Estudante de Maravilha é selecionada para prestar vestibular da FGV
Foto: Suzana Francieli Ferrari

A estudante Valéria Novelo esteve no Rio de Janeiro no último dia 15 de outubro realizando vestibular pela Fundação Getúlio Vargas. A estudante é aluna da EEB João XXIII, uma das 15 escolas que foi selecionada por alunos do país inteiro pela fundação para indicar aluno com melhor desempenho para prestar o vestibular.

A Fundação Getúlio Vargas entrou em contato com a escola, que se distinguiu nos últimos anos pelo seu desempenho no Enem e solicitou a indicação de um aluno com melhor desempenho. A indicação foi da estudante Valéria. A fundação ofereceu curso online de aperfeiçoamento nas áreas de Matemática, Português, Literatura e Redação.

O vestibular foi realizado no último final de semana. A estudante viajou para o Rio de Janeiro acompanhada da professora Raquel Rollwagem, ambas tiveram todas as despesas pagas pela fundação. A professora participou de reuniões com educadores de outros estados, que acompanhavam seus alunos. No total, 49 alunos foram selecionados pela fundação neste processo.

De acordo com a professora Raquel, esta foi uma oportunidade também de conhecer a realidade das demais escolas. “O contato com professores conceituados, pesquisadores e alunos de destaque, nos mostrou que estamos no caminho certo, por exigir e buscar conhecimento. Fomos reconhecidos e, segundo a fundação, a ideia é continuar dando esse suporte para as escolas que têm tentado fazer a diferença na educação brasileira”, afirma a professora.

Para a estudante Valéria Novelo, que escolheu o curso de Direito, poder participar do vestibular foi gratificante. “Estou feliz por ver meu esforço e notas serem reconhecidos, através de uma oportunidade como esta, e meu desejo é passar no vestibular para mostrar que escolas de cidades do interior também podem ter grandes oportunidades”, disse.

O aluno aprovado no vestibular será admitido na FGV a partir de fevereiro de 2018, terá isenção de pagamento de taxas escolares e receberá uma bolsa de manutenção de até R$ 2 mil por mês, cuja renovação será condicionada ao bom desempenho acadêmico. O resultado das aprovações sai no próximo mês.  

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha

Gered Maravilha reúne coordenadores do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Foto: Suzana Francieli Ferrari

A Gerência de Educação (Gered) reuniu, na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, através da oordenadora regional Lurdes Devenci Vendrame, os coordenadores locais do PNAIC, dos 14 municípios de abrangência da ADR. 

A reunião tratou sobre as atribuições do coordenador regional e dos coordenadores locais conforme prevê a portaria nº 826 de 7 de julho de 2017. Em seguida, foram apresentados diagnóstico e socialização das ações planejadas para atingir as metas propostas nos direitos de aprendizagem dos alunos do primeiro ao quinto ano.

De acordo com a coordenadora regional do PNAIC, Lurdes Devenci Vendrame, foram avaliadas diversas ações para atender a demanda. “É muito importante a participação dos coordenadores nas reuniões para essa troca de ideias e também necessário que eles estejam atentos aos prazos de entrega dos documentos”, destaca Lurdes.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: www.facebook.com/regional.maravilha


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, assinaram na tarde desta quarta-feira, 18, no Centro Administrativo, em Florianópolis, ordens de serviço para a construção de 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os recursos, no total de R$ 6,8 milhões, serão disponibilizados por meio do Programa Pacto pela Proteção Social.

“É uma ação emblemática para o Estado em atender as pessoas que mais precisam. Um programa de alto alcance social que vai atender a população mais carente nas comunidades menos desenvolvidas de Santa Catarina, prestando um serviço de assistência, psicológico e de proteção”, destacou o governador.


Foto: Suzana Francieli Ferrari/ADR Maravilha

Os estudantes alemães que estão participando do Programa Intercâmbio IGS Wunstorf, visitaram na tarde desta segunda-feira 16, a Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha. Acompanharam a visita, a diretora, professores e alunos da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete. Os alunos da escola estiveram na Alemanha no ano passado e agora recebem os alemães para retribuir a hospitalidade.

Na conversa com servidores da gerência de Educação e demais gerentes da ADR de Maravilha os alunos brasileiros relataram sobre a experiência de quando estiveram na Alemanha. Os estudantes alemães falaram sobre seu país, respondendo aos questionamentos sobre a sua estadia no Brasil. A tradução foi realizada pelo professor Altair Reinher.

A gerência de Educação da ADR Maravilha comentou sobre o trabalho desenvolvido no Estado na área da educação e os professores alemães também relataram sobre o sistema escolar da Alemanha. Segundo a gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath, este intercâmbio é uma experiência inesquecível.  “É uma oportunidade para nossos alunos aprimorar o seu conhecimento em alemão e conhecer a cultura e o sistema da educação alemã”, afirma Zenaide.

De acordo com o secretário Executivo da Regional de Maravilha, Jonas Dall´Agnol, poder conhecer e destacar as semelhanças e diferenças da Alemanha e do Brasil é uma troca de experiências enriquecedora.

Os intercambistas destacaram sobre a hospitalidade e cordialidade dos brasileiros, sobre a comida e cultura e que estão felizes com a troca de experiência. Eles chegaram ao Brasil no dia 4, realizaram visitas a pontos turísticos do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estão freqüentando as aulas da escola Nossa Senhora do Salete. Eles ficam hospedados na casa das famílias dos alunos brasileiros que foram à Alemanha no ano passado.

Na sexta-feira, 20, os estudantes retornam para a Alemanha.O intercâmbio é realizado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o idealizador da realização do intercâmbio foi o pastor Leandro Ristow, com o apoio de pais e professores. 

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha