Florianópolis - Escola Promotora de Saúde
Foto: Thiago Marthendal

O projeto “Todos juntos no combate ao mosquito Aedes Aegypti” da EEB Francisco Maciel Bageston, de Paial, ficou em segundo lugar no concurso Escola Promotora de Saúde, categoria Trabalho Pedagógico. A premiação foi entregue pelos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o adjunto da Saúde, Murillo Capella, nesta segunda-feira, 23, na Fiesc, em Florianópolis.

Cerca de 50 mil alunos e mais de 2,6 mil professores estiveram envolvidos no concurso, em escolas de 31 Gerências Regionais de Educação (Gered). O Prêmio Educação e Saúde teve como objetivo promover a reflexão e a construção de conhecimentos acerca da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus, articulando a temática da educação ambiental e da saúde.

“É uma ação integrada e muito importante para que possamos evitar que se alastrem as doenças transmitidas pelo mosquito. Foi um trabalho de grande mobilização, com os alunos, escolas e comunidades, que resulta agora com o reconhecimento dos resultados. Só temos que parabenizar pelo esforço de todos os envolvidos”, disse Deschamps.

 Após passarem pela etapa regional, 71 trabalhos chegaram para a classificação da etapa estadual nas três categorias: trabalho pedagógico, produto de comunicação social impresso e produto de comunicação social audiovisual. Desses saíram os nove finalistas.

A EEB Francisco Maciel Bageston recebeu um computador e o título de Escola Promotora de Saúde.

 

As atividades

Os alunos, em parceria com a comunidade escolar e Secretaria Municipal de Saúde de Paial, realizaram várias ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Já foram desenvolvidas peças de teatro, cartazes, placas informativas, estudos dos mosquitos, concursos culturais para escolhas da mascote do trabalho, elaboração de folhetos informativos para a comunidade e limpeza de ruas, terrenos baldios e arredores da escola”, explica a gestora da escola Loiri Sichelero.

As atividades são realizadas desde 2015 com os alunos do ensino médio inovador, sob a coordenação da professora de biologia Marilete Maria Feruck. Recentemente as Agentes Comunitárias de Saúde do município entregaram calendários produzidos pelos alunos em todas as residências, com lembretes para prevenção e combate do mosquito.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

Seara - Colegiado Regional de Governo
Foto: Glauco Benetti / ADR Seara

Nesta quinta-feira, 19, a ADR Seara realizou mais uma reunião do Colegiado Regional de Governo (CGO). Foram discutidas as ações desenvolvidas ao longo do mês de setembro em cada setor. Participam do CGO, os gerentes da ADR, a Defesa Civil, a Fazenda Estadual, a Polícia Civil, a Polícia Militar, os Bombeiros Militares, a Cidasc, a Epagri, a Fatma, a Casan e a Celesc.

O gerente regional da CIDASC, Eduardo Michelon, destacou a contratação de um médico veterinário para atender escritório de Seara. “A partir do dia 6 de novembro vamos ter um médico veterinário atendendo. Isso vai melhorar o atendimento ao produtor e continuar o trabalho de educação sanitária”, explica.

O comandante Regional da Polícia Militar, Tenente-Coronel Sergio Vargas, ressalta que as atividades do comando estão focadas na abordagem a pessoas, combate aos furtos e drogas. “Na Região de Seara, foram registradas 1.231 ocorrências de maio a setembro deste ano. Nós avaliamos isso como positivo, já que esse número é relacionado às abordagens da PM. Os furtos também caíram devido a essa ação”, explica Vargas.

Em seguida, o gerente regional da Epagri de Concórdia, Luiz Carlos Bergamo, relatou as atividades da Empresa, ressaltando o encerramento do programa SC RURAL, que investiu mais de R$ 9 milhões na região em projetos estruturantes, recuperação de estradas no interior, capacitação de jovens empreendedores no meio rural e outras ações.

“Precisamos destacar também a política estruturante da Secretaria de Agricultura com a nova etapa de entrega de veículos para os escritórios municipais, nesta ocasião para Paial, Arvoredo, Xavantina, Arabutã e Itá. Isso vai melhora o atendimento aos produtores rurais”, destaca.

Outro assunto relatado foi o lançamento do programa Menos Juros, que incentiva investimentos no meio rural. Os produtores poderão contrair financiamento de até R$ 100 mil, sendo que o Estado pagará os juros, num limite de 2,5% ao ano.

A secretária executiva Gládis Bizolo dos Santos destaca que o encontro foi positivo já que proporciona interação de todos os setores do Governo para que estejam em sintonia para desenvolver ações e busquem soluções aos problemas comuns da região.

A próxima reunião já está marcada para a quinta-feira, 26, no Dia de Ação do Governo, com a presença do secretário da Casa Civil, Nelson Serpa.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

Seara - ADR propõe Comissão de Apoio à Apae
Foto: Glauco Benetti / ADR Seara

Nesta terça-feira, 17, a Regional de Seara realizou uma reunião com a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Seara e membros da sociedade civil e poder público para propor a formação de uma Comissão de Apoio à instituição.

De acordo com a secretária executiva Gládis Bizolo dos Santos, o objetivo é envolver a comunidade nas atividades da Apae. “A diretoria da Apae é soberana em todas as decisões. Hoje estamos propondo a formação de uma comissão consultiva, formada por membros da comunidade e poder público para dar suporte à instituição”, explica.

De acordo com o presidente da Apae, Frederico Riesenbeck Neto, a iniciativa foi bem recebida. “Nós estamos vendo essa iniciativa dos voluntários com bons olhos. A Apae precisa de novas ideias e também queremos sempre melhorar a educação dos alunos. Então precisamos dessa ajuda para pensar em novas formas de arrecadação, buscar o projeto da nova sede e fazer promoções”, ressalta.

O presidente da Apae vai repassar a ideia aos outros associados, enquanto os voluntários irão sugerir outros membros para formar a comissão de dez pessoas e uma nova reunião está marcada para próxima semana para definir ações.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

 

Arabutã - Alunos da EEB Arabutã vencem concurso de paródia Nutrindo Canções

Nesta terça-feira, 17, os alunos Mateus Schneider e Bruno Coussean, da Escola de Educação Básica Arabutã, receberam a premiação do concurso “Nutrindo Canções”. O concurso incentiva a criatividade dos alunos e o trabalho em equipe para a elaboração de uma paródia, promovendo uma reflexão sobre os hábitos alimentares.

O projeto foi desenvolvido nas 17 escolas da ADR Seara pela Nutriplus, empresa terceirizada de Alimentação Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina para salientar a importância de se ter uma alimentação saudável entre os estudantes de escolas estaduais catarinenses.

“A proposta deste projeto é utilizar a música como ferramenta na abordagem do tema alimentação saudável, com o propósito de despertar a curiosidade dos estudantes e auxiliar na memorização e na compreensão da importância de uma alimentação adequada”, destaca a gerente de Educação, Rosemar Fiorentim.

Participaram da premiação os representantes da Gerência de Educação e da Agricultura da ADR Seara, da escola e da Empresa Nutriplus.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara