Gered da ADR Timbó inicia ano letivo com mais de 12 mil alunos matriculados

Foto: Gered/ADR Timbó

As aulas já começaram nas escolas da Gerência de Regional de Educação (Gered) da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó. Neste ano letivo, são cerca de 700 profissionais que atenderão os mais de 12 mil alunos na rede estadual nos sete municípios da região, matriculados nas 24 escolas, sete Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e no Centro de Educação Profissional (Cedup).

Para 2018, a novidade da Gered é o início das aulas na nova escola de Indaial, chamada de EEB Professora Attela Jenichen, no Bairro Benedito, e o início das aulas nas novas instalações do Cedup, no bairro Quintino, em Timbó. As duas estruturas passaram a receber os alunos no dia 15 de fevereiro, data que marcou o início das aulas em toda a rede estadual.

Neste ano também inicia o Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti) em duas escolas da Gered: EEB Professora Attela Jenichen, de Indaial e EEB Osvaldo Cruz, de Rodeio. As aulas do Emiti começaram nesta segunda-feira, 19, com integração dos alunos.

"Outra novidade é o Primeiro Ciclo de Avaliação do Ensino Médio da Rede Estadual, que está previsto para ocorrer anualmente entre 2018 e 2020, que irá avaliar os estudantes matriculados na primeira série do Ensino Médio, em todas escolas estaduais, com o objetivo de monitorar os programas em desenvolvimento", explica a gerente regional de Educação, Claudete de Fátima Bauer. A primeira etapa deste Ciclo está prevista para março, com a avaliação.

Informações adicionais para a imprensa:
Bruna Laline Ramos
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: comunicacao.adr34@tio.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3399-3023 / (47) 99240-5217
Site: sc.gov.br/regionais/timbo

 

A Gerência Regional de Educação (Gered) da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) informa que estão abertas até quinta-feira, 22, as matrículas para o curso de Técnico em Informática (Pronatec/Mediotec) no Centro de Educação Profissional (Cedup) de Timbó.

As matrículas podem ser feitas diretamente no Cedup, que neste ano está em sede nova, em novo endereço: rua São Bento, 277, bairro Quintino. O horário de atendimento é das 14h às 17h e das 18h30min às 22h. Podem se matricular os jovens que estão cursando o 2º ano do Ensino Médio.

Os documentos necessários são: RG e CPF do aluno, Certidão de Reservista para maiores de 18 anos, comprovante de residência, RG e CPF dos responsáveis, comprovante de renda familiar (todos que trabalham), declaração de frequência do 2º ano do Ensino Médio e histórico escolar de 2017.

O curso de Técnico em Informática (Pronatec/Mediotec) iniciará dia 05 de março, com duração de três meses, das 18h30min às 22h. Os alunos matriculados receberão bolsa auxílio.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Bruna Laline Ramos
Assessoria de Comunicação
34ª Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: secretaria@tio.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3399-3023
Sites: www.sc.gov.br / www.adrs.sc.gov.br/adrtimbo

 

Bombeiros divulgam balaço da Operação Veraneio na região da 34ª ADR
Foto: GBM Rio dos Cedros

A 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, que atende os municípios pertencentes à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Timbó, divulgou nesta segunda-feira, 19, o balanço da Operação Veraneio na região. A corporação desenvolveu trabalhos de prevenção na barragem Rio Bonito (Palmeiras), na cidade de Rio dos Cedros, durante 26 dias. Mais de cinco mil pessoas foram atendidas e nenhum óbito foi registrado na área guarnecida.

O comandante da 2ª Companhia, capitão Filipe da Silva Daminelli, explica que, apesar do trabalho do Corpo de Bombeiros ser intensificado no Litoral durante o verão, algumas cidades do interior também recebem atenção especial nesse período, como é o caso de Rio dos Cedros.

“O município riocedrense é o único da região da 34ª ADR que tem a Operação Veraneio, devido ao alto número de turistas que procuram as barragens para passar o verão”, comenta capitão Daminelli.

A Operação Veraneio em Rio Bonito (Palmeiras) iniciou em 16 de dezembro de 2017 e encerrou no Carnaval, em 13 de fevereiro de 2018. O trabalho de prevenção foi realizado nos fins de semana e feriados, contando com 16 bombeiros militares, seis guarda-vidas civis, uma motonáutica, duas embarcações infláveis e uma viatura 4x4.

Durante o período, foram contabilizadas 3.426 ações, sendo 3.407 ações preventivas, quatro lesões por objetos cortantes, oito embarcações à deriva e sete outras ocorrências. Foram atendidas, direta e indiretamente 5.723 pessoas. O Corpo de Bombeiros não registrou nenhum óbito na barragem durante o período.

“Em Rio dos Cedros, a Operação Veraneio já é consolidada, sendo realizada desde 2009, tendo como objetivo as atividades de prevenção que visam a segurança das pessoas”, disse Capitão Daminelli.

Operação Veraneio no Estado

A Operação Veraneio é o maior trabalho integrado de segurança pública do Estado de Santa Catarina, com o engajamento de Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran, envolvendo mais de dez mil pessoas, incluindo 1,5 mil guarda-vidas civis contratados.

O período de cobertura da Operação Veraneio envolve três momentos diferentes, divididos de acordo com o movimento de pessoas nas áreas monitoradas:

- Pré-temporada: que iniciou em 5 de outubro;

- Alta Temporada: de 15 de dezembro de 2017 até 4 de março de 2018, com o maior reforço de pessoal, por todos os órgãos da Segurança Pública; e

- Pós-temporada: 5 de março até 15 de abril de 2018.

Informações adicionais para a imprensa:
Bruna Laline Ramos
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: comunicacao.adr34@tio.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3399-3023 / (47) 99240-5217
Site: sc.gov.br/regionais/timbo

 

Polícia Militar inicia criação de cavalos em município da 34ª ADR
Foto: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó

A Polícia Militar de Santa Catarina deu início aos trabalhos de criação de cavalos em Indaial, município pertencente à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó. A atividade, chamada de coudelaria, visa criar os animais para serem utilizados no policiamento montado no Estado.

A coudelaria, que está instalada no bairro Warnow, em uma área de 250 mil metros quadrados e já conta com 10 cavalos. “Esses animais foram trazidos da coudelaria de São José, mas, ainda neste ano, a reprodução dos cavalos passará a ser feita apenas em Indaial”, explica o chefe da Seção Técnica do Regimento da PM Montada, capitão Fernando Jahn Bessa. Atualmente, a estrutura em São José não tem capacidade para atender a demanda de todo o Estado, em razão disso é que a PM implantou a coudelaria em Indaial. Agora, pretende-se aumentar o número de animais para a cavalaria, com a meta de produzir 10 potros ao ano.

Segundo o Capitão Bessa, a estrutura em Indaial conta com uma equipe de policiais militares que já têm experiência na área, incluindo uma veterinária, oferecendo cuidado especial aos animais, com o objetivo de facilitar a doma quando atingirem a fase adulta para que, assim, possam ser utilizados no policialmente montado.

Policiamento montado

O policiamento montado vem sendo aplicado na Polícia Militar de Santa Catarina desde a sua criação, em 1835, e, apesar do longo período cronológico no qual se utiliza o cavalo como instrumento de busca pela segurança pública, este processo de policiamento permanece atual e eficaz.

O foco principal sobre o qual se centra a justificativa de emprego do efetivo montado continua sendo a colocação do homem em um plano mais elevado em relação aos seus “oponentes”.

Esse tipo de policiamento se presta em eventos variados, como jogos de futebol, manifestações em que possa haver quebra da ordem pública e eventos com grande concentração de público, como o carnaval e shows diversos.

Atualmente, há seis instalações de Polícia Montada no Estado: Esquadrão em Joinville e Lages, Pelotão em Chapecó e Criciúma, Grupo em Caçador, e o Regimento, instalado em São José.

Informações adicionais para a imprensa:
Bruna Laline Ramos
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: comunicacao.adr34@tio.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3399-3023 / (47) 99240-5217
Site: sc.gov.br/regionais/timbo