Regional Chapecó (Atualização às 16h) - As ações do Colegiado de Governo da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó estão sincronizadas para garantir a retomada da normalidade nos municípios de abrangência. Nesta quarta-feira, 30, a Polícia Militar, em conjunto com outros órgãos de Segurança Pública e Exército, estão tomando todas as medidas possíveis para fazer o abastecimento, tanto de combustível quanto de outros insumos.

Foram liberados todos os trevos das rodovias federais que abrangem a área do 2º BPM. Todos os pontos de manifestação em Rodovias Estaduais também foram desmobilizados na região.

Rio do Sul - Casal de Palmitos vence a dança de salão dos Jasti na categoria 70 anos ou mais

De 23 a 27 de maio, municípios da ADR Maravilha participaram em Rio do Sul, da 11ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). Os jogos reuniram cerca de 2 mil atletas a partir de 60 anos de 172 cidades do Estado de Santa Catarina. Da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha participaram os municípios de São Carlos, Palmitos, Cunhataí, Caibi, Cunhã Porã, Águas de Chapecó, Riqueza, Sul Brasil, Modelo, Maravilha, Romelândia, Pinhalzinho, Saltinho, Saudades e Sul Brasil.

As modalidades disputadas nos Jasti 2018 foram: bocha, bolão 23, canastra, danças de salão, coreografia e folclórica, dominó, handebol adaptado e voleibol. Na categoria 70 anos ou mais, os vencedores foram: Eloi e Primo da Silva do município de Palmitos. A Integradora Esportiva da unidade de Palmitos, Ivete Tirelli, declara que além da competitividade dos jogos os atletas aproveitaram os dias de muita alegria e descontração.

Os Jogos Abertos da Terceira Idade são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).                                         

Informações adicionais para a imprensa

Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha

Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver sem Violência finaliza o roteiro da Regional de Maravilha nesta quinta-feira

O ônibus itinerante do Programa Mulher Viver sem Violência percorreu quatro municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha. A programação foi realizada do dia 21 a 24 de maio.

Esta ação é realizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e municípios. O programa tem como objetivo orientar e informar as mulheres, bem como integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados a elas. O veículo é estruturado com duas salas de atendimento para prestar orientações às mulheres e está percorrendo o Estado.

A programação começou no dia 21 de maio no município de Caibi. Na Praça Municipal Pedro Antonio Bigaton, onde foram repassadas orientações por membros do Poder Judiciário da Comarca de Palmitos à comunidade em geral e também para jovens alunas no 9º ano da EEB Humberto de Alencar Castelo Branco. 

Em Riqueza a ação foi realizada durante o dia 22 no Centro Social do município. A palestra sobre Violência contra a Mulher com a palestrante Sandra Bataglin chamou a atenção da comunidade. Participaram do evento cerca de 300 pessoas. Para as alunas Diviane Peretti Kapp e Bianca Locatelli de 15 anos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Genoveva Dalla Costa a palestra trouxe muitas informações sobre a realidade da violência existente contra a mulher. “A palestra me chamou a atenção por que devemos estar preparadas para evitar qualquer tipo de violência e também devemos estar atentas a violência que pode estar a frente de nossos olhos e que muitas vezes não enxergamos”, diz Bianca.

De acordo com o professor de filosofia da escola, Hevandrus dos Santos é uma característica da EEB Genoveva Dalla Costa participar de atividades como esta, de integração. “O tema violência é um tema atual e para os alunos são importantes essas informações atuais. Esse momento de partilhar conhecimento é uma maneira de ter contato direto com a realidade e a palestra mostrou para os alunos a realidade dura e o leque sobre os tipos de violência enfrentados”.

No dia 23, o ônibus lilás esteve em Cunha Porã. A programação contou com apresentação de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, alunos da Apae, momento de yoga, orientações psicossociais e conversa sobre “O empoderamento feminino” com a coach Lenir Bernardi. Na noite de terça-feira 22, a comunidade participou de uma palestra com o delegado da Polícia Civil do município, Conrado Ferri Cintrão que esclareceu ao público sobre quais são os tipos de violência e de que forma é possível fazer a denúncias.

Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver sem Violência finaliza o roteiro da Regional de Maravilha nesta quinta-feira

Finalizando o roteiro da semana, o ônibus fez a última parada no município de Cunhataí nesta quinta-feira 24. Mulheres participaram de palestras e testes na área da saúde, oficina de alimentação saudável e também conversas com a polícia militar sobre a legislação em defesa da mulher. Foi realizada amostra de plantas medicinais e parceria com universidades que contribuíram para o dia de informações e orientações.

De acordo com a servidora da gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Lucia Fuzinatto o evento fui um sucesso nos municípios programados, onde contaram com expressiva participação do público feminino. “Os profissionais envolvidos tiveram a oportunidade de empoderar essas mulheres, orientando-as para que quando lidarem qualquer tipo de violência não sofram caladas, busquem ajuda, principalmente através da denúncia”, declara Lucia.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha

 

Maravilha -  Escola João XXIII celebra 50 anos de história
Fotos: Suzana Francieli Ferrari/ADR Maravilha

A Escola de Educação Básica João XXIII de Maravilha celebrou no último sábado 19, os 50 anos de fundação da escola. A solenidade reuniu aproximadamente mil pessoas, entre elas ex- alunos, ex-funcionários, ex-diretores e ex-professores, além de autoridades locais e regionais.

Exposição de trabalhos, homenagens, apresentações e lançamento de uma revista que retrata a história da escola iniciada em 18 de maio de 1968, marcaram as comemorações. A elaboração da revista contou com a colaboração de patrocinadores. O cinquentenário também foi festejado com um almoço servido no Salão Paroquial Católico de Maravilha.

Toda a comunidade escolar esteve empenhada para organizar esta comemoração que apresentou recordações que marcaram a vida de muitas pessoas nessas cinco décadas de história. Atualmente, a escola que iniciou com apenas quatro salas de aula contempla uma estrutura grande e bonita para atender os mais de 900 alunos.

Maravilha -  Escola João XXIII celebra 50 anos de história

De acordo com a diretora da escola, Asta Nerling, o ano de 2018 é especial para a EEB João XXIII. Marcado com comemoração, mas também com muito trabalho, pesquisa e planejamento.  “Fazer parte da história da escola no seu cinquentenário é extremamente importante por que nos remete a momentos emocionantes em que foram ouvidos depoimentos dos que contribuíram com o desenvolvimento do educandário. Comemorar esta data é significativo pois reflete o crescimento da escola desde o número de alunos até a qualidade de ensino ofertada”, declara a diretora.

O secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Jonas Dall´Agnol, parabenizou a todos os envolvidos e a todos que fizeram parte dos 50 anos do educandário. “Sabemos que muitos desafios e batalhas foram enfrentados para chegar até a esta comemoração, mas com certeza hoje vemos a EEB. João XXIII sendo referência para toda a região do oeste catarinense”, declarou Dall´Agnol.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha