Urubici - Festival Dança Catarina movimentou a Serra Catarinense
Fotos: Mauro Souza/ADR São Joaquim 

Um espetáculo de cores, movimento e alegria emocionou o público que participou da etapa microrregional da 18ª edição do Festival Escolar Dança Catarina, realizada nesta terça-feira, 3, no Ginásio Municipal Noé da Costa Ribeiro, em Urubici. O Festival reuniu grupos de danças das ADRs São Joaquim e Lages.

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival está em sua 18º edição. Ele envolveu alunos, entre 7 e 15 anos, de grupos de dança de escolas estaduais, municipais e particulares, nas categorias: mirim livre, infantil livre, infantil dança popular, infantil dança de salão, juvenil livre e juvenil dança de salão.

Para garantir a beleza dos espetáculos, foi montada uma mega estrutura com palco, iluminação e som de qualidade. Além disso, a avaliação ficou por conta de uma banca de jurados qualificados.

Urubici - Festival Dança Catarina movimentou a Serra Catarinense

Anualmente o Dança Catarina percorre todo o Estado levando cultura, dança e educação. Em 2017 são 24 festivais; 20 etapas classificatórias selecionam os destaques que seguem com todas as despesas custeados pelo Governo do Estado para as Fases Finais. São cerca de 4500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participando anualmente deste belíssimo projeto.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Agências de Desenvolvimento Regional e prefeituras.

Resultados:

Categoria Mirim Livre

1º - Colégio Santa Rosa de Lima – Lages - coreografia: Transição

Categoria Infantil Dança Livre

1º - EMEB Aline Giovana Schimitt - Lages – coreografia: Malandragem no Beco

Categoria Infantil Dança Popular

1º - EEB Araújo Figueiredo - Urubici – coreografia: A Rosa Branca

Categoria Juvenil Dança Livre

1º - CEDUP Renato Ramos da Silva – Lages – coreografia: Uma viagem aos Clássicos do cinema

 

Categoria Infantil Dança de Salão

1º - EEB Araújo Figueiredo - Urubici – Soliere Martins e Jeferson Borges

Categoria Juvenil Dança de Salão

1º - EEB Araújo Figueiredo – Urubici – Douglas Torres e Ana Paula de Lima

 

Informações adicionais: 
Elenise Melo Nunes
Agência de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8301 – 991481016 - 991025054

 

 

São Joaquim - Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR
Fotos: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim

Mais de 950 pessoas, entre estudantes, professores e convidados visitaram a 5ª Feira Regional de Ciências, Cultura e Tecnologia, realizada pela Gerência Regional de São Joaquim no Hall da Agência de Desenvolvimento Regional, em São Joaquim. O evento foi nesta sexta-feira, 15 e contou com a participação de 10 escolas da rede estadual de ensino.

Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR São Joaquim

Foram premiados os primeiros colocados nas categorias Ensino Profissionalizante, Médio e Fundamental. O trabalho “Ar Condicionado caseiro”, desenvolvido pela EEM Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro venceu na categoria Ensino Profissionalizante. O trabalho “Higiene e Saúde”, da EEB Manoel Dutra Bessa venceu na categoria Ensino Fundamental e o trabalho “Composteira Orgânica”, da EEB Djalma Bento de Rio Rufino conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Médio.

Mais de 950 pessoas visitaram Feira Regional de Ciências Cultura e Tecnologia na ADR São Joaquim

O gerente Regional de Educação Murilo Fontanella Vieira destaca o empenho e a participação dos alunos e professores, independente de resultados. Ele explica ainda que a comissão avaliou diversos critérios como criatividade e inovação; conhecimento científico do problema elaborado; metodologia científica; profundidade da pesquisa; e clareza e objetividade na apresentação do trabalho. “A Feira tem o objetivo de despertar o interesse científico dos alunos ao mesmo tempo que chama a atenção dos mesmos para ações voltadas a preservação do meio ambiente, qualidade de vida e ao desenvolvimento regional como responsabilidade do todos os cidadãos”, afirmou.

Participaram as escolas Ary de Souza Borges, Manoel Cruz, Martinho de Haro e São José de São Joaquim, Araújo Figueiredo e Manoel Dutra Bessa de Urubici, Alexandre de Gusmão e Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro, Adolfo José Martins de Bom Jardim da Serra, e Djalma Bento de Rio Rufino.

Todos os participantes receberam o certificado de participação na Feira e os primeiros colocados em cada categoria receberam medalhas e irão expor na Feira Estadual de Ciências, Cultura e Tecnologia, que será realizada no mês de outubro em Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim
E-mail: imprensa@sjq.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (49) 3233-8301 / 99102-5054 / 99148-1016
Site:sc.gov.br/regionais/saojoaquim

 

 

Urubici - Reunião do CDR
Foto: Elenise Melo Nunes / ADR São Joaquim

A percepção social do tempo e o impacto na Gestão Público foi tema de uma palestra realizada na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) nesta quinta-feira, 14, no Espaço do projeto Meu Primeiro Passo, em Urubici.

A palestra, ministrada pela presidente da Fundação Escola de Governo (ENA), Junia Rosa Soares, abordou a gestão pública e contou com a presença dos prefeitos Antonio Zilly de Urubici; Thiago Costa de Rio Rufino; Evandro Frigo Pereira de Urupema; Vilmar José Neckel de Bom Retiro e Serginho Rodrigues de Bom Jardim da Serra, além dos demais conselheiros compostos por presidentes das Câmaras de Vereadores e membros da sociedade civil organizado dos municípios que integram a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Joaquim.

Na pauta, o Corpo de Bombeiros de Urubici apresentou aos conselheiros um projeto de construção de um quartel no município e a Polícia Militar também pediu apoio e empenho dos prefeitos para a elevação do Pelotão de São Joaquim para uma Companhia, o que implica em aumento no efetivo policial. A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani afirma a importância do Conselho para a integração entre os municípios. “Agradeço a recepção do prefeito de Urubici e nesta oportunidade, através da Fundação ENA, que atendeu nosso pedido, buscamos proporcionar uma palestra para auxiliar os prefeitos na gestão pública”, destacou.

Informações adicionais para imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim
e-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: 49-3233.8301 – 99148.1016 – 99102.5054

 

Presidente da Casan participou Dia de Ação de Governo em São Joaquim
Fotos: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim

O presidente da Casan Valter Galinna participou nesta quarta-feira, 13 do Dia de Ação de Governo em São Joaquim. Acompanhado pela secretária executiva da ADR São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, o agente do Escritório local da Casan, Luiz Carlos do Amaral e o engenheiro da Casan, João Paulo Sá, o presidente iniciou o dia com entrevistas ao vivo às rádios Difusora e Nevasca. Na oportunidade anunciou a execução da perfuração de um novo poço na localidade de Arvoredo, interior de São Joaquim.

Presidente da Casan participou Dia de Ação de Governo em São Joaquim

No início da tarde, o grupo foi à SC-114 - Rodovia Caminhos da Neve, acompanhar a obra de implantação de pavimentação asfáltica, do Governo do Estado executada pelo 1º Batalhão Ferroviário. Com 14 km já asfaltados, atualmente é executado cinco quilômetros de novo convênio iniciado em 2017. A obra irá ligar a Serra Catarinense e Gaúcha, contribuindo de forma significativa para o escoamento da safra de maçã e no desenvolvimento turístico de toda a região.

Um encontro com prefeitos e lideranças da região foi realizado no Auditório da ADR São Joaquim onde o presidente Valter Galinna falou sobre o trabalho da Casan no Estado e na sequência ouviu as reivindicações dos prefeitos. 

Para Urupema e Bom Jardim da Serra, uma equipe de técnicos será enviada para analisar as condições atuais das estações de tratamento de esgoto já existentes, mas que ainda não entraram em operação. Os bairros de Raia e Senadinho, de Urupema também receberão ampliação da rede de tratamento de água. Outra determinação do encontro é a execução do projeto técnico para a 2ª etapa da Rede coletora de esgoto sanitário de São Joaquim e a perfuração de um novo poço na localidade de Arvoredo.

Organizado pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, vinculada à Casa Civil, e as ADRs, o Dia de Ação de Governo tem o objetivo de promover uma maior aproximação entre os diferentes órgãos do governo e a população catarinense.

Informações adicionais para imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim
e-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: 49-3233.8301 – 99148.1016 – 99102.5054