Taió - Curso de Gestores

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió reuniu na última segunda-feira, 24, os diretores das 16 unidades da rede estadual de ensino da região, para o Curso Gestão Democrática e o Papel do Gestor II. A formação é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e aconteceu no auditório da ADR.

A tutora do curso, Nadir Ângelo da Silva falou que o objetivo é auxiliar os gestores na identificação e solução das demandas do cotidiano escolar. Conforme Nadir, a capacitação tem carga horária de 100 horas, sendo 52 presenciais e 48 on-line. “Teremos nos meses de julho e novembro dois seminários de socialização das atividades desenvolvidas nas escolas”, destacou.

Conforme o gerente de Educação, Moacir de Melo, a formação é importante para subsidiar os diretores no desenvolvimento do trabalho. “Os gestores são os principais responsáveis pelo processo de mudanças e de renovação da forma de fazer gestão nos tempos atuais, adequando seu Plano de Gestão com os desafios dentro de cada escola”.

Em 2016, os gestores participaram de uma formação que abordou as dimensões administrativas, pedagógicas, físicas e financeiras. O Plano de Gestão Escolar dos diretores, aprovado para os anos de 2015 a 2019, é acompanhado por uma equipe técnica da Gered e pela comunidade.

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

Convênio Hospital
Foto: ADR Taió

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), firmou, na tarde desta quarta-feira, 25, convênio no valor de R$ 200 mil para auxiliar no custeio e na manutenção dos serviços de saúde do Hospital Annegret Neitzke, de Pouso Redondo. O convênio foi assinado pelo secretário executivo da ADR Taió, Jardel Fronza, com o presidente da Sociedade Hospitalar Comunitária Annegret Neitzke, Carlos Zanella e o gerente de Saúde, Gionei de Souza.

Conforme o secretário, o convênio do mesmo valor assinado com o hospital em 2016, foi cancelado por motivos de ordem burocrática. “O Estado está cumprindo com o compromisso ao firmar esse novo convênio, em substituição ao assinado no ano passado. A unidade hospitalar de Pouso Redondo presta serviços importantes para a população e esses recursos vão contribuir muito com a gestão”, declarou. 

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

Jogos Abertos da Terceira Idade
Foto: ADR Taió

Participando pelo segundo ano da etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), da ADR Taió, dona Noemia Peters, de 91 anos, não se classificou para o estadual na modalidade de dominó que disputou em Salete, mas disse que é seu jogo preferido e se diverte todas as quintas-feiras no encontro da terceira idade. Dona Noemia, a filha Maria Marlene Soares que disputou na dança, e a nora Nair Peters na canastra, integram um grupo da terceira idade de Taió com o objetivo de fazer novas amizades e se manter em atividade.

Na abertura, a prefeita de Salete, Solange Bitencourt Schlichting deu as boas vindas e disse que ficou muito feliz em sediar o evento. “É uma alegria receber os competidores de toda região nesta atividade tão importante de lazer e confraternização. Meus pais também participam da competição e isto muito me orgulha”.

Jogos Abertos da Terceira IdadeA entrada do fogo simbólico foi um momento de emoção. O atleta Joseph Wilhelm, de Salete, conduziu a tocha até o acendimento da pira, em homenagem a sua esposa, dona Alvacir Wilhelm, que faleceu há cerca de um ano.

A integradora Educacional, Cleide das Neves comemorou o sucesso da 10ª edição da etapa microrregional dos Jasti. “Acompanho desde o início, a realização das etapas microrregionais da ADR. Alguns atletas já não estão mais conosco e outros vão entrando. Mas o que nos motiva estar à frente deste evento, é o sorriso da conquista de uma medalha, mesmo o atleta não tendo sido classificado para o estadual. Isto é um incentivo para que no próximo ano voltemos a realizar com entusiasmo os Jogos da Terceira Idade”, declarou a integradora.

Jogos Abertos da Terceira IdadeA competição contou com a participação de atletas com idades a partir de 60 anos dos municípios de Salete, Taió, Santa Terezinha, Rio do Campo e Mirim Doce. Os vencedores estão classificados para a etapa estadual que acontecerá em Blumenau, de 17 a 21 de maio. Os Jasti são uma promoção da Fesporte, em parceria com Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura Municipal de Salete.

Os prefeitos de Mirim Doce, Sergio Luiz Paisan; de Rio do Campo, Rodrigo Preis e a prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwartz, também prestigiaram o evento.

Confira os classificados para a etapa estadual:

Bocha Masculino – Salete

Bocha Feminino – Taió

Canastra Masculino – Taió e Salete

Canastra Feminino – Santa Terezinha e Mirim Doce

Dominó Masculino – Mirim Doce e Salete

Dominó Feminino – Salete e Santa Terezinha

Truco Masculino – Taió e Rio do Campo

Dança Popular – Mirim Doce

Dança 70 anos acima – Santa Terezinha

Dança de Salão 60 a 69 anos – Salete

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió vai promover nesta quarta-feira, 19, a etapa microrregional da 10ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em Salete. Os atletas serão recepcionados no Clube Esportivo e Recreativo (CERS), a partir das 7h30 com café da manhã. A solenidade de abertura será realizada às 8h30 e logo após, inicia a competição. A primeira modalidade será a Dança de Salão em duas categorias: de 60 a 69 anos e acima de 70 anos.

Em seguida os competidores vão disputar as modalidades de Bocha, Canastra e Dominó no masculino e feminino. O truco terá apenas competidores no naipe masculino. No Bolão 23 masculino e feminino, as duas equipes inscritas de Salete vão direto para a etapa estadual. A competição deve reunir cerca de 150 atletas acima dos 60 anos representando os municípios de Mirim Doce, Taió, Santa Terezinha, Salete e Rio do Campo. As disputas serão realizadas no Clube Esportivo e Recreativo Salete (CERS) e na Sociedade Esportiva e Recreativa Rohden Artefatos (Serra).

Os Jasti são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras. A etapa estadual será realizada entre os dias 17 e 21 de maio, em Criciúma. Criados em 2008 os Jasti tem como finalidade estimular a participação do idoso em atividades esportivas, recreativas, visando ampliar as perspectivas de uma qualidade de vida, contribuir para reverter a imagem do idoso na nossa sociedade, conquistando o respeito das demais gerações.

Informações adicionais:
Estela Stange Purnhagen
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98801-6642