Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.

As delegações de paratletas de Jaraguá do Sul e Guaramirim estão preparadas para a 13° edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que será sediada em Criciúma, no período de 30 de novembro a 6 de dezembro. São 51 municípios que estão inscritos nas competições.

A 13ª edição dos Parajasc terá cerca de 1.750 atletas de 52 municípios, 100 atletas e seis municípios a mais que a edição passada. São 12 modalidades nos segmentos físico: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, handebol de cadeira de rodas, natação e tênis de mesa. Auditivo: atletismo, bocha Rafa Vollo, futsal, tênis de mesa, natação e xadrez. Intelectual: atletismo, basquete, bocha Rafa Rollo, futsal, natação e tênis de mesa. E visual: atletismo, bocha Rafa Rollo, ciclismo, goalball, natação e xadrez.

O cerimonial de abertura dos Parajasc será no dia 1° de dezembro, às 19 horas no Ginásio Municipal de Esportes de Criciúma, no bairro São Luiz. Jaraguá do Sul ficará hospedado na escola Humberto de Campos.

De acordo com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), o município de Jaraguá do Sul levará 105 pessoas, entre paratletas e professores/técnicos para os jogos. Os jaraguaenses competirão nas deficiências física nas modalidades de atletismo, naipes feminino e masculino e natação feminina, e intelectual nas modalidades de atletismo e bocha, naipes feminino e masculino, além de futsal e tênis de mesa, naipe masculino. Também competirão nos jogos de bocha paralímpica mista, e atletismo feminino e masculino com atletas com síndrome de Down.

Já o município de Guaramirim será representado na competição por 10 atletas no segmento intelectual nas modalidades de atletismo e bocha, naipes feminino e masculino, além de competir na bocha paralímpica mista.

O evento tem a promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a 20ª Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Criciúma.

Informações adicionais para a imprensa

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul

Todos os professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino estarão reunidos no próximo dia 21 para uma troca de experiências com o professor Marcos Antônio Fari Júnior, da Faculdade Jangada, de Jaraguá do Sul. O encontro será na escola São Pedro, no Bairro Guamiranga, em Guaramirim.

A partir das 8h os alunos da escola São Pedro farão uma apresentação, comandada pelo professor da unidade, Jhonatan Maicon Gonzaga. A partir das 9h15 acontecerão discussões e aulas práticas sobre esportes alternativos para a prática da Educação Física escolar.

O encerramento está previsto para às 11h30. O evento é organizado pela Gerência de Educação da ADR de Jaraguá do Sul.

Informações adicionais para a imprensa

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul

Após 10 dias de disputa em 26 modalidades a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) chegou ao fim no sábado, 11, e o troféu de campeão foi entregue ao município de Itajaí, se consagrando tricampeão da competição. Blumenau e Chapecó completam o pódio em segundo e terceiro lugar. Jaraguá do Sul conquistou a 15ª colocação no quadro de pontos com vitórias expressivas, destaque no ano para a equipe jaraguaense de Tiro.

Apesar de não conseguir boas colocações nos quadros de pontos, medalhas e troféus, Jaraguá do Sul deixou sua marca nos jogos com disputas acirradas e determinação dos atletas, treinadores e a torcida sempre presente. O representante do Vale do Itapocu conquistou a oitava colocação no quadro final de medalhas, em 13° no quadro final de troféus, e no quadro final de pontos a 15ª colocação.

Um dos principais prêmios dos Jasc, o troféu de ouro, foi conquistado pela 10° vez pela equipe jaraguaense de tiro de armas longas, a equipe é formada por: Bruno Lion Gomes Heck, Celso Perin, Claudio, Ivair Schmidt, Claudio Orestes Thiensen, Clesio Luiz Cunha, Denísio Buttendorff, Jackson Rodrigo Borchardt, José Carlos Tascheck, Leonardo Vagner do Nascimento Moreira, Ricardo Fuch, Ricardo Lourival da Rosa, Rocco Figueiro Rosito, Rui Barg, Samuel Leandro Lopes, Sidnei Kreutzfeld e Vilson Borchardt. Destaque para os medalhistas Samuel na modalidade carabina deitado e carabina apoiada, Bruno Lion na modalidade carabina de ar, e Claudio Ivair na modalidade carabina ar seta.

Outros grandes destaques se dão para os atletas de taekwondo, somando para o município mais três medalhas, duas no naipe feminino e uma no masculino. A medalha de ouro foi conquistada pela heptacampeã, atleta e professora Alessandra Trevisan na categoria -54kg. Já as duas medalhas de bronze foram conquistadas pela atleta Emanoella Siqueira na categoria -61kg, e no naipe masculino pelo atleta Rhuan Bassani na categoria -82kg. Em ambos os naipes, Jaraguá do Sul ficou em quarto lugar e Itajaí em primeiro e Chapecó em segundo.

A modalidade de ciclismo é composta por seis provas: cross country, contra relógio individual, marathon feminino e masculino, estrada, downhill e bicicross. Jaraguá do Sul não conseguiu o pódio nos troféus, mas foi no bicicross que as medalhas vieram. A medalha de ouro para Guilherme Bourscheidt, prata para Ariel da Silva, representante de Brusque, e bronze para o jaraguaense Luiz Eduardo Markiewicz. Porém, nas demais provas o domínio foi dos motoristas do município de Brusque, conquistando o troféu de ouro da modalidade de ciclismo. Jaraguá do Sul ficou em 9° lugar.

Na modalidade de atletismo feminino, Bruna Rigo conquistou a medalha de bronze na prova de salto com vara, alcançando 3 metros de altura, a primeira colocação foi conquistada pela joinvillense, Natália Muchalowski Jonk, alcançando 3 metros e 20 centímetros.

Nas demais modalidades, apesar de não subirem no pódio, conseguiram boas colocações nos quadros finais de cada esporte: no futsal masculino, 7ª colocação, no basquete masculino e bocha feminino a 8ª colocação, no atletismo e natação feminina, ciclismo e tênis de mesa masculino, conseguiram a 9ª colocação. Atletismo e vôlei de praia masculino a 13° colocação, e judô masculino na 15ª colocação.

De acordo com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), no ano de 2018 quem sediará a 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina será o município de Caçador, a decisão ocorreu em abril na reunião do Conselho Estadual de Esporte (Ced), em Pomerode. O município já sediou os jogos em 1978 e 2012.

A 57ª edição dos Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Quadro final de medalhas

1° Itajaí (44 ouros, 33 pratas, 28 bronzes)

2° Blumenau (31 ouros, 39 pratas, 39 bronzes)

3° Joinville (24 ouros, 23 pratas, 26 bronzes)

8° Jaraguá do Sul (9 ouros, 2 prata, 6 bronzes)

Quadro final de troféus

1° Itajaí (13 ouros, 4 pratas, 4 bronzes)

2° Blumenau (6 ouros, 11 pratas, 7 bronzes)

3° São José (5 ouros, 3 pratas, 1 bronze)

13° Jaraguá do Sul (1 ouro)

Quadro final de pontos

1° Itajaí (202 pontos)

2° Blumenau (195 pontos)

3° Chapecó (130 pontos)

15° Jaraguá do Sul (19 pontos)

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul