Fotos: Molina Orval/SOL

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, assinou nesta quarta-feira, 23, em Rio do Sul, durante o 1º Seminário de Gestão e Sustentabilidade do Esporte e do Lazer de Santa Catarina, o contrato para repasse de R$ 350 mil para a etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e também a proposta para o texto final do Plano Estadual de Esporte e Lazer.

O seminário, ocorrido no Parque Universitário Norberto Frahm, reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre atletas, dirigentes, conselheiros, técnicos, professores e estudantes da área esportiva de cerca de 50 municípios do Estado. "Este evento aqui em Rio do Sul surge para aproximar nós, da secretaria e do governo estadual, da sociedade e dos protagonistas do esporte de Santa Catarina que são vocês. Queremos ouvi-los e, dentro das nossas possibilidades, atendê-los da melhor forma, de maneira clara e transparente", destacou o secretário Pavan.

A Olesc ocorrerá de 7 a 14 e outubro em Rio do Sul e deverá reunir mais de 3 mil atletas na disputa de 14 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, handebol, judô, caratê, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A última vez que Rio do Sul sediou a etapa estadual foi em 2007. No ano passado, 210 municípios participaram das etapas eliminatórias da competição. "Temos muito orgulho de sediar essa Olesc, após 10 anos sem um evento esportivo deste porte do Estado aqui no município", comemorou o prefeito José Thomé, que adiantou que o município se candidatará a receber outras competições da Fesporte.

A proposta do Plano Estadual de Esporte e Lazer será encaminhada para a Assembleia Legislativa para votação e posterior sanção do governador Raimundo Colombo. Aprovado e sancionado, Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a ter uma diretriz do gênero. "Esta era uma demanda expressiva do segmento esportivo catarinense, mas que estava com tramitação morosa desde 2014. Neste ano conseguimos acelerar esse processo com a realização de várias reuniões e esperamos transformar o plano em lei até o final do ano", observou o secretário Pavan.

Seminário-Esporte-Olesc

O seminário ainda contou com uma mesa redonda envolvendo Alexandre Beck Monguilhott, presidente do Conselho Estadual de Esporte; Mário César Bertoncini, procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina; e Carla Krug, gerente de Projetos Esportivos da secretaria. A programação ainda contou com apresentação dos resultados obtidos na pesquisa Suplemento de Esporte, apresentação das estratégia da Fesporte para o segmento esportivo e também de cases de eventos da Fesporte por dirigentes esportivos municipais.

O 1º Seminário de Gestão e Sustentabilidade do Esporte e do Lazer de SC foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em parceria com a Fesporte, Conselho Estadual de Esporte e Tribunal de Justiça Esportiva, além disso conta com o apoio da prefeitura de Rio do Sul, por meio da Fundação de Esportes, Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Informações adicionais para a imprensa

Eduardo Correia
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436/7456
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Site: www.sol.sc.gov.br

 

Com início marcado para as 13h será realizado nesta quarta-feira, 23, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Urbano Rio do Sul, na Rua Abraham Lincoln, n° 120, no Bairro Jardim América, em Rio do Sul, o Workshop Regional  SC 2030 - Macrorregião Alto Vale do Itajaí.

Nesta quarta-feira, 23, será realizado em Rio do Sul o 1º Seminário de Gestão e Sustentabilidade de Esporte e Lazer para discutir as potencialidades e desafios da área, com representantes governamentais e a sociedade. O evento iniciará às 8h30 no Parque Universitário Norberto Frahn (Unidavi), no 'encontro dos rios', em Rio do Sul.

O seminário é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em parceria com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Conselho Estadual de Esporte (CED) e Tribunal de Justiça Esportiva (TJD/SC), com o apoio da prefeitura de Rio do Sul, por meio de sua Fundação de Esportes, Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, reforça que o convite se estende aos prefeitos, dirigentes municipais, técnicos da área esportiva e acadêmicos. “Quanto maior a participação, mais amplos serão os debates n um evento muito importante para a SOL, que poderá conhecer as necessidades dessa área nas diferentes regiões”, destaca.

A programação inclui credenciamento, abertura solene, apresentação do Plano Estadual de Esporte e Lazer, mesa redonda sobre a importância dos conselhos de esporte, apresentação dos resultados obtidos na pesquisa Suplemento de Esporte, estratégias da Fesporte para o segmento esportivo, relato de experiências de parcerias público/privadas do segmento esportivo, a Fesporte em números, e estratégias para a organização de eventos esportivos, ações estratégicas da SOL para o fomento do setor esportivo apresentadas pelo secretário Leonel Pavan e apresentação de cases. O encerramento está previsto para às 17h30.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

Dos 50 trabalhos de diversas áreas, produzidos por alunos das redes estadual, particular e municipais de ensino, doze irão para a etapa estadual, de 12 a 20 de setembro, em Criciúma. Os alunos participaram da 21ª Feira Regional de Matemática da ADR Rio do Sul, realizada nesta segunda-feira, 21, no Colégio Sinodal Ruy Barbosa, no Bairro Sumaré, em Rio do Sul.

Os trabalho são os seguintes: "Cozinhando e Calculando com Autistas", da Apae Rio do Sul; "Com ou Sem Pintinha Aprendemos Matemática com a Joaninha", do CE Prefeito Luiz Soldatelli, de Rio do Sul; "Como Vemos o Tempo Passar", da EEF Fortunato Tarnowsky, de Rio do Odeste; "Tem Matemática na Arte", da EM Honorata Stédile, de Laurentino; "A Matemática nos Impostos" do CE Willy Schleummer, de Rio do Sul; "Laboratório de Matemática Móvel", da EEB Alfredo Dalfovo, de Rio do Sul;"Matemática Financeira na Organização Familiar", do Colégio Dom Bosco, de Rio do Sul; " Viabilidade da Implantação de Máquina Automática de Café na Escola", do Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul; "Avaliação Financeira para Aquisição de Aparelho Celular", do Instituto Federal Catarinense, de Rio do Sul; "A Estatística Subsidiando Ações Profissionais" da Escola Unidavi, de Rio do Sul; " Googlemática por trás do Google", do Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul, e "Função Social da Matemática na Educação Infantil", de CE Ruth Schoreder Ohf, de Rio do Sul.

 A feira envolveu alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Profissionalizante e desperta nos alunos maior interesse pela aprendizagem da Matemática.  Conforme avaliou o secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, " as feiras estudantis são resultado de um processo educativo que envolve escolas e comunidades que são vivenciados por gestores, professores, alunos e seus familiares, sempre vislumbrando a aplicação das ciências para a construção de uma sociedade melhor".

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul