Curso de formação continuada na ADR de Palmitos

 

Foto: Tiago Spezzatto/ ADR Palmitos

Iniciou nesta segunda-feira, 5, em Palmitos, o Curso de Formação Continuada Descentralizada de Professores: Planejamento e Gestão Pedagógica. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Regional de Educação da ADR Palmitos. Serão cinco dias de curso no período vespertino e matutino, com a participação dos mais de 500 profissionais da rede estadual de educação que atuam na região da ADR Palmitos.

O evento tem como objetivo subsidiar a discussão e organização dos aspectos pedagógicos das escolas e principalmente o planejamento de ações para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Estão envolvidos nas atividades professores, assistentes técnicos pedagógicos, especialistas, assistentes de educação, assessores, diretores das dezenove escolas estaduais e Casas Familiares Rurais, além dos servidores da Gered de Palmitos.

O secretário executivo participou da solenidade de abertura e acompanhou as atividades no primeiro dia. “Grande parte da nossa ADR é dedicada à educação, isso faz com que nosso trabalho seja muito voltado para essa área que é tão importante. Queremos que este ano seja de muitos avanços no que tange ao processo de ensino aprendizagem. Contamos com o apoio de todos os profissionais e também estamos sempre à disposição.”

O gerente de educação Clairton Bernardo deixou uma mensagem aos educadores. “Sabemos que a educação é a ferramenta para mudar as coisas, para avançar. Precisamos fazer a diferença primeiramente em nossa região, deixar o nosso legado.”

A coordenadora do evento e supervisora de gestão escolar, Franciele Lazzari, aponta para benefícios da realização. “É um momento de troca de conhecimento entre todo o grupo da rede estadual da nossa região, são centenas de profissionais, o que vai enriquecer o trabalho de cada um e de cada escola da região.”

Dentre as atividades estão as palestras:

- O olhar diferenciado do professor e suas especificidades fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, com a Alzira Cândido Lopes;

- Cidades inteligentes: desafios e soluções tecnológicas, com Ramicés dos Santos Silva

- O professor no contexto atual, com Jeferson Sacol Ferreira

- Avaliação, com Elcio Cecchetti

Informações adicionais para a imprensa
Tiago Spezzatto
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.adr.sc.gov.br / adrpalmitos@gmail.com
Telefone: (49) 3462-4044 / 99146-4952
sc.gov.br/regionais/palmitos


Foto: Kenia Pereira/ADR Palmitos

A ADR de Palmitos está promovendo diversas reformas e ampliações nas escolas da região. Investimentos em acessibilidade, pinturas, preventivo contra incêndios e melhorias gerais devem somar R$ 500 mil e beneficiar mais de 16 escolas nos oito municípios da região. Algumas obras já foram iniciadas no final de 2017 e outras estão previstas para os próximos dias.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, trabalhou na conquista dos recursos para a região. “São reformas que vão trazer muito mais qualidade para os alunos e profissionais da educação. Além disso, também podemos atender a certas demandas legais que são necessárias, como nos casos de acessibilidade e preventivos de incêndio. Nos dedicamos muito a isso e estamos felizes ao vermos que estão saindo do papel”, disse.

A gerente de Infraestrutura da ADR Palmitos, Kenia Pereira, acompanha as obras. “As melhorias em escolas de São Carlos, Cunha Porã, Mondaí e Riqueza já estão em andamento. Nos próximos dias, devem ser instalados os kits preventivos contra incêndio em 16 escolas, e também iniciada reforma da Gered, em Palmitos. Estamos trabalhando nos prazos e previsão orçamentária corretos”, disse.

Informações adicionais para a imprensa
Tiago Spezzatto
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.adr.sc.gov.br / adrpalmitos@gmail.com
Telefone: (49) 3462-4044 / 99146-4952
sc.gov.br/regionais/palmitos

Profissionais que atuam no Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas regiões das Agências de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha e Palmitos estarão reunidos nesta terça-feira, 14, no auditório da EEB São Miguel de São Miguel do Oeste, para um Fórum Regional, no qual serão apresentados cases.

O evento, organizado pela Gerência Regional de Educação (Gered) de São Miguel do Oeste, também contará com palestra da técnica da Secretaria de Estado da Educação, Sirley Damin de Medeiros, que falará sobre as projeções do EMI para os próximos anos.

A integradora da Gered de São Miguel do Oeste e coordenadora do Fórum, Beatriz Naue, explica que o objetivo é atualizar os profissionais com informações sobre o Projeto, além de compartilhar experiências exitosas. “Essa troca é muito importante, pois os profissionais saem do evento com ideias que podem ser implantadas em suas escolas”, afirma.

--
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

São Carlos - ADR Palmitos realiza etapa microrregional Moleque Bom de Bola

A Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos promoveu, na última semana, a etapa microrregional do Moleque Bom de Bola, no município de São Carlos. Participaram escolas dos municípios de toda a região da ADR Palmitos. Os vencedores avançam para a próxima fase da competição.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, acompanhou as atividades. “O Governo do Estado, por meio da ADR Palmitos, está investindo bastante no esporte da região. Nos últimos dias tivemos torneios de bolão, bocha, o JASC, enfim, diversas competições e modalidades. Além disso, temos Campeonato do Cinquentões, que é uma referência no Estado e mobiliza muitas pessoas na região.”  

Confira a classificação
 
Masculino
1º Lugar: EEB Cardeal Arcoverde - São Carlos 
2º Lugar: EEB Dom Pedro II - Caibi 
3º Lugar: EEB Irineu Bornhausen - Águas de Chapecó

Feminino
1º Lugar: EEB Nicolau Schoenberger - Cunhataí 
2º Lugar: EEB Irineu Bornhausen - Aguas de Chapeco 
3º Lugar: EEB Dom Pedro II - Caibi

Informações adicionais para a imprensa
Tiago Spezzatto
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.adr.sc.gov.br / adrpalmitos@gmail.com
Telefone: (49) 3462-4044 / 99146-4952
sc.gov.br/regionais/palmitos