a primeira reunião do grupo que decidiu montar um colegiado de secretários do Sul e reunir-se uma vez por mês. "Pensar em porto e aeroportos é pensar no Sul. Não é porque fica em uma determinada ADR que só aquele secretário vai discutir, é interesse de todos. Estamos alinhando as melhores estratégias para propormos tomadas de decisões junto ao Governo do Estado", explicou o secretário de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros.  

Segundo o secretário da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor, a consolidação do colegiado no sul formará uma unidade para buscar ações que promovam o desenvolvimento na região. "Devemos pensar em obras que vão auxiliar em todas as áreas que movam a economia de nossa região, seja no fomento do turismo, indústria, agricultura e outras", destacou. 

"Vamos unificar nossas forças para defender e lutar em conjunto pela viabilização de grandes obras que a Região Sul precisa e algumas que já estão em andamento. Juntos, também pretendemos estreitar relações com as secretarias de Estado, participando de audiências de questões que são afins para as cinco ADR's", declarou o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt.

A próxima reunião entre os secretários do Sul será em Tubarão. "Não tenho dúvida que este tipo de encontro é fundamental para todos. Nosso encontro em Tubarão ainda não tem data definida. Os investimentos do Governo do Estado no Sul são bem significativos, mas precisamos estar juntos para ampliar ainda mais as demandas", Nilton de Campos, ADR Tubarão.

Investimentos

Mais de R$ 520 milhões estão sendo investidos no Sul do Estado em obras de infraestrutura como a Via Rápida em Criciúma, a pavimentação do contorno de Tubarão Rodovia - Ivane Fretta Moreira, a pavimentação do braço de acesso ao Farol de Santa Marta em Laguna, a pavimentação da SC-370 entre os municípios de Urubici a Grão-Pará, passando pela Serra do Corvo na região de Braço do Norte e revitalização da SC-447 entre Meleiro e Araranguá, além de outros investimentos em saúde, educação e os já concluídos como o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) que repassou mais de R$ 106 milhões aos 46 municípios desta região. 

Texto:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma 

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sc.gov.br/regionais/tubarao


Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Informações adicionais para a imprensa:
Chênia Priscila Cenci
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte
E-mail:  imprensa@bon.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3651-1804 / 99114-6076
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbracodonorte




Termo de cessão de uso de Escolas Estaduais desativadas é assinado

Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O secretário executivo da ADR Tubarão, Nilton de Campos, entregou o termo de cessão de uso das escolas estaduais Visconde de Mauá e Professora Angélica Cabral, para a assinatura do prefeito de Tubarão Joares Ponticelli. O documento tem por finalidade as instalações de creches municipais. De acordo com o secretário Nilton esse é mais um passo no processo que trata da transferências destas estruturas onde funcionavam as escolas para a prefeitura.

>>>Mais imagens na galeria

“Nós iniciamos o processo em fevereiro deste ano, assim que recebemos o pedido do presidente da Fundação de Educação, professor Mário Cezar de Oliveira Cardoso, diante disto encaminhamos as documentações, o processo virou Lei Estadual e agora assina-se o termo de cessão de uso, e espera-se a publicação no diário oficial”, explica Nilton.  

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sc.gov.br/regionais/tubarao


Foto: Leneza Della Krás/ADR Araranguá

Representantes do poder público estadual e municipal e entidades representativas da sociedade civil dos municípios que integram as Agências de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna e Braço Norte participaram na tarde desta quinta-feira, 17, do workshop para elaboração do Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030, que aconteceu na sede da ACIC, em Criciúma. 

A construção do Plano é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com objetivo de construir uma visão de futuro para Santa Catarina; definir indicadores, metas e objetivos setoriais; traçar linhas de ação estratégicas para as regiões de Santa Catarina e identificar os desequilíbrios socioeconômicos.

Este foi o primeiro de oito workshops que serão realizados no estado. Foram apresentadas a metodologia do Plano de Desenvolvimento, Tendências e Cenários, e workshop "Construção da Visão de Futuro Santa Catarina 2030", além da apresentação de dados sintetizados nos workshops setoriais previamente realizados. Os participantes, divididos em grupos por dimensão e áreas temáticas de diversos setores, discutiram os obstáculos que dificultam o desenvolvimento macrorregional e propuseram ações estratégicas, que foram apresentadas em plenária.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento, Fábio Murilo Botelho, destacou que o workshop é uma oportunidade para a construção de componentes que oferecerão informações que serão lapidadas para o desenvolvimento de Santa Catarina. "É essencial a participação dos agentes dos diversos setores nesta construção, já que somos responsáveis por pensarmos juntos no que é importante até 2030", disse.

Participaram do workshop macrorregional Sul os secretários executivos das ADRs de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt; Criciúma, João Fabris; Tubarão, Nilton Campos; Laguna, Luiz Felipe Remor; e Braço do Norte, Ricardo Medeiros.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Tubarão - Ciretran realiza mudança para o complexo da Polícia Civil
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O complexo da Polícia Civil de Tubarão, que fica na Rua Altamiro Guimarães, no Bairro Oficinas, receberá até sexta-feira, 18, a unidade da 5ª Ciretran. Devido à mudança, que se iniciou na última segunda-feira, o atendimento ocorre até às 18h desta quinta-feira, 17. “O complexo é realmente uma estrutura enorme e inovadora da nossa região. A mudança da 5ª Ciretran só não será mais complexa porque nós temos a Central de Plantão Policial (CPP), embora a Ciretran seja o departamento que gera maior fluxo de pessoas. Por isso, atendemos até quinta-feira às 18h no atual endereço, e vamos trabalhar no complexo para voltar com atendimento no dia 21 a partir das 9h”, explica a delegada regional Vivian Garcia Selig.

Tubarão - Ciretran realiza mudança para o complexo da Polícia Civil

Por atender diretamente o público com os serviços de documentação de veículo e carteira de habilitação (CNH), a movimentação é muito grande. Segundo a delegada Vivian, são atendidas mais de oito mil pessoas por mês. “A Ciretran de Tubarão tem uma movimentação de sete a dez mil pessoas por mês. Nós temos uma frota bastante grande. Muitos dos serviços prestados no complexo englobam a Ciretran, como documentos de veículos, CNH, impostação de penalidade e multas”, explica.

Hoje, já estão funcionando no complexo os demais departamentos da Polícia Civil de Tubarão. “Temos funcionando normalmente a Delegacia Regional, Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais e a Divisão de Investigação Criminal. Na próxima semana, inicia-se a mudança da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI). O ritmo está bem acelerado e acredito que até o fim de setembro, com a mudança da CPP, nós estejamos com todos os departamentos no complexo", afirmou.

O atendimento de carteira de identidade, vinculado ao Instituto Geral de Perícia (IGP), continuará até a próxima semana funcionando em frente ao Angeloni. A mudança deste departamento será após a transferência da DPCAMI.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sc.gov.br/regionais/tubarao