A Gerência Regional de Educação da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de São Lourenço, por meio do setor de Gestão Escolar, reuniu na última semana, os diretores, assessores e assistentes técnico-pedagógicos das escolas da Rede Estadual compreendidas pela ADR, para estudar as novas orientações da avaliação da aprendizagem. Participaram do encontro, 45 profissionais que terão a responsabilidade de realizar esta discussão com os professores das respectivas escolas onde atuam.

A Portaria 189/2017 da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, publicada no último dia 10 de fevereiro, regulamentou a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino. De acordo com o gerente regional de Educação, João Patinho, com a Portaria, as avaliações ficaram ainda mais criteriosas pelo fato de não termos mais os exames finais. A Supervisora de Ensino Inês Sabka salienta que o foco será dado para a recuperação paralela de estudos, levando em conta a retomada dos conteúdos/conceitos não assimilados pelos alunos e a nova avaliação com instrumento diferente daquele utilizado. 

O material estudado durante o encontro realizado em São Lourenço na última semana, leva em consideração o fato de que não há como pensar em avaliação e recuperação de forma paralela, independentes do instrumento avaliativo utilizado, sem antes pensar o planejamento do professor.

Segundo a supervisora Inês, trabalhos de pesquisa, provas, análise de entrevista, resoluções de exercícios, execução de projetos, relatórios, trabalhos práticos, portfólios, registro no caderno e dinâmicas, entre outros, são instrumentos de avaliação orientados para serem utilizados com os estudantes.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
SDR São Lourenço do Oeste
Fone: (49) 3372-1002 / 98832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste

 


Foto: ADR São Lourenço do Oeste

Na quarta-feira, 19, no município de São Lourenço do Oeste, foi realizada a fase microrregional da décima edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti. As disputas ocorreram durante todo o dia em diversas localidades dentro do município, contemplando as modalidades de bocha, canastra, dominó, truco, bolão e dança de salão. Os classificados nesta fase seguem para a etapa estadual que acontece de 17 a 21 de maio em Blumenau.

O evento mobilizou cerca de 200 atletas dos municípios de Campo Erê, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste. Realizada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Agência de Desenvolvimento Regional, a competição em São Lourenço do Oeste contou com o apoio do Comitê Desportivo Municipal (CDM) e da Secretaria de Assistência Social.

O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Walmor José Pederssetti, enaltece a importância da realização dos JASTI para promover integração e lazer entre a população da terceira idade da região, acrescentando que a prática de atividade física é também um hábito saudável incentivado pelo evento.

Acompanhe os resultados

Bolão masculino
1º - São Lourenço do Oeste
2º - Jupiá

Bolão feminino
1º - São Lourenço do Oeste
2º - Jupiá

Bocha masculino
1º - São Lourenço do Oeste
2º - Galvão

Bocha feminino
1º - São Lourenço do Oeste
2º - Campo Erê

Canastra masculino
1º – São Bernardino
2º - Novo Horizonte

Canastra feminino
1º - São Lourenço do Oeste
2º - Jupiá

Truco masculino
1º - São Lourenço do Oeste
2º - Novo Horizonte

Truco feminino
1º - São Lourenço do Oeste

Dominó masculino
1º - Jupiá
2º - São Lourenço do Oeste

Dominó feminino
1º - Jupiá
2º - Galvão

Dança de salão – 60 a 69 anos
1º - Galvão
2º - São Bernardino

Dança de salão - 60 anos
1º - Galvão

 

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste

Na tarde desta terça-feira, 18, na Agência de Desenvolvimento Regional em São Lourenço do Oeste, foi realizada mais uma reunião para dar sequência às ações do programa Crescendo Juntos. O Núcleo Executivo Regional finalizou a construção da Agenda Preliminar de Desenvolvimento (documento onde constam programas para impulsionar a geração de emprego e renda, com previsão de recursos e responsáveis pela execução).

As discussões de propostas para compor a agenda começaram na semana passada, quando o Núcleo se reuniu para a primeira reunião de trabalho. As ações elencadas durante o workshop regional, realizado no último dia 22 de fevereiro, serviram de base para a elaboração do documento.

De acordo com o gerente de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas, Robson Zeni, que coordena o Programa Crescendo Juntos na região, o próximo passo é incluir no documento, alguns projetos que foram avaliados pelo IFSC, pela AMNOROESTE e pelo Sebrae, que tratam do aprimoramento na educação, saneamento básico e qualificação profissional. Concluída esta ação, estará finalizada então a Agenda Preliminar de Desenvolvimento, que será submetida ao Conselho Gestor do Governo do Estado, para que seja feita a programação dos investimentos necessários para promover a nossa região.

Sobre o encontro

Trata-se de mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais, instituído pelo Governo do Estado em maio de 2016 que tem como finalidade articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento e de organização de ações, promovendo desenvolvimento inclusivo, sustentável e igualitário no estado de Santa Catarina.

Sobre o Núcleo

O Núcleo Executivo Regional é integrado por representantes de 12 entidades, sendo seis do setor público e seis do setor privado. Como os trabalhos desta segunda-feira avançaram o horário previsto, ficou agendado que a conclusão dos mesmos acontecerá na próxima semana, no dia 17 de abril, às 13h30.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
SDR São Lourenço do Oeste
Fone: (49) 3372-1002 / 98832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste

 

O secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, visitou nesta segunda-feira, 17, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste para anunciar a liberação de uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para o município de Jupiá.

Comin foi recebido na ADR, pelo gerente de Políticas Socioeconômicas, Marcos Pozzer, e pela gerente de Administração e Finanças, Celoi Bonadiman, além do prefeito de Jupiá, Augusto Loureiro, diretora de Assistência Social de Jupiá, Francieli Locatelli e demais lideranças regionais.

O secretário Comin está cumprindo um roteiro de visitas a diversas ADRs, entre elas, a de São Lourenço, para construir uma sintonia entre os técnicos da secretaria, das Agências Regionais e dos municípios, a fim de que ambos possam fiscalizar os serviços e o andamento da construção de cada obra até a entrega das mesmas, para com isso evitar problemas e atrasos. Dentro dos próximos dias será realizado um processo licitatório e na sequencia, um convênio deverá ser firmado entre o estado e município, para que a obra possa ser iniciada.

A obra será viabilizada com recursos do Pacto Por Santa Catarina, com prazo para até seis meses de entrega para serem utilizadas pela população. O secretário Comin afirma que sua meta é que até o mês de outubro deste ano, a população de Jupiá já esteja desfrutando da obra.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
SDR São Lourenço do Oeste
Fone: (49) 3372-1002 / 98832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste