Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

A segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), programa do Governo do Estado que investirá R$ 700 milhões nas 295 prefeituras catarinenses, foi apresentada pelo governador Raimundo Colombo aos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), nesta terça-feira, 25, em Seara. O governador destacou que o programa é um importante recurso para dinamizar a economia a partir deste segundo semestre no Estado e garantir o desenvolvimento local.

O governador Raimundo Colombo apresenta em Seara nesta terça-feira, 25, a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2). O evento será às 13h30 na Câmara de Vereadores e reúne os 15 prefeitos dos municípios do Alto Uruguai Catarinense.

O Fundam 2 prevê R$ 700 milhões para investimentos em todas as cidades do Estado. O projeto é uma medida para dinamizar a economia catarinense. Depois de lançado oficialmente, as equipes das prefeituras farão um trabalho em conjunto com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) na elaboração dos projetos, dentro das características previstas para depois apresentar aos gestores do programa.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

 

Itá - Município sedia a etapa microrregional dos Jasc no mês de agosto
Foto: Diego Mior/ASCOM Itá

Nesta quarta-feira, 19, a ADR Seara realizou o congresso técnico da etapa microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no município de Itá. As disputas serão de 10 a 13 de agosto com a participação de aproximadamente 300 atletas de sete municípios de abrangência da Regional.

“O município de Itá é um grande parceiro do Governo do Estado, Fesporte e ADR de Seara e novamente realizará um evento esportivo, neste ano com um novo formato na organização e realização com expressiva participação dos municípios da ADR de Seara, que buscarão vaga para Etapa Seletiva do JASC que acontecerá em Seara de 22 a 24 de Setembro”, destaca o integrador educacional Paulo Roberto Dalla Valle

Estarão em disputa as modalidades de bocha masculino e feminino, bolão 23 masculino, futsal masculino e feminino, voleibol masculino. As competições serão no Clube SER Cruzeiro, na Cancha de Bocha do Bairro Palmeiras e no Ginásio Hermes Piorezan.

Mais informações para a imprensa

Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrseara 

Concórdia - Secretário de Educação e adjunto da Agricultura palestram para mais de 2 mil pessoas
Foto: Glauco Benetti

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o secretário adjunto da Agricultura e Pesca, Airton Spies, foram os palestrantes do 10º Congresso de Educação da Universidade do Contestado (UnC) de Concórdia. Mais de dois mil professores, estudantes e profissionais da área estiveram reunidos para intensa programação com foco em repensar a prática cotidiana em sala de aula.

Com o centro de eventos lotado, o secretário Deschamps, que também é presidente do Conselho Nacional de Educação, abriu os trabalhos falando sobre a Reforma do Ensino Médio. “Nós temos dados que apontam a necessidade do Ensino Médio ser modificado. Do ponto de vista de acesso e permanência, nós temos 1,7 milhão jovens fora das escolas na idade do ensino médio. Na questão do desempenho da aprendizagem os resultados do Ensino Médio hoje são piores que em 1997. E na questão de valor, nós temos um números significativo de alunos que não segue para universidade – que é o objetivo principal do ensino médio atual”, explica Deschamps.

Os principais pilares da reforma são a Flexibilização curricular – o aluno escolhe seu caminho; maior articulação com educação profissional; educação integral - competências do século XXI; expansão progressiva do tempo integral; e alinhamento com as melhores experiências internacionais.

Concórdia - Secretário de Educação e adjunto da Agricultura palestram para mais de 2 mil pessoas

Em seguida, o secretário adjunto da Agricultura e Pesca Dr. Airton Spies falou sobre a relação direta entre a Educação e o Desenvolvimento Regional. “Uma educação de qualidade é fundamental para criar novos agentes de mudança na realidade em que vivemos. Principalmente no setor agropecuário, onde estamos modernizando os métodos de produção que exige cada vez mais pessoas bem preparadas. A nossa atividade é conectada com os mercados globais e não temos condições de progredir sem uma sólida formação de líderes no campo”, ressalta Spies.

Para a Reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, o papel do Congresso de Educação é contribuir com o pensamento e a ação do professor, para que ele seja capaz de lidar com o mundo real e, enquanto professores, saibamos lidar com o desafio constante de dar sentido ao conhecimento. “Somos professores da Universidade do Contestado que acreditam que podem contribuir com o melhor para a educação de seu município, e que fazem questão de contribuir com o sucesso da Educação Básica, porque esta etapa é o diferencial na vida de nossos filhos e dos filhos dos filhos de nossa terra”.

O evento conta com o apoio da Fapesc e tem como parceiros o Governo do Estado de Santa Catarina e as Agências de Desenvolvimento Regionais de Concórdia e Seara e Prefeitura de Concórdia.

Mais informações para a imprensa

Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrseara