Alunos da rede estadual voltam às aulas no dia 15

Foto: Estela Stange Purnhagen/ADR Taió

As escolas da rede estadual de ensino dos municípios que pertencem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, vão receber na próxima quinta-feira, 15 de fevereiro, cerca de 6 mil alunos para o início do ano letivo.

Conforme o gerente de Educação, Moacir de Melo, escolas estão recebendo melhorias em suas estruturas e o corpo docente está participando de capacitação. “Os reparos nas unidades de ensino e o aprimoramento dos profissionais da Educação são ações importantes para receber os estudantes e auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos durante o ano”.

Melhorias nas escolas

A EEB Leopoldo Jacobsen, de Taió está passando por reforma e ampliação. “No primeiro dia de aula, as salas estarão prontas para receber os alunos com qualidade e segurança. O prazo para conclusão dos trabalhos é julho deste ano e a empreiteira que está executando a obra fará o possível para não prejudicar o andamento das aulas”, explicou o gerente.

Mais três escolas estão com trabalhos de melhorias em execução e serão concluídos ainda no primeiro semestre: em Rio do Campo, a troca da cobertura e do piso do Ginásio de Esportes da EEB Maestro Heitor Villa Lobos e a reforma na cobertura do auditório da EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello e em Pouso Redondo, o muro da EEB Letícia Possamai, está recebendo a colocação de grades de proteção.

Outra ação em andamento é a elaboração do projeto elétrico da EEB Pe. João Kominek, em Santa Terezinha. Já as melhorias na estrutura da cobertura do pátio da EEB Roberto Heinzen, em Salete estão concluídas e dentro de pouco tempo será licitada a ampliação em cinco salas de aula na escola Letícia Possamai.

Os serviços de limpeza de caixas d’água, desratização e dedetização, limpeza de fossas sépticas e caixas de gordura estão sendo feitos em todos os educandários e o material de expediente, esportivo, de limpeza, kits de livros e utensílios de cozinha, bandeiras, colchonetes, balanças e tecnologias, adquiridos pela ADR para as escolas, será distribuído nas próximas semanas.

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio


Foto: James Tavares / Secom

O Governo do Estado definiu o calendário de atendimento dos órgãos públicos durante o Carnaval 2018. Foram estabelecidos pontos facultativos nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira, e na parte da manhã do dia 14 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas. O decreto 1.460/2018 foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 30 de janeiro, e vigora para todos os órgãos e as entidades da administração direta, autarquia e fundação do Poder Executivo Estadual.

O decreto estabelece que os serviços públicos essenciais devem ser garantidos com escalas de plantão ou ato definido pela autoridade competente. São considerados serviços públicos essenciais: tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência à saúde; distribuição e comercialização de medicamentos; captação e tratamento de esgoto; e as atividades finalísticas das secretarias da Segurança Pública, Saúde, Defesa Civil, Educação, Justiça e Cidadania e da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

Veja o esquema de plantão para o período

Saúde

Os atendimentos nos hospitais públicos serão mantidos em esquema de plantão durante todos os dias.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) realizará horário especial de atendimento durante o Carnaval. Confira abaixo a programação completa.

Dia 10/02 – Sábado

– O Hemocentro Regional de Blumenau abrirá normalmente;

Dia 12/02 – Segunda-feira

– Abertura normal dos Hemocentros;

– As Unidades de Coleta de Tubarão e Jaraguá do Sul estarão fechadas;

Dia 13/02 – Terça-feira

– Não haverá atendimento ao público externo;

Dia 14/02 – Quarta-feira

– Abertura de todo o Hemosc a partir das 13h.

Casan

A Casan não terá expediente interno nos dias 12 e 13. Nestes dias, será mantido o atendimento de emergência 24 horas pelo 0800-643-0195. O atendimento normal volta na quarta-feira, 14, às 12h. Durante o feriado de Carnaval, a Casan terá equipes duplicadas na área operacional (consertos, vazamentos e outros) e na área de atendimento pelo 0800-643-0195, chat e redes sociais, para responder a atender todas as ocorrências para o pleno abastecimento de água.

Celesc

A Celesc não terá expediente interno nos dias 12 e 13. O atendimento retorna no dia 14, às 13h.

Para atendimento nestes dias, o consumidor da Celesc poderá dispor do Call Center pela discagem gratuita – 0800-48-0196 (emergências) ou 0800-48-0120 (comercial).

Além do call center, casos de falta de luz poderão ser informados por meio de SMS – mensagens de texto de celular – para o número 48196, com a mensagem SEM LUZ e CPF do titular ou número da unidade consumidora.

Durante o feriado de Carnaval, a Celesc terá equipes extras para responder a possíveis ocorrências na rede de distribuição.

Segurança

As Delegacias de Polícia Civil (181), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) o Ciretrans e Citrans não funcionarão no período do Carnaval, retornando os serviços somente a partir de quarta-feira, 14, em horário especial das 13h às 19h.

Vale lembrar que também é possível registrar Boletim de Ocorrência pela internet neste link da Polícia Civil.

Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil orienta a população, em caso de emergência, que comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. O cidadão também pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado, no plantão 24 horas, que conta com equipes de prontidão. O telefone é o (48) 3664-7000.

Comunicação

A Secretaria de Estado da Comunicação estará de plantão para atendimento à imprensa, atualização do portal do governo e das redes sociais durante o período do recesso. Acesse aqui a lista completa dos assessores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

SC-114 Salete
Foto: ADR Taió

Cumprindo agenda em Florianópolis, o secretário executivo da ADR Taió, Jardel Fronza, esteve reunido nesta segunda-feira, 5, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro. Acompanhado da prefeita de Salete, Solange Schlichting, tratou da situação no KM 115 na rodovia SC-114, em Salete. Devido ao grande volume de chuva no mês passado, o trecho de asfalto apresentou rachaduras e deslizamento na encosta do rio.

Segundo Fronza, o secretário Vampiro autorizou que melhorias sejam realizadas no local. “Os trabalhos de contenção do barranco que já vinham sendo executados irão continuar normalmente e o problema naquele trecho será resolvido sem precisar contratar uma nova obra. A Secretaria de Infraestrutura está realizando algumas mudanças no projeto inicial para poder solucionar o problema sem onerar os cofres públicos”.

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio

Fotos: Estela Stange Purnhagen/ADR Taió

Os novos professores e profissionais da Educação que vão atuar em escolas da rede estadual de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió, foram empossados nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. A solenidade, organizada pela Gerência de Educação, aconteceu no gabinete do secretário executivo Jardel Fronza com a presença dos 15 profissionais empossados, familiares e servidores da Regional.

“Sejam muito bem vindos ao quadro do magistério catarinense. Vocês vêm completar o quadro efetivo das escolas e sabemos que todos se empenharão nesta nova caminhada”, destacou o secretário executivo.

No ato, a responsável pela documentação dos ingressantes, Marilene Vavassori Orlandi, apresentou os novos profissionais e a área de atuação, que após o juramento e a assinatura do termo de compromisso, foram empossados.

O gerente de Educação, Moacir de Melo, parabenizou todos pela efetivação. “A equipe de servidores da Gered está à disposição para auxiliar e esclarecer dúvidas. Parabéns e sucesso na execução de suas atribuições, tão relevantes para os estudantes que são o foco da Educação”.

Professor do ensino fundamental há 10 anos, Ranieri Gomes da Rosa vai atuar como assistente de Educação na escola Dr. Fernando Ferreira de Mello, em Rio do Campo. Ele afirmou que o ato de posse foi um momento muito importante. “Estou muito feliz por iniciar esta nova etapa em minha vida profissional, com o compromisso de exercer as funções do cargo ao qual fui nomeado”, comemorou.

Os novos profissionais se apresentam nas escolas nesta sexta-feira, 2, e a partir da próxima segunda-feira, 5, recebem capacitação.  Os alunos voltam para as salas de aula no dia 15 de fevereiro.

Esta é a primeira chamada do concurso público realizado no ano passado. O concurso tem validade por dois anos, sendo prorrogável por mais dois. Cerca de mil professores e profissionais para a área administrativa das escolas foram empossados nesta quinta-feira, 1º de fevereiro em todo o Estado de Santa Catarina.

As escolas que vão contar com os novos profissionais e suas respectivas áreas de atuação são:

EEB João Küchler, de Santa Terezinha
Andreia Cristina Bertotti Burdzinski – Língua Portuguesa e Literatura
Aurea Ligia Tambosi Mannrich – Língua Estrangeira - Inglês
Bruna Tambosi – Artes
Rosalda Monteiro Maciel – Assistente de Educação

EEB Pe. João Kominek, de Santa Terezinha
Milene Jarosz – Assistente de Educação

EEB Maestro Heitor Villa Lobos, de Rio do Campo
Elizangela Novak – Ensino Fundamental - Séries Iniciais
Patricia Marcondes Demilis – Assistente de Educação

EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello, de Rio do Campo
Ranieri Gomes da Rosa – Assistente de Educação

EEB Professora Anair Margarida Voltolini, de Pouso Redondo
Sirlene Schotten – Ensino Fundamental - Séries Iniciais

EEB Letícia Possamai, de Pouso Redondo
Keli Fernanda Pessati – Ensino Fundamental - Séries Iniciais
Roseli Monteiro dos Santos – Ensino Fundamental - Séries Iniciais

EEB Luiz Bertoli, de Taió
Gizeli Schultz Fuchter – Orientadora Educacional

EEB Leopoldo Jacobsen, de Taió
Maiara Armani – Ensino Fundamental - Séries Iniciais

EEB Guilherme André Dalri, de Salete
Cleia Malinoski – Assistente de Educação

EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce
Fernanda de Andrade – Assistente de Educação

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio