A Gerência Regional de Educação (Gered), promove nesta quarta-feira, um Seminário de Socialização entre gestores e membros do Conselho Deliberativo das instituições estaduais de ensino da região. De acordo com a coordenadora da ação e supervisora de Gestão Escolar, Inês Sabka, a ação é fruto da gestão democrática que está sendo implementada nas escolas catarinenses.

Pelo quarto ano ininterrupto, a Agência Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste realizou o Projeto Sanitarista Júnior. A ação teve por objetivo promover, por meio dos estudantes, a conscientização da importância da Defesa Sanitária e Agropecuária. Neste ano, o projeto contemplou estudantes da Rede Estadual de Ensino. É um diferencial, já que as outras edições do Projeto foram desenvolvidas em parceria com a rede municipal.

No próximo dia 07 de dezembro, a entrega de certificados aos estudantes marca a conclusão da edição 2018 do Projeto. A solenidade acontece na EEB Santa Lúcia com início às 13h30.

De acordo com o médico veterinário da Cidasc, Milton Kasper, que coordena o programa na região, quatro turmas de estudantes, duas do sexto e duas do oitavo ano, perfazendo um total de 100 alunos, receberam durante todo o ano letivo aulas teóricas e práticas a respeito da importância da Defesa Fitossanitária.

Em 2015, foi realizada a primeira edição do Projeto, em 2016, a segunda e, no ano passado, a terceira. Por conta do sucesso nos trabalhos realizados, a Agência Regional da CIDASC de São Lourenço ocupa uma posição de destaque em Santa Catarina e é vista como referência em Educação Sanitária. Por esta razão, a quarta edição aconteceu neste ano.

O gerente regional da Cidasc, Diogo Deoti, enfatiza que é gratificante ver o entusiasmo das crianças em participar das aulas e o depoimento dos pais quanto a cobrança que os alunos fazem em casa. “Tudo isso gera uma mudança na imagem que a Defesa Agropecuária tem perante a sociedade, faz com que o produtor rural perceba através dos filhos, que a Cidasc é uma parceira do seu negócio e que trabalha visando o bem estar e o bom andamento da atividade agrícola e da saúde pública como um todo” - conclui.

O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Walmor José Pederssetti, parabeniza a Cidasc e enaltece a ação que segundo ele, é de fundamental importância, em especial por trabalhar dentro da sala de aula, onde os estudantes atuam como multiplicadores da informação que recebem.

SAIBA MAIS

O Projeto Sanitarista Júnior tem por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, tem a finalidade de possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária. 

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail:  juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273

Após o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, na EEB Emilio Garrastazu Médici, agora é a vez dos homens. Os alunos do Ensino Médio Integrado, sob a coordenação da professora Helena Link, realizaram um trabalho manual em grupo, cuja exposição serve para lembrar a todos da importância das ações de prevenção do câncer de próstata, já que o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem, em especial, ao combate a este tipo de câncer.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

No mês de outubro, os estudantes realizaram a mesma atividade, porém, naquela ocasião, a intenção era chamar a atenção para a importância da realização do auto exame  das mamas para prevenção do câncer.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste 

A Gerência Regional de Educação (Gered) promoveu nesta quarta-feira, 14, um Seminário de Socialização de Trabalhos entre as instituições da Rede Estadual de Ensino.

A ação teve por objetivo, o aprimoramento do Processo de Ensino Aprendizagem através da integração entre os profissionais da Educação dos 13 municípios da região. Na ocasião, cada instituição levou a público o resultado positivo de projetos desenvolvidos durante o ano, que foram fundamentais para a melhoria do ensino. “Cada instituição desenvolve ao longo do ano, várias ações, entretanto, foi realizada uma pré-seleção onde a própria instituição elegeu a que iria apresentar no Seminário”, diz o gerente de Educação, João Patinho.