Joinville - Nova cobertura da Maternidade Darcy Vargas

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville está finalizando a cobertura da Maternidade Darcy Vargas em Joinville. A antiga estrutura em madeira foi trocada por uma nova cobertura metálica. O investimento é de R$ 1,9 milhão, incluso a troca da tubulação de cobre para água quente e a pintura.

Renata Catarina de Oliveira, 31 anos, está há três meses sendo atendida no hospital porque as gêmeas estão na UTI neonatal. “Eu acompanhei a reforma antes delas nascerem e agora vejo e ficou muito boa, tanto pela altura do forro que está mais alta e porque também melhorou, o hospital está mais bonito”, disse a auxiliar de escritório. A obra também contemplou nova pintura da unidade hospitalar e ainda demanda alguns acabamentos para ser entregue oficialmente à comunidade.

Joinville - Nova cobertura da Maternidade Darcy Vargas

"Desde 2013 temos realizados inúmeras melhorias na MDV, desde a ampliação de leitos, climatização e jardinagem. Tínhamos uma necessidade de conseguir substituir o telhado para dar mais conforto aos usuários e segurança aos equipamentos tecnológicos existentes além de melhorar todo o fornecimento de água e deixar o hospital mais bonito e humano”, comenta a secretária executiva da ADR, Simone Schramm.

Somente no primeiro semestre deste ano a MDV fez 30.224 atendimentos, em 2016 foram 58.703 e em 2015, mais 60.630. O Governo do Estado investe por mês o valor aproximado de R$ 5,1 milhões para manter a Maternidade Darcy Vargas. Os dados tem como base o mês de outubro e incluem a folha de pagamento dos servidores.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado mutirão de cirurgias de cataratas em hospitais de Santa Catarina. Na região Norte do Estado, 16 municípios participam. Os pacientes são atendidos no Hospital Bethesda, em Joinville. No total, serão 1.295 procedimentos.

No Hospital Bethesda, as cirurgias começaram no dia 4 de dezembro. Até o momento, 845 pacientes foram atendidos. Outros 450 estão agendados até o dia 17, quando encerra o mutirão em Joinville.

O Governo do Estado repassa os recursos para a Prefeitura de Joinville, que faz o pagamento aos prestadores de serviço. Os pacientes atendidos na maior cidade do Estado são dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Major Vieira, Porto União, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos e torna a visão opaca e turva. Pacientes, geralmente, veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar, primeiro, um dos olhos.

A Secretaria de Estado da Saúde prevê mais mutirões de cataratas para os primeiros meses de 2018. Atualmente, 13 unidades participam do mutirão em Santa Catarina. São elas: Hospital e Maternidade Rio do Testo (Pomerode), Hospital Oase (Timbó), Hospital Dom Joaquim (Brusque), Hospital Azambuja (Brusque), Hospital de Olhos (Blumenau), Hospital São Luiz (Campo Alegre), Hospital Nossa Senhora da Penha (Penha), Hospital São Donato (Içara), Hospital Maicé (Caçador), Hospital de Fraiburgo, Hospital Bethesda (Joinville), Hospital Nossa Senhora das Mercês (Iporã do Oeste) e Hospital de São Lourenço do Oeste.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville


Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

O governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm, participaram nesta quarta-feira, 13, em Joinville, da formatura de 117 novos policiais militares. “É um número expressivo, que vai ampliar as condições de trabalho e deixar ainda mais eficiente o serviço da PM e a atuação das forças de segurança pública. Estamos aqui para valorizar o gesto de cada um ao assumir esta missão tão nobre, bonita e forte”, disse o governador.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Joinville por meio do Instituto de Identificação realizou campanha para a adoção de cartinhas de Natal de crianças e adolescentes carentes. Uma árvore foi decorada com os diversos pedidos, desde brinquedos, roupas, calçados, bicicletas e material escolar. A entrega no Bairro Jardim Paraíso será realizada nesta quinta-feira, 14, às 13h, na Escola de Ensino Médio Nagib Zattar. Para as crianças do Bairro Comasa a doação será no sábado, 16, às 13h, na Associação Instituto Mória.

Além dos servidores, os cidadãos da comunidade atendidos no órgão também puderam adotar os escritos. “Optamos por fazer uma ação diferenciada com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e são locais onde o Estado precisa estar mais presente. Durante a entrega vamos realizar um mutirão, gratuito, de carteiras de identidade”, destaca a gerente do IGP, Suellen Pericolo.

A solidariedade também partiu das unidades de ensino da rede estadual. Nesta sexta-feira, 15, funcionários e alunos da Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha, da EEB Germano Timm e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) entregarão presentes arrecadados para crianças no Bairro Paranaguamirim. A entrega será na EEB Marli Maria de Souza, às 10h. “Vamos presentar aproximadamente 300 crianças entre sete e 12 anos com pedidos singelos como bolas, calçados, carrinhos, pipa e outros brinquedos”, conta a educadora Dalva Moser, diretora do Ceja.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville