Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Na tarde desta segunda-feira, 18, representantes de órgãos governamentais das  ADRs de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama, reuniram-se na sede da subseção da OAB em Rio do Sul, na primeira reunião conjunta do Colegiado Regional de Governo. A iniciativa busca agilizar processos e economizar recursos, já que a maioria dos representantes regionais dos diversos órgãos governamentais no Alto  Vale do Itajaí precisavam deslocar-se para quatro encontros mensais em diferentes locais. O novo modelo adotado também dá maior eficiência nas discussões e na busca de soluções para problemas locais e regionais.

O secretário executivo regional anfitrião, Ítalo Goral, da ADR de Rio do Sul, abriu os trabalhos destacando que " as reuniões em conjunto serão muito mais produtivas, pois os interesses, na maioria dos casos, são coletivos, e buscaremos soluções em prol de todo o Alto Vale”. Goral também referiu-se às metas conjuntas para todas as regionais como é o caso da duplicação da BR-470 no Alto Vale, prioridade número um para o desenvolvimento regional. “Agora vamos unir forças para que a duplicação saia do papel já que ela é o maior entrave para o desenvolvimento da região, e trataremos de cobrar do Governo Federal providências urgentes a respeito", afirmou.

No encontro, os gerentes regionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Raul Imhof Junior, do Alto Vale do Itajaí, e Gilmar Nolli, da região de Blumenau, falaram do trabalho desenvolvido e sobre as principais conquistas como a de Santa Catarina completar dez anos sem registro de Febre Aftosa, com reflexos na economia.

Ainda durante a reunião, o comandante do 13º Batalhão de Policia Militar, tenente-coronel Renato Abreu, falou sobre a interdição do Presídio Regional em Serra Canoas, em Rio do Sul, devido à superlotação e defendeu a busca conjunta de soluções. “Se antes era solução tirar um criminoso da sociedade, agora é um problema”, observou o comandante.

As reuniões conjuntas do Colegiado de Governo serão itinerantes de agora em diante e, a cada mês, uma Agência Regional das quatro do Alto Vale do Itajaí sediará o evento. Antes do encerramento do encontro, definiu-se por votação unânime que as próximas reuniões serão em Taió em outubro, em Ituporanga em novembro, e em Ibirama em dezembro.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

A Fesporte, que coordena a 17ª Olimpíada Estudantil de Santa Catarina a ser sediada em Rio do Sul e outros municípios, definiu as datas das competições olímpicas. A Olesc tem Joinville como o atual campeão. Das 14 modalidades em disputa, três não serão realizadas em Rio do Sul, mas em outras datas e locais. A natação será a primeira modalidade da Olesc a ser disputada. Entre os dias 15 e 17 de setembro no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça. Na semana seguinte começam as provas da ginástica, as duas em Blumenau. A ginástica rítmica será do dia 28 ao dia 30 de setembro, e a ginástica artística entre 29 de setembro e 1º de outubro no complexo esportivo do SESI.

No final de semana seguinte começam as demais modalidades no município sede, Rio do Sul. Sábado, 7, a partir das 14h, iniciam os duelos do xadrez. Na manhã de domingo, 8, começam os jogos das modalidades coletivas: voleibol, basquetebol, handebol e futsal. Também no domingo serão os primeiros confrontos do karatê e as primeiras provas do atletismo nos naipes masculino e feminino.

Segunda-feira, 9, inicia o tênis de mesa, e na terça-feira, 10,  começam os jogos do tênis e as provas do ciclismo. A última modalidade a começar será o judô, com  lutas a partir das 17h de sexta-feira, 13. No sábado, 14, terminam as modalidades coletivas remanescentes: basquete, futsal e vôlei masculino, e também o handebol feminino.

Três equipes trabalham nas melhorias das estruturas esportivas que irão receber competições nas diversas modalidades em ambos os naipes. Serviços foram intensificados no Ginásio Municipal Artenir Werner e no Estádio Municipal Alfredo João Krieck, ambos no Bairro Canoas, e na Pista de Bicicross, no Bairro Budag, em Rio do Sul. A EEB Professor Henrique da Silva Fontes, no Bairro Canta Galo, em Rio do Sul, sediará as lutas de karatê e judô, e já estão sendo feitas melhorias nos sistemas hidráulico e elétrico, inclusive nas escolas que servirão de alojamento para as delegações. A pista de mountain bike no Bairro Barra do Trombudo está recebendo melhorias. No local acontecerão as disputas de cross country e team relay.

A 17ª Olesc terá 3.500 atletas de 80 delegações municipais. É realizada pelo Governo do Estado, através da Fesporte e da Agencia de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Sul.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

 

Profissionais das áreas de assistência social, segurança pública, direitos humanos e educação, estão atuando durante esta semana em um ônibus, pelas regiões das ADRs de Rio do Sul, Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, do Programa de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo.

O programa é da Coordenadoria Estadual da Mulher, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, e busca desenvolver políticas em defesa da mulher e consciência social sobre o respeito às leis de defesa da mulher, especialmente a chamada Lei Maria da Penha.

Os profissionais das diversas áreas que atendem na unidade móvel, auxiliam mulheres vítimas de violência, no apoio psicológico para superação de agressão física ou sexual, na assistência jurídica e no acesso à delegacia especializa em violência doméstica ou familiar, compondo a infraestrutura de assistência às mulheres em situação de violência das áreas rurais.

Segundo Aretusa Larroyd, da coordenadoria estadual da Mulher, os municípios assumem parte do programa mobilizando meios para organizar as comunidades de modo a esclarecer e melhor atender às mulheres que sofrem de violência. Essas ações auxiliam na diminuição da violência contra a mulher e são um modo de reverter o quadro que aponta ainda índices elevados de violência contra a mulher, principalmente a mulher que vive no campo, em áreas rurais de municípios do Alto Vale do Itajaí e Serra Catarinense.

O secretário executivo da ADR de Rio do Sul, Ítalo Goral, disse que é de suma importância manter estes contatos com representantes municipais para que desenvolvam ações de enfrentamento à violência contra a mulher nas comunidades, conforme as características culturais, econômicas e sociais de cada local.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul


Foto: Homero Buzzi / ADR Rio do Sul
 
Acompanhada pelos bombeiros James Rides da Silva e subtenente João Henrique Sabino, a nova comandante da  3ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Rio do Sul, capitão Priscila Casagrande, esteve em visita de apresentação ao secretário executivo de Desenvolvimento, Ítalo Goral, nesta segunda-feira, 28, na sede da Agencia de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul, no Bairro Canoas, em Rio do Sul.

 A nova comandante é natural de Apucarana (PR), formou-se na Academia de Bombeiros Militares, em Florianópolis, e veio exercer seu primeiro comando em substituição ao capitão BM Davi Pereira de Souza. No encontro foi falado sobre a ransferência da sede do quartel de Bombeiros de Rio do Sul para um local livre de enchentes. O secretário Goral garantiu que esta transferência está mais próxima de acontecer. 

O secretário desejou à nova comandante um bom trabalho frente aos bombeiros da 3ª Cia - que abrange todos os 28 municípios do Alto Vale do Itajaí e o município de Leoberto Leal, pertencente à região da Grande Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul