Foto: Tiago Spezzatto/ADR Palmitos

O município de Caibi recebe desde a última segunda-feira, 22, a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Os jogos envolvem atletas de 12 a 14 anos das escolas dos oito municípios da região da ADR Palmitos, que está promovendo o evento.

Os participantes competem nas modalidades de atletismo, futsal, voleibol, xadrez, badminton e tênis de mesa. Os campeões nas várias provas que fazem parte do atletismo vão direto para a etapa estadual do JESC, o mesmo vale para o xadrez, badminton, e tênis de mesa. Já no futsal e voleibol os campeões são classificados para uma próxima etapa seletiva.

O secretário executivo da ADR Palmitos valoriza o evento. “Nossas competições esportivas estão a todo vapor neste ano. Recentemente tivemos os Joguinhos Abertos em Cunha Porã, e agora mais essa competição que valoriza o esporte para nossos adolescentes e jovens. Temos certeza que esse investimento trará bons frutos.” 

Informações adicionais para a imprensa:
Tiago Spezzatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9146-4952


Fotos: James Tavares / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu os secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) na tarde desta sexta-feira, 12, em Lages, para tratar da promoção da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), uma iniciativa do Governo do Estado. O investimento previsto para esta nova edição é de R$ 700 milhões, como importante medida para dinamizar a economia catarinense.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos realizou na última semana, no município de Cunha Porã, a etapa microrregional da 30º edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Grande público participou da abertura do evento, na quinta-feira, 4, que contou com a participação das delegações, autoridades e apresentações artísticas. Os oito municípios da região da ADR Palmitos participaram dos Joguinhos.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, lembrou o importante papel do esporte. “A prática de esportes é fundamental para todos. O Governo do Estado busca apoiar cada vez mais essas competições que fortalecem a prática esportiva na nossa região, criando um hábito saudável em nossos adolescentes”.

A integradora esportiva da ADR Palmitos, Ivete Tirelli, coordenou o evento. “Parabéns aos atletas que participaram muito bem em todas as competições. Agradeço especialmente ao  povo cunhaporense que lotou o ginásio nos quatro dias dos Joguinhos, ficamos muito felizes com essa participação expressiva”.

O deputado estadual Mauro de Nadal lembrou os investimentos no esporte. “Eu sempre digo que dinheiro aplicado no esporte é um excelente investimento e nunca pode ser considerado como um gasto, pois tudo que aplicamos no esporte trará benefícios também em outras áreas”.

Confira os vencedores:

Voleibol Feminino:
1ºLugar: São Carlos
2ºLugar: Cunha Porã

Futebol de Campo:
1ºLugar: Palmitos
2ºLugar: São Carlos
3º Lugar: Riqueza

Futsal Feminino:
1ºLugar: São Carlos
2ºLugar: Águas de Chapecó
3º Lugar: Cunha Porã

Futsal Masculino:
1ºLugar: Cunha Porã
2ºLugar: Caibi
3º Lugar: Palmitos

Informações adicionais para a imprensa:
Tiago Spezzatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9146-4952


Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

O governador Raimundo Colombo acompanhado do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 3, a Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho, em Palmitos, na região Oeste. A escola que tem 73 anos recebeu do Governo do Estado, por meio do Pacto pela Educação, investimento de R$ 5,4 milhões para sua reconstrução. O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, também participou da inauguração.

“É a maior escola da região que passa a ter ensino integral e um espaço físico moderno, amplo e com todos os equipamentos para poder abrigar o ensino integral e qualificar os alunos. O ensino integral é absolutamente fundamental e os países desenvolvidos investem muito nesse modelo. A Coreia do Sul é um exemplo nesse modelo”, destacou o governador.

Colombo disse ainda que quando se investe em educação se faz justiça e que a região vai ganhar muito com a nova estrutura. “É um passo muito importante e a região de Palmitos está de parabéns. Os alunos passam a ter o benefício dessa nova estrutura e dessas novas condições de trabalho, além do reforço pedagógico que passa a existir com essas condições de agora”.

Com área construída de 3,5 mil metros quadrados a unidade conta com 20 salas de aula, laboratório de informática e química, sala de professores, sala de artes, pátio coberto e pátio aberto, palco com camarim, setor administrativo, ginásio e quadra de esportes. A estrutura tem capacidade para atender 626 alunos dos ensinos Médio e Fundamental, distribuídos em 29 turmas.

A diretora da escola Marli Rosa Regner Camargo explica que em junho de 2015 foi demolida a estrutura antiga e em fevereiro de 2017 as obras foram concluídas. “Depois de 73 e anos a escola foi toda reconstruída. Está ampla, com infraestrutura, enfim, tudo o que se precisa em uma escola. Além de ser bonita e bem feita, com todas as melhorias que desejávamos, agora vem o papel do educador de utilizar nossa estrutura para melhorar a qualidade da nossa educação”.

Para Deschamps o trabalho realizado pelos professores, famílias, alunos e a equipe de direção, fizeram com que a escola se destacasse no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil (Ideb) e atingisse um patamar superior a média de Santa Catarina e consequentemente do Brasil. “Essa escola tem 6,4 nos anos iniciais e 5,5 nos anos finais, o que está bem acima da média brasileira, o que é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui por toda equipe. Isso foi conseguido no período em que a escola estava em reforma, imagina agora com ela totalmente concluída, reformada e com novas condições; o potencial que essa escola tem em desenvolver a Educação da região”.

Para o secretário executivo Adilar Carlesso, a obra impressiona. “É um marco para toda a região a inauguração desta grande obra, que chama atenção pela qualidade e grandiosidade. Um antigo sonho de toda a população, que hoje é uma escola de referência no Estado, contando com uma infraestrutura completa à disposição de alunos, professores e toda a comunidade escolar. Temos certeza que vai ser extremamente útil para Palmitos e toda a região. Foi um grande valor investido, que também mostra a valorização que a ADR Palmitos está recebendo”, finaliza Carlesso.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC