Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

A Comissão Permanente de Licitação da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste está realizando o processo licitatório para conclusão da reforma e ampliação da EEB São Miguel, de São Miguel do Oeste. A previsão é que a empresa seja conhecida em julho. A sessão do edital foi aberta no dia 5 de junho e já teve a sua publicação do resultado de habilitação das empresas 19 participantes no dia 8 de junho.

“Na primeira análise, foram habilitadas 11 empresas. Tivemos quatro empresas inabilitadas que apresentaram recursos e uma empresa habilitada que pediu a inabilitação de outras. Com isso e os prazos legais previstos em lei, as empresas têm até o dia 29 para apresentarem suas defesas”, explica o secretário executivo Volmir Giumbelli.

O próximo passo será a avaliação da documentação recebida pela comissão. “Isso deve levar de um a dois dias para, então, publicarmos no Diário Oficial a nova lista de empresas habilitadas e inabilitadas. Depois de 48h, vamos realizar a sessão para abrir os envelopes com as propostas de valores”, complementa Giumbelli. A previsão, respeitando os prazos legais, é que na primeira semana de julho seja conhecida a empresa que concluirá a obra.

Para mais informações e dúvidas: e-mail: licitacao@sge.adr.sc.gov.br ou telefone (49) 3631-2900. O edital foi lançado após a apresentação dos projetos revisados e atualizados da escola estadual que enfrenta a paralisação das obras após o encerramento do contrato com a empresa licitada. Foram executados e pagos até o encerramento do contrato R$ 1,8 milhão. Com a revisão e atualização dos preços nos projetos, o orçamento apresentou o valor de R$ 2,7 milhões para concluir a obra.

Informações adicionais:
Gisele Vizzotto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98837-7422

Será realizado na próxima quarta-feira, 28, às 8h30, o 1º Encontro de Altas Habilidades/Superdotação. Os profissionais estarão reunidos no auditório da Gerência Regional de Educação de São Miguel do Oeste. O evento é promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional.

O objetivo é debater e esclarecer sobre o atendimento educacional especializado, e promover meios e instrumentos que favoreçam a identificação dos alunos para a implantação de um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) na região. Estará presente o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza.

O evento reunirá secretários municipais de Educação, representantes das Apaes, escolas estaduais e particulares, intérpretes e professores do atendimento educacional especializado. “Em 2016 foram criados serviços em 7 ADRs e, neste ano, outras 10 receberão serviços de altas habilidades. São Miguel do Oeste está entre estas”, afirma o gerente de Educação, Moacir Martello.


Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

São Miguel - Preparação técnica para a campanha do Programa Mulher Viver sem Violência
Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

Representantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Maravilha e Dionísio Cerqueira, participaram nesta segunda-feira, 19, de uma preparação técnica para a campanha permanente de unidades móveis: Mulheres e Cidadania, do Programa Mulher Viver sem Violência. O encontro foi realizado no auditório da ADR de São Miguel do Oeste.

Os ônibus itinerantes do programa estarão na região em agosto e visitam os três municípios de cada ADR com maior índice de violência contra a mulher: Bandeirante, Paraíso e São Miguel do Oeste; Flor do Sertão, Maravilha e Pinhalzinho; Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro; Iporã do Oeste, Itapiranga e São João do Oeste.

A coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, e a representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Fabiana Lopes Ribeiro, repassaram orientações junto aos profissionais.

Conforme Aretusa, a ação tem o intuito de reforçar a importância da luta feminina. “As unidades móveis têm caráter preventivo, devendo realizar ações de assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e aos princípios do Estado Democrático de Direito e tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, afirma.

O roteiro dos ônibus itinerantes se inicia na ADR de Maravilha de 7 a 11 de agosto. Em seguida, 14 a 18 de agosto, as Regionais de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira recebem a ação. E de 25 a 28, a ADR de Itapiranga encerra o roteiro no Extremo-Oeste.

O programa percorrerá todos os municípios do estado de Santa Catarina através de um cronograma desenvolvido pelo Fórum de Enfrentamento á Violência das Mulheres do Campo, das Florestas, das águas e Quilombolas.

Informações adicionais:
Gisele Vizzotto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98837-7422