Visita sul-coreanos à barreira da Cidasc

Foto: Departamento Regional Cidasc - Mafra

Três técnicos da Agência de Quarentena de Animais e Plantas da Coreia do Sul, acompanhados de uma tradutora, além de fiscais do Ministério da Agricultura e funcionários da Cidasc estiveram na quinta-feira, 19, na estrutura da companhia em Mafra, na BR-116, em missão para avaliar o sistema de produção de carne bovina no estado de Santa Catarina.

Após a apresentação de todos os funcionários que estavam em escala na barreira sanitária e os demais responsáveis do departamento regional e estadual, os sul-coreanos conheceram o sistema de fiscalização de trânsito de animais, seus produtos e subprodutos, os registros realizados no Sistema de Gerenciamento (SIGEN+), as regras de trânsito, os documentos apresentados, o que é permitido ingressar, como é feito o controle de cargas que se deslocam no sentido do estado do Rio Grande do Sul, as normativas que regulamentam esses fluxos e como a Cidasc age em casos de inconformidades e irregularidades.

Em conjunto com as apresentações, diversas atividades de rotina foram acompanhados pelos técnicos, como o lançamentos das informações no sistema, o método de abordagem aos veículos transportadores, o sistema de desinfecção e a estrutura geral do local.

Após esta etapa da missão, os técnicos seguiram para Rio do Sul onde, na sexta-feira, 20, visitaram uma fábrica de ração em Taió e um frigorífico de bovinos em Pouso Redondo.

"A missão é de grande importância para Santa Catarina - único do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação. A qualidade dos produtos catarinenses, juntamente com os controles realizados pela agroindústria, foram capazes de cumprir os requisitos da Coreia do Sul para iniciar o comércio de carne suína ao país, processo que agora tem seguimento com as tratativas para a venda da carne bovina", disse o gestor regional da Cidasc Fabiano Franco dos Santos.

Nery Nader Jr - ADR Mafra

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Reunião CGO - Palestra Maternidade Dona Catarina Kuss
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

A cada reunião do Colegiado Regional de Governo é a vez de um dos órgãos estaduais com representação na região apresentar um resumo de suas ações. Na reunião de quarta-feira, 11, foi a vez da diretora da Maternidade Dona Catarina Kuss, Célia Bueno Franco Saliba, e da enfermeira Fernanda Vandresen apresentarem um pouco do trabalho realizado pela instituição, abordando desde o banco de leite até as UTIs neonatais. Elas destacaram ainda o atendimento que a maternidade estadual disponibiliza para todo o Planalto Norte.

O encontro mensal foi realizado, mais uma vez, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, sendo presidido pelo secretário executivo Abel Schroeder, e contou com a participação dos gerentes da ADR e de representantes da Cidasc, Casan, Celesc de Mafra e de São Bento do Sul, Epagri, Presídio de Mafra, Secretaria de Estado da Fazenda, Polícia Militar de Mafra e IGP.

Além da apresentação da maternidade, foram apontados, pelo secretário Abel, alguns dos eventos e ações realizados na região ao longo dos meses de agosto e setembro, como por exemplo:

- Etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina de 12 a 14 anos (Jesc 12-14), realizada em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra;

- Lançamento do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2) - ocorrido na Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), que engloba três municípios da ADR Mafra (Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho);

- Comemorações do Centenário de Mafra - prestigiadas pelo governador Raimundo Colombo;

- Expomafra - que contou com o Encontro do Planorte Leite e o Encontro dos Beneficiários do SC Rural;

- Assinatura de convênios com as Apaes da região;

- Workshop Macrorregional do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina SC 2030.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Itaiópolis - Assembleia do Conselho de Desenvolvimento Regional
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Nesta quinta-feira, 28, às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Itaiópolis, foi realizada a terceira assembleia ordinária de 2017 do Conselho de Desenvolvimento Regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra.

O conselho, presidido pelo secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, reúne os prefeitos municipais, presidentes das Câmaras de Vereadores e dois representantes da sociedade civil dos sete municípios que compõem a ADR Mafra (Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul).

Ao abrir a reunião, o secretário Abel Schroeder falou da importância das reuniões e dos desafios de se realizar gestão pública diante de um cenário que exige cada vez mais a contenção de despesas.

O evento contou ainda com uma apresentação da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental. O sargento Leonardo Joriel de Quadros e o cabo Luiz Mateus Moreschi fizeram uma exposição das ações e projetos realizados dentro da área de atuação da companhia, que inclui cinco dos sete municípios que fazem parte da ADR Mafra: Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.

Os projetos da Polícia Militar Ambiental incluem algumas iniciativas já consolidadas na companhia, como as palestras educativas e o Protetor Ambiental, assim como novidades como a criação do PUMA (Programa Unidos pelo Meio Ambiente), baseado no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), do Projeto Educação Ambiental Itinerante, do programa de rádio Comunidade Ambiental, e do PAC (Policiamento Ambiental Comunitário). Alguns novos projetos estão em desenvolvimento, como o conceito de Polícia Administrativa nas empresas, com a instituição do Selo Verde, e o Projeto Pescador Esportivo Mirim. Com eles, a PM Ambiental pretende ampliar ainda mais o alcance das suas ações.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores de Itaiópolis, Celestino Smangozeski, salientou que, antigamente, era difícil encontrar obras do Governo do Estado sendo realizadas no município e na região, sendo que agora uma das maiores, no âmbito da infraestrutura, tem grande parte de sua execução em Itaiópolis, sendo uma reinvindicação antiga de todos os munícipes.

No encontro também foi apresentada a solicitação de reforma da EEB São João Batista. Segundo o gerente de Infraestrutura da ADR, Célio Leandro Sarmento, o orçamento sintético já foi realizado e encaminhado à Secretaria de Estado da Educação para dar continuidade ao processo.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Mafra - ADR renova contratos com as Apaes da região
Foto: ADR Mafra/Divulgação

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, a gerente de Educação Eliane Hübl e a integradora de programas e projetos, Luciana Pscheidt, visitaram, ao longo do mês de setembro, as Apaes de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre, para assinar as renovações dos convênios técnico-pedagógicos entre e o Estado e as associações.

Os acordos estabelecem condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência por meio da cedência de professores efetivos do quadro do magistério, admitidos em caráter temporário pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Nas mais de 200 instituições especializadas conveniadas, como Apaes e congêneres, a fundação beneficia cerca de 20 mil usuários com concessão de professores.

O secretário Abel Schroeder disse que foram renovados os convênios do acordo de cooperação entre a FCEE e as sete Apaes dos sete municípios da ADR Mafra. “Pelos próximos dois anos, a FCEE estará disponibilizando profissionais especializados em educação especial”, complementou.

Abel lembrou que o Governo do Estado também realiza anualmente repasses do Fundo Social para as Apaes. “Para evitar a queda na arrecadação do fundo, por conta da recente crise econômica, a forma de cálculo foi refeita, garantindo um repasse mínimo”, disse Abel. “O governo majorou as parcelas de acordo com a necessidade das Apaes, sendo que algumas chegaram a um aumento de cinquenta por cento”, finalizou.

Na região da ADR Mafra, o repasse total para as Apaes, até o final do ano, será de R$ 1.062.019,43.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra