Epagri forma jovens rurais em Gestão, Liderança e Empreendedorismo
Fotos: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim

Foi realizada nesta quinta-feira, 19, a formatura de 21 jovens no Curso Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais, no Centro de Treinamento de São Joaquim (Cetrejo). O evento contou também com a presença de autoridades, colaboradores da Epagri e familiares dos formandos.

Epagri forma jovens rurais em Gestão, Liderança e Empreendedorismo

Promovido pela Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina das regiões de São Joaquim e Lages, com recursos do SC Rural, o curso realizado no Centro de Treinamento de São Joaquim (Cetrejo) envolveu alunos de 10 municípios das ADRs de São Joaquim: São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bom Jardim da Serra, Lages, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito, Correia Pinto e Ponte Alta.

Esta é a quinta turma do curso, que neste ano ao invés de ter enfoque em uma área produtiva, como nos anos anteriores, desta vez, foi aberto a diversas cadeias produtivas como pecuária de corte e de leite, olericultura, apicultura, fruticultura e produção orgânica, entre outros.

O curso teve como objetivo formar lideranças rurais, desenvolver o espírito empreendedor dos jovens agricultores e incentivar a discussão sobre sucessão familiar nas propriedades agrícolas da região. Temas como liderança, empreendedorismo, inclusão digital, práticas integradoras de lazer e autoconhecimento; novas oportunidades econômicas e ambientais, voltadas ao emprego, à renda e a produção agrícola e ainda a gestão de negócios, da propriedade e do ambiente, considerando as potencialidades regionais foram alguns dos pontos discutidos.

Epagri forma jovens rurais em Gestão, Liderança e Empreendedorismo

O jovem formando Diego Borgueson, de Rio Rufino, destaca a importância do curso para seu futuro. “É uma oportunidade muito valiosa, adquirir conhecimento técnico e aplicar na gestão da propriedade, e com isso, melhorar a renda da família que permanece no campo com mais qualidade de vida”, afirmou.  

Informações adicionais para Imprensa:                  
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8310 – 991025054 - 991481016

Urubici - Festival Dança Catarina movimentou a Serra Catarinense
Fotos: Mauro Souza/ADR São Joaquim 

Um espetáculo de cores, movimento e alegria emocionou o público que participou da etapa microrregional da 18ª edição do Festival Escolar Dança Catarina, realizada nesta terça-feira, 3, no Ginásio Municipal Noé da Costa Ribeiro, em Urubici. O Festival reuniu grupos de danças das ADRs São Joaquim e Lages.

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival está em sua 18º edição. Ele envolveu alunos, entre 7 e 15 anos, de grupos de dança de escolas estaduais, municipais e particulares, nas categorias: mirim livre, infantil livre, infantil dança popular, infantil dança de salão, juvenil livre e juvenil dança de salão.

Para garantir a beleza dos espetáculos, foi montada uma mega estrutura com palco, iluminação e som de qualidade. Além disso, a avaliação ficou por conta de uma banca de jurados qualificados.

Urubici - Festival Dança Catarina movimentou a Serra Catarinense

Anualmente o Dança Catarina percorre todo o Estado levando cultura, dança e educação. Em 2017 são 24 festivais; 20 etapas classificatórias selecionam os destaques que seguem com todas as despesas custeados pelo Governo do Estado para as Fases Finais. São cerca de 4500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participando anualmente deste belíssimo projeto.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Agências de Desenvolvimento Regional e prefeituras.

Resultados:

Categoria Mirim Livre

1º - Colégio Santa Rosa de Lima – Lages - coreografia: Transição

Categoria Infantil Dança Livre

1º - EMEB Aline Giovana Schimitt - Lages – coreografia: Malandragem no Beco

Categoria Infantil Dança Popular

1º - EEB Araújo Figueiredo - Urubici – coreografia: A Rosa Branca

Categoria Juvenil Dança Livre

1º - CEDUP Renato Ramos da Silva – Lages – coreografia: Uma viagem aos Clássicos do cinema

 

Categoria Infantil Dança de Salão

1º - EEB Araújo Figueiredo - Urubici – Soliere Martins e Jeferson Borges

Categoria Juvenil Dança de Salão

1º - EEB Araújo Figueiredo – Urubici – Douglas Torres e Ana Paula de Lima

 

Informações adicionais: 
Elenise Melo Nunes
Agência de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8301 – 991481016 - 991025054

 

 

São Joaquim - Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR
Fotos: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim

Mais de 950 pessoas, entre estudantes, professores e convidados visitaram a 5ª Feira Regional de Ciências, Cultura e Tecnologia, realizada pela Gerência Regional de São Joaquim no Hall da Agência de Desenvolvimento Regional, em São Joaquim. O evento foi nesta sexta-feira, 15 e contou com a participação de 10 escolas da rede estadual de ensino.

Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR São Joaquim

Foram premiados os primeiros colocados nas categorias Ensino Profissionalizante, Médio e Fundamental. O trabalho “Ar Condicionado caseiro”, desenvolvido pela EEM Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro venceu na categoria Ensino Profissionalizante. O trabalho “Higiene e Saúde”, da EEB Manoel Dutra Bessa venceu na categoria Ensino Fundamental e o trabalho “Composteira Orgânica”, da EEB Djalma Bento de Rio Rufino conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Médio.

Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR São Joaquim

O gerente Regional de Educação Murilo Fontanella Vieira destaca o empenho e a participação dos alunos e professores, independente de resultados. Ele explica ainda que a comissão avaliou diversos critérios como criatividade e inovação; conhecimento científico do problema elaborado; metodologia científica; profundidade da pesquisa; e clareza e objetividade na apresentação do trabalho. “A Feira tem o objetivo de despertar o interesse científico dos alunos ao mesmo tempo que chama a atenção dos mesmos para ações voltadas a preservação do meio ambiente, qualidade de vida e ao desenvolvimento regional como responsabilidade do todos os cidadãos”, afirmou.

Participaram as escolas Ary de Souza Borges, Manoel Cruz, Martinho de Haro e São José de São Joaquim, Araújo Figueiredo e Manoel Dutra Bessa de Urubici, Alexandre de Gusmão e Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro, Adolfo José Martins de Bom Jardim da Serra, e Djalma Bento de Rio Rufino.

Todos os participantes receberam o certificado de participação na Feira e os primeiros colocados em cada categoria receberam medalhas e irão expor na Feira Estadual de Ciências, Cultura e Tecnologia, que será realizada no mês de outubro em Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim
E-mail: imprensa@sjq.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (49) 3233-8301 / 99102-5054 / 99148-1016
Site:sc.gov.br/regionais/saojoaquim

 

 

Urubici - Reunião do CDR
Foto: Elenise Melo Nunes / ADR São Joaquim

A percepção social do tempo e o impacto na Gestão Público foi tema de uma palestra realizada na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) nesta quinta-feira, 14, no Espaço do projeto Meu Primeiro Passo, em Urubici.

A palestra, ministrada pela presidente da Fundação Escola de Governo (ENA), Junia Rosa Soares, abordou a gestão pública e contou com a presença dos prefeitos Antonio Zilly de Urubici; Thiago Costa de Rio Rufino; Evandro Frigo Pereira de Urupema; Vilmar José Neckel de Bom Retiro e Serginho Rodrigues de Bom Jardim da Serra, além dos demais conselheiros compostos por presidentes das Câmaras de Vereadores e membros da sociedade civil organizado dos municípios que integram a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Joaquim.

Na pauta, o Corpo de Bombeiros de Urubici apresentou aos conselheiros um projeto de construção de um quartel no município e a Polícia Militar também pediu apoio e empenho dos prefeitos para a elevação do Pelotão de São Joaquim para uma Companhia, o que implica em aumento no efetivo policial. A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani afirma a importância do Conselho para a integração entre os municípios. “Agradeço a recepção do prefeito de Urubici e nesta oportunidade, através da Fundação ENA, que atendeu nosso pedido, buscamos proporcionar uma palestra para auxiliar os prefeitos na gestão pública”, destacou.

Informações adicionais para imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim
e-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: 49-3233.8301 – 99148.1016 – 99102.5054