Inaugurado em 1918, o Grupo Escolar Felippe Schmidt é a unidade de ensino mais antiga de São Francisco do Sul. Obras de reforma e restauração estão sendo executadas pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e totalizam um investimento de R$ 2,3 milhões. No terreno ao lado da unidade, está sendo edificada uma quadra coberta para proporcionar atividades físicas aos estudantes, outro investimento de R$ 553 mil. Financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), as melhorias devem estar concluídas até o final do primeiro semestre de 2018.

Por essa razão, no início do próximo ano letivo os alunos do ensino médio da EEB Felipe Schmidt serão transferidos para a EEB Santa Catarina. “Vamos concentrar o ensino médio em uma escola que atende somente a esta demanda e, dessa forma, o setor de infraestrutura conseguirá avançar na obra porque a escola terá menor número de alunos”, comenta a gerente da Gered, Lorena Rothbarth. A unidade funciona de manhã e à tarde com alunos do quinto ano do ensino fundamental ao terceirão, são 542 estudantes, sendo 276 do ensino médio.

A mudança passa a valer somente no ano letivo de 2018. “As obras da fachada da escola foram executadas, mas será necessário um trabalho interno que envolve as salas de aula”, explica o engenheiro Fabiano Lopes, da ADR. Uma empresa executa a obra da quadra (74% concluída) e outra detém o contrato para a restauração (69% concluída). Essa segunda empresa perdeu a todas as certidões negativas de débito e terá o contrato rescindido, por essa razão neste momento as obras de restauro estão paralisadas e voltam ao normal assim que ocorrer a definição de nova empresa por meio de licitação.

Escola está sendo restaurada

No resgate da arquitetura, o projeto prioriza um antigo sistema de ventilação subterrânea e terá o assoalho recuperado, bem como, as telhas francesas. Os tijolos maciços serão reaproveitados e o forro em PVC voltará a ser de madeira. Os balaústres e lambrequins danificados, uma característica da fachada da escola, também passam constam na recuperação. O projeto foi analisado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como forma de manter as caraterísticas originais do prédio. Um setor da escola com salas está pronto, a restauração da fachada também, depois vem à fase de reparos internos. A reforma contempla ainda rampas para acessibilidade, melhorias nas instalações hidrossanitárias, instalação de para-raios e sistema de prevenção a incêndio exigido pelo Bombeiro Militar. Na área externa, paisagismo com canteiros, bancos e plantio de grama.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville

Até a próxima quarta-feira, 20, ficará aberto o período de inscrições do Processo Seletivo nº 06/2017 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). São dez vagas de professor substituto em três municípios: Florianópolis (Cefid)Ibirama (Ceavi) e Joinville (CCT).

Na próxima terça e quarta-feira, 19 e 20 de setembro, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio do Cosems/SC e do Ministério Público (MP), estarão em Joinville para apresentar a gestores, prestadores de serviços e técnicos envolvidos no processo regulatório das macrorregiões do Nordeste e Planalto Norte, as ações estruturantes da Política Estadual de Regulação sobre a publicação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) na internet.

Decka Cortese, gerente dos Complexos Reguladores da SES, enfatiza a importância da participação de representantes de todos os municípios e das unidades hospitalares destas macrorregiões, pois a programação inclui além de treinamentos do sistema SISREG, nos módulos ambulatorial e hospitalar, exposição acerca da publicação das filas de espera, da Programação Pactuada Integrada (PPI) Ambulatorial, bem como a apresentação de uma nova ferramenta do Tratamento Fora do Domicílio (TFD-online).

O gerente da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares da SES, Arion Bet Godoi, explica que também vem sendo apresentada uma nova dinâmica na regulação das internações hospitalares, com a utilização do sistema SISREG, no módulo hospitalar, para a gestão das filas de cirurgias eletivas.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Cristine Geller Leopoldo, diz que este é último evento do cronograma de Treinamentos Macrorregionais, constante no Anexo Único do Decreto nº 1.168, de 29 de Maio de 2017, que regulamenta a Lei nº 17.066/17. Em um curto prazo, foram capacitadas todas as Macrorregiões de Saúde do Estado, conforme cronograma abaixo, permitindo o engajamento de muitos profissionais, agregando saber e competência e fortalecendo o comprometimento das áreas.



 

Foto: Rafael Paulo/SAI

A delegação empresarial do estado alemão de Baden-Württemberg foi recebida nesta quarta-feira, 13, pelo secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Carlos Adauto Virmond, durante visita a Joinville para a feira de tecnologias, máquinas e automação Intermach.

O encontro foi organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, em parceria com a Secretaria de Assuntos Internacionais. Na recepção, o secretário Virmond apresentou Santa Catarina. “Além de identificar novos negócios e parcerias na feira, os empresários de Baden-Württemberg puderam conhecer mais sobre Santa Catarina, que ainda é pouco conhecido naquele que é um dos estados mais desenvolvidos da Alemanha”, disse o secretário. O prefeito Udo Döhler pontuou características de Joinville.

Além de empresários, o grupo alemão foi composto pelo diretor para Assuntos da América Latina do Ministério da Economia, Trabalho e Habitação de Baden-Württemberg, Ewald Stirner; pela gerente da Área da América Latina, da Baden-Württemberg Internacional, Ines Banhardt; e pelo gerente de Comércio Exterior e Infraestrutura de Karlshue, Udo Götschel.

Segundo Götschel, há interesse da parte do seu estado em cooperações. “Estamos aqui para apoiar empresas de Baden-Württemberg a encontrar parceiros e firmar cooperações com outros países”. Götschel descreveu que o sucesso da economia de Baden-Württemberg é resultado da estreita cooperação de empresas com institutos de pesquisa e desenvolvimento.

União Europeia encerra visita a SC

Também nesta quarta-feira, os adidos comerciais da União Europeia concluíram a visita a Santa Catarina em Joinville, com uma agenda que incluiu visitas a empresas e portos da região articuladas em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O Governo do Estado foi representado pelo secretário Virmond no almoço de despedida ao grupo.

Na terça-feira, os representantes da área de economia do bloco europeu estiveram reunidos com o governador Colombo em Florianópolis.

Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
rafael@sai.sc.gov.br
(48) 3665-2214 / 99952-4504

Próximos eventos