O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, Walmor José Pederssetti, participou na noite de terça-feira, 12, da entrega de certificados aos participantes do curso Crescendo e Empreendendo realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de São Lourenço do Oeste. Trata-se de um projeto fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da ADR e da Gered, SEBRAE/Chapecó e instituição financeira Sicoob.  

De acordo com o gerente regional de Educação, João Patinho, o curso Crescendo e Empreendendo teve por objetivo provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo através de disciplinas inseridas para serem trabalhadas juntamente com as do curso regular. 

Patinho salienta ainda que saber empreender não é apenas saber abrir e gerenciar negócios, mas sobretudo, adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida. Para isso não basta ser bom de negócios, é necessário ser bom no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo. “Por meio deste, curso pretende-se que os jovens conheçam esse universo e se predisponham a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras”, afirma o gerente. 

Através do Projeto Crescendo e Empreendendo, a Gerência Regional de Educação teve a intenção de proporcionar aos estudantes, a identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento regional.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273

Para transformar a aula de Química, em especial a Tabela Periódica, mais atrativa para os alunos do 1º ano do Ensino Inovador da Escola de Educação Básica Sóror Angélica, a professora Sandra Poletti propôs na última semana, uma atividade diferenciada, de forma lúdica e comestível.

Sob a supervisão da professora, os estudantes fizeram 118 cupcakes e decoraram com pasta americana colorida para melhor identificação e separação dos grupos e famílias dos elementos químicos da tabela. A técnica facilita o aprendizado e torna a aula divertida.

A professora explica que se trata de uma estratégia que encontrou para desmistificar que a Química é uma ciência “carrancuda” como é conhecida, e provar que o aprendizado da disciplina pode ser fácil e divertido.

Sandra diz que os alunos foram muito bem receptivos com a atividade, já que saíram de um modelo padrão de aprendizado colocando literalmente a mão na massa.

SAIBA MAIS

Na química, os elementos estão dispostos em uma tabela, os critérios usados para organizar os elementos foram estabelecidos com o decorrer do tempo. Um importante passo foi dado no ano de 1869, através do professor da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), que organizou a tabela em função da massa atômica de seus elementos, estabelecendo assim as famílias e grupos. Lembrando que na época apenas 63 elementos eram conhecidos.

O trabalho desse cientista foi muito importante, a prova disso é que a base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita pelo cientista.

A Tabela Periódica atual é formada por 118 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período, e em 18 famílias ou grupos. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273

Por meio do Fundam, o Governo do Estado repassou aproximadamente R$ 9 milhões aos sete municípios da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço. Trata-se de um recurso que possibilitou melhorias significativas na região, implicando diretamente na qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário executivo da ADR, Walmor José Pederssetti, o programa é uma forma de ajudar cada município a realizar obras promovendo melhorias na infraestrutura de todo o Estado. Na região de São Lourenço do Oeste, a maior parte dos recursos do Fundam foram destinados para a pavimentação de ruas.

“Quando um cidadão vê sua rua sendo pavimentada, se sente valorizado e motivado”, salienta o secretário. Além da pavimentação, os municípios também puderam adquirir veículos, máquinas e equipamentos. A população de Galvão também foi contemplada com a construção de uma unidade municipal de Saúde.

O prefeito de São Lourenço do Oeste e presidente da Amnoroeste, Rafael Caleffi, destaca que a região é rota de escoamento da produção agrícola até os portos do Estado e que o apoio do governo é fundamental para a realização de obras estruturais com foco nas principais demandas das comunidades.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273

Nesta terça-feira, 12, às 20h no Auditório do Sicoob em São Lourenço do Oeste, haverá o ato solene de entrega de certificados aos participantes do curso Crescendo e Empreendendo realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de São Lourenço do Oeste. Trata-se de um projeto fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da ADR e Gered, SEBRAE/Chapecó e instituição financeira Sicoob.  

De acordo com o gerente regional de Educação, João Patinho, o curso Crescendo e Empreendendo tem por objetivo provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo através de disciplinas inseridas para serem trabalhadas juntamente com as do curso regular. 

Patinho salienta ainda que saber empreender não é apenas saber abrir e gerenciar negócios, mas sobretudo, adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida. Para isso não basta ser bom de negócios, é necessário ser bom no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo. “Por meio deste, curso pretende-se que os jovens conheçam esse universo e se predisponham a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras” – afirma o gerente. 

Através do Projeto Crescendo e Empreendendo, a Gerência Regional de Educação tem a intenção de proporcionar aos estudantes, a identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento regional.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste