O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, cumpre agenda nas regiões Grande Oeste e Vale das Águas nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23. Nesta tarde participou da reunião de trabalho da Instância de Governança do Grande Oeste, realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó.

O secretário destacou que o turismo catarinense representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Uma das metas é o desenvolvimento do turismo regional, isso está ocorrendo por meio das 12 Instâncias de Governança Regionais. “Os turistas querem participar de atividades em várias cidades, por isso é extremamente importante fortalecer a região e não apenas uma cidade. Turismo é permanente, não basta ter apenas um evento”, destaca.

Na sequência o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, participou de uma reunião na Prefeitura de Cordilheira Alta para manifestar o compromisso na liberação de recursos destinados a melhorias no Centro Integrado de Esportes Ludovico Tozzo.

Para encerrar o dia, participou de um ato de liberação de recursos para reforma do Ginásio Benjamin Menegolla, em Xanxerê. O ato foi realizado na Prefeitura Municipal, a partir das 18h30.

Nesta sexta-feira, o roteiro continuou na cidade de Palmitos. Na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos aconteceu uma reunião com a Instância de Governança da região Vale das Águas. Entre os assuntos, estiveram projetos para sinalização turística da região e demandas do setor. Na ocasião também foi assinado o ato de descentralização de recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) para a realização de eventos esportivos regionais.

À noite o secretário finaliza sua passagem pelo Oeste participando da abertura da seletiva dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, no município de Quilombo. A solenidade será no Ginásio Municipal a partir das 20h.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
48 3365 7436
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
49 2049 7427



Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

SED
Crédito: Dafnée Canello/Ascom SED

Para tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente a Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos. Serão 270 escolas da rede estadual que começarão a utilizar o novo método para contabilizar a merenda nas escolas. A estimativa é economizar em até 10% em 2017, sendo que, em 2016, o investimento em alimentação escolar foi de R$ 130 milhões. Profissionais da ADR Palmitos participaram do treinamento como novo sistema de operação.

“Cada estudante terá a própria Carteira de Identificação Estudantil emitida pelo Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina (Sigesc) o que garante precisão na contagem”, explica o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola. 

Cerca de 180 mil estudantes terão acesso ao aplicativo no momento das refeições. Os dados computadorizados serão transferidos para o sistema de registros da alimentação escolar, repassando a quantidade de refeições a serem pagas por estudante em cada escola. “Em algum momento nós teríamos que dar esse passo para informatizar o sistema da alimentação e colocar ele dentro de uma tendência atual mundial”, frisa o coordenador da Gerência de Tecnologia da SED, Luiz Alberto Rosa.

Para o domínio do aplicativo, 320 profissionais das escolas entre gestores, assistentes de Educação e profissionais das Gerências de Educação estão passando por uma formação no mês de maio a setembro para conhecer o novo sistema e aperfeiçoar o uso dos tablets.

O supervisor de articulação com os municípios da Gered de Palmitos, Agostinho Nos, participou do treinamento. “O novo sistema vai aumentar as possibilidades de avaliação dos dados e amplia em muito o controle da operação. A informatização dessa área é um passo importante na evolução dos procedimentos que são utilizados na educação do Estado. A informatização é uma tendência global que gera grande facilidade no monitoramento dos números, entre outros benefícios”, disse 

Informações adicionais para a imprensa:
Tiago Spezzatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9146-4952

O Governo do Estado lançou em Chapecó o SC Bem+Simples, um programa que visa facilitar o processo de abertura e fechamento de empresas no Estado. A atividade econômica ou o imóvel que for enquadrado como baixo grau de risco sanitário, baixo potencial poluidor ou baixa complexidade receberá automaticamente o documento de liberação e poderá seguir com o processo de autorização para o funcionamento da empresa.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, participou do lançamento. “Esse programa é muito bom porque diminui os entraves burocráticos e cria um ambiente favorável ao empreendedorismo. Santa Catarina está sendo pioneira no Brasil nesse tipo de iniciativa”, finaliza Carlesso.

Informações adicionais para a imprensa:
Tiago Spezzatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9146-4952