Posto do Sine em Joaçaba é destaque em Santa Catarina
Foto: Mayelle Hall / ADR Joaçaba.

O posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Joaçaba é destaque em Santa Catarina. A unidade ocupa a segunda posição no sistema de Intermediação de Mão de Obra (IMO) em 2018, entre as 126 do estado.

Escolas da rede estadual participam de Projeto Social de Educação Fiscal e Cidadania em Joaçaba

Foto Mayelle Hall / ADR Joaçaba

 

A Receita Federal, em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a Gerência de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e a Secretaria Municipal de Educação, viabilizou o “Projeto Social de Educação Fiscal e Cidadania: uma atividade colaborativa entre instituições públicas e privadas em Joaçaba”.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre o sistema tributário do Estado por alunos de escolas públicas, evidenciando a importância do exercício da cidadania e propiciando a tomada de melhores decisões fiscais aos cidadãos. O projeto iniciou em fevereiro de 2018 com a formação dos professores e contemplou aproximadamente 350 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio, de oito escolas municipais e estaduais de Joaçaba.

Uma das etapas do projeto teve como atividade o Concurso de Redação “Um novo jeito de repensar o futuro”, com os seguintes temas: “A importância social dos tributos”, para alunos dos 9º anos; e “Aduana, contrabando e descaminho”, para estudantes das 2ª séries. A premiação foi realizada no mês de agosto, em cada unidade escolar envolvida. Os vencedores ganharam um celular e os segundos colocados foram presenteados com um tablet.

Outra etapa foi a Gincana de Educação Fiscal, com várias provas em agosto e setembro, como a confecção e denominação de uma mascote, a elaboração de uma logomarca, um portfólio de reportagens sobre o tema “tributos”, a pesquisa da carga tributária na cesta básica, a elaboração de uma paródia sobre a importância dos tributos, o recolhimento de lacres de refrigerante para doação em troca de uma cadeira de rodas, coleta de notas fiscais e a gincana no parque com provas relâmpagos. O Concurso de Oratória, no mês de setembro, também fez parte da gincana.

Após meses de atividades e aprendizado, nesta quarta-feira, 31, no Teatro Alfredo Sigwalt, aconteceu o encerramento do projeto. O evento foi marcado por apresentações culturais, entrega de medalhas aos 18 alunos que se destacaram no concurso de redação e pela premiação aos vencedores da gincana: o campeão foi o Centro Educacional Roberto Trompowski (Cert) e o segundo lugar ficou com o Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (Nuperajo).

O ato foi prestigiado pelo secretário executivo da ADR Joaçaba, Jorge Ronaldo Pohl; pelo gerente de Educação, José Junqueira de Carvalho; pelo delegado da Receita Federal em Joaçaba, Otto Maresch; pela diretora executiva da Unoesc, Lindamir Gadler; pelo prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini; além de diretores, coordenadores, professores e alunos. “Nossos professores e alunos das escolas municipais e estaduais estão de parabéns pela participação ativa em prol da cidadania”, ressaltam as representantes da Gered no projeto, Alessandra Magro e Eliane de Carli. Diante dos resultados positivos, as instituições envolvidas já planejam a segunda edição.

10ª Região de Polícia Militar recebe novas viaturas

Foto: Mayelle Hall / ADR Joaçaba.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizaram nesta quinta-feira, 25, na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Herval d’ Oeste, solenidade de entrega de viaturas para a 10ª Região de Polícia Militar (RPM). O ato teve a presença do comandante geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior.

A 10ª RPM, que abrange o 26º BPM de Herval d’ Oeste e o 15º BPM de Caçador, foi contemplada com nove viaturas para o policiamento ostensivo nos municípios de Herval d’ Oeste, Campos Novos, Vargem Bonita, Erval Velho, Caçador, Fraiburgo, Monte Carlo, Calmon e Pinheiro Preto.

Com cela, dispositivo sonoro e luminoso, os veículos Fiat Palio Weekend foram viabilizados pelo Governo do Estado, por meio do Pacto por Santa Catarina. Em todo o estado foram adquiridas 129 viaturas para as polícias Civil e Militar. De acordo com a SSP, é a primeira parte de um projeto de compra de 296 viaturas. O objetivo é entregar outras 110 para a PM e 57 para a Civil, totalizando investimento de R$ 18 milhões.

Conforme o comandante geral da PMSC, essa ação é possível através de um estudo voltado a propiciar ao cidadão catarinense um atendimento mais adequado às suas necessidades. “É um grande investimento e também uma forma de retribuir a parceria que as comunidades têm com a Polícia Militar. Uma forma de dizer que reconhecemos essas parcerias e elas são muito importantes para nós”, destacou o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior.

Também participaram da solenidade: o comandante da 10ª RPM, coronel Luiz Roberto Muller; o comandante do 26º BPM, major Valdeci Oliveira da Silva; o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Renato Leandro de Medeiros; além dos secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional de Joaçaba e Campos Novos, Jorge Ronaldo Pohl e Jairo Luft, respectivamente; prefeitos e vice-prefeitos da região.

Escola Joaquim D’Agostini é uma das mais atingidas pela enxurrada em Lacerdópolis

Foto: Mayelle Hall / ADR Joaçaba

Três municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba tiveram prejuízos causados por uma enxurrada nesta terça-feira, 9. Capinzal, Ouro e Lacerdópolis registraram vários danos nas zonas urbana e rural e nas rodovias em consequência da chuva torrencial que iniciou no fim da tarde e durou mais de duas horas.

Lacerdópolis foi o mais prejudicado. Além da prefeitura e do ginásio municipal, veículos, residências e estabelecimentos comerciais foram atingidos pela forte chuva na área central, assim como nas comunidades do interior. Uma mulher de 62 anos morreu afogada. Diante da destruição, o município decretou situação de emergência.

A Escola de Educação Básica Joaquim D’Agostini foi um dos espaços mais afetados. A unidade perdeu móveis e eletrodomésticos, além de computadores, livros, documentos, materiais e produtos da merenda escolar. A parte elétrica também foi danificada, assim como as portas, janelas, muros e postes.

A quarta-feira, 10, foi marcada pela contabilização dos danos. Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, funcionários e alunos da escola auxiliaram na limpeza e na retirada dos entulhos e da lama que tomou conta do prédio. O secretário executivo Jorge Ronaldo Pohl e a gerente de Infraestrutura da ADR, Carolina Bittencourt, estiveram no local para avaliação da situação e levantamento dos prejuízos, que foram informados à Secretaria de Estado da Educação (SED). O gerente de Educação, José Junqueira de Carvalho, já está em Florianópolis para os encaminhamentos.

A EEB Joaquim D’Agostini tem gestão compartilhada com o município. A unidade atende 174 alunos da rede estadual, sendo 67 nos anos finais do Ensino Fundamental e 107 no Ensino Médio, e mais de 200 estudantes da rede municipal, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a Gered, as aulas estão suspensas e não há previsão para o retorno das atividades.

 

Informações adicionais para a imprensa

Mayelle Hall
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba
E-mail: imprensa@jca.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3527-9339 /  99924-2717
sc.gov.br/regionais/joacaba