Na tarde desta quarta-feira, 16, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Walmor Jose Pederssetti recebeu em seu gabinete, os vereadores mirins de Galvão e Jupiá. Na ocasião, ele falou dos trabalhos realizados pelas ADRs, que foram implantadas em 35 regiões de Santa Catarina, com o objetivo de aproximar o cidadão do Governo do Estado e atuar como propulsoras do desenvolvimento de forma igualitária por todo o território catarinense.

O secretário sanou dúvidas dos pequenos parlamentares e falou das obras e ações implementadas nos referidos municípios, que só se tornaram possíveis por conta dos investimentos do Governo do Estado. Citou a revitalização da avenida principal, a construção da Unidade de Saúde, ampliação da estação de tratamento de água e pavimentações como ações realizadas em Galvão. Em Jupiá, o secretário citou a construção da Praça e pavimentação de ruas.

Além das ações do Governo do Estado na região, os vereadores também ficaram a par da importância dos serviços realizados por outros órgãos governamentais catarinenses que atuam no município, como a Segurança Pública. Na ocasião, reivindicaram junto ao secretário, a implantação de Câmeras de Videomonitoramento em seus municípios para combate a criminalidade. O secretário Pederssetti sugeriu que o grupo fizesse uma visita à Companhia de Polícia Militar em São Lourenço para conhecer de perto a sala de videomonitoramento onde os profissionais acompanham a movimentação em inúmeros pontos da cidade.

O gerente regional de Educação João Patinho também participou do encontro. A visita integrou um roteiro realizado pelos vereadores mirins a diversas lideranças na região.

Sobre o Parlamento Jovem

Tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município, a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, durante o período de um ano, em que os estudantes tomam posse e atuam como vereadores mirins.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste

 

O processo de mudança na escolha do gestor escolar da rede estadual contribuiu significativamente para a implementação de uma gestão mais democrática nas escolas, segundo com a supervisora de Ensino da Gerência Regional de Educação, Inês Sabka.

Com a escolha do diretor pela comunidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação assumiu o compromisso de oferecer formação aos gestores. E isso está acontecendo em parceria com as Gerências Regionais de Educação (Gered), por meio do setor de Supervisão de Ensino.

Nesta semana, gestores das instituições da rede estadual de ensino dos sete municípios compreendidos pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço participaram da terceira edição de um seminário de capacitação organizado pela Supervisão de Ensino da Gered.

O encontro também contou com a presença do gerente de Educação João Patinho, servidores da Gered e convidados, além dos diretores de escolas da rede estadual. Na ocasião, houve a socialização das metas e ações pedagógicas do 1º semestre de 2017.

A capacitação foi abrilhantada por uma palestra ministrada pelo professor doutor Vilson Jair Fusiger, que abordou o tema “Gestão da Aprendizagem”, no qual repassou informações pertinentes aos encaminhamentos e orientações da Secretaria de Estado da Educação.

De acordo com a supervisora Inês, que também atua como tutora do curso, é possível perceber, com esta ação, uma mudança significativa na gestão das escolas fundamentando a dimensão pedagógica através da reestruturação do projeto Político Pedagógico. “Percebe-se também uma melhora na participação da comunidade escolar nas ações desenvolvidas pela escola, como Dia da Família, Conselhos de Classe e outras atividades”, conclui.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste

Está aberto o período de inscrição dos Planos de Gestão Escolar para cinco escolas da Regional de São Lourenço do Oeste: a EEB Emilio Médice e EEB Raul Pompéia de Campo Erê, EEB São Bernardino do município de São Bernardino,  EEB Rui Barbosa e o CEJA de São Lourenço do Oeste.

As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de agosto no sistema WEBGESC no portal eletrônico da Secretaria de Estado da Educação. O portal também abriga outras informações, como o Edital nº 1957 que regulamenta todo o processo de escolha do Plano de Gestão Escolar 2017. 

Os planos e os professores inscritos serão avaliados por um grupo de consultores da Secretaria de Estado da Educação e, ao cumprirem as exigências básicas, serão votados. O gestor escolhido assume o cargo a partir de 2018. Em caso de alguma escola não ter pretendentes ao cargo, um diretor pró tempore será indicado.

De acordo com a supervisora de Gestão Escolar da Gerência Regional de Educação, Inês Sabka, esta maneira de seleção valoriza a participação da comunidade escolar no processo de planejamento pedagógico e administrativo que norteará as ações realizadas na instituição escolar. 

Requisitos

O profissional interessado em elaborar o Plano de Gestão Escolar deve ser professor, especialista em assuntos educacionais ou assistente técnico pedagógico, efetivo do quadro do magistério público estadual; optar pelo regime de dedicação exclusiva; não ter sido destituído da função de diretor; ter concluído o transcurso de 12 meses a partir da remoção, não possuir mais de 5 faltas injustificadas nos últimos três anos anteriores a inscrição.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste

 

O Ministério da Educação (MEC) apresenta uma nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o MedioTec, o qual ofertará vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. A ação tem como proposta a oferta de qualificação técnica de nível médio articulada de forma concomitante com o setor produtivo. 

Para a região de São Lourenço do Oeste, estão sendo disponibilizadas 50 vagas para o curso Técnico em Administração que será oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, um dos parceiros da ação, sendo que 80% das aulas serão ministradas na modalidade à distância e 20% de forma presencial no IFSC no período noturno. Informações podem ser obtidas junto à Gerência Regional de Educação – Gered e o IFSC. 

O Curso Técnico em Administração visa preparar o estudante para atuação em empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção. Mediante o término e aprovação no curso, o estudante receberá o diploma de Técnico em Administração.

O período para inscrições que encerraria no último dia 28 de julho, foi prorrogado até o dia 15 de agosto.

Mais informações sobre a oferta

A Secretaria Estadual de Educação firmou Termo de Compromisso para oferta dos cursos técnicos PRONATEC/MEDIOTEC em dezembro de 2016 junto ao Ministério da Educação e Cultura, organizados na modalidade Bolsa-Formação Estudante, na forma concomitante, para estudantes em idade própria e que estejam cursando o ensino médio da rede estadual.

Quem pode fazer os Cursos Técnicos?
Todo estudante que estiver cursando o Ensino Médio da Rede Pública Estadual e em idade própria (15 a 19 anos).

Haverá alguma despesa para o estudante fazer os cursos técnicos?

Não, pelo contrário, o curso é totalmente gratuito e o estudante receberá Assistência Estudantil para custear as despesas de transporte e alimentação, mas só receberá quando tiver presença nas aulas.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste