Nesta quinta-feira, 15, mais de oito mil alunos retornaram às aulas nas escolas da rede pública estadual coordenadas pela gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga.

Segundo a gerente de Educação da ADR Ituporanga, Angelita Goedert Oliveira, antes do início do ano letivo os professores receberam capacitação por meio de formação continuada e as unidades de ensino materiais de expediente, escolar e higiene para receber os alunos.

Unidade Escolar                               Quantidade de alunos        Municípios

EEB Roberto Moritz                                       883                        Ituporanga

EEB Aleixo Dellagiustina                               403                        Ituporanga

EEB Presidente Tancredo Neves                  344                        Ituporanga

EEB Vereador Paulo França                         514                        Ituporanga

EEF Prefeito João Carlos Thiesen                170                        Ituporanga

EEF Mont’Alverne                                         650                        Ituporanga

CEJA                                                             662                        Ituporanga

EEB Silva Jardim                                          829                        Alfredo Wagner

EEB Dr. Frederico Rolla                                417                        Atalanta

EEB Frei Manuel Philippi                              748                        Imbuia

EEB Bertino Silva                                         349                        Leoberto Leal

EEB Hermes Fontes                                     432                       Petrolândia

EEB Prefeito Frederico Probst                     118                        Petrolândia

EEB Cacilda Guimarães                               476                       Vidal Ramos

EEF João Alberto Schimid                            63                         Vidal Ramos

EEF Professor Rodolfo FInk                         40                         Vidal Ramos

EEB Otília Muller                                          267                       Chapadão do Lageado

EEB Walter Probst                                        655                       Aurora

TOTAL DE ALUNOS                                     8.020

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

Ibirama - Reunião do Colegiado Regional de Governo
Foto: Adilson Turnes/ADR Ituporanga

Nesta segunda-feira, 13, foi realizada a reunião do Colegiado Regional de Governo, reunindo as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul e Taió. O encontro teve como sede o auditório da ADR de Ibirama, com participação dos membros do Colegiado Regional e dos secretários executivos das ADRs: Jamir Marcelo Schmidt (Ibirama), Elias Souza (Ituporanga), Ítalo Goral (Rio do Sul) e Jardel Fronza (Taió).

Durante o encontro, o coordenador regional da Defesa Civil para o Alto Vale do Itajaí, Jaimerson Espíndola, apresentou relatório da Defesa Civil com ações voltadas a prevenção e reconstrução em relação aos desastres naturais que atingem o Estado. Entre as principais ações, destaque para os investimentos nas barragens, radares meteorológicos, sistemas de alertas por SMS, kits de transposição de obstáculos e kits de casas modulares.

Também durante o encontro, a capitã da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Priscila Casagrande, apresentou relatório das estruturas e dos efetivos que atendem os municípios das quatro Regionais. De acordo com o relatório, de janeiro a outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros prestou 6.623 atendimentos e realizou 15.241 procedimentos de atividades técnicas na região.

Os membros do Colegiado Regional das quatro ADRs ainda discutiram problemas pontuais existentes em cada região, definindo estratégias e ações para sanar cada um deles. O próximo encontro do Colegiado acontecerá na ADR de Taió, no dia 18 de dezembro.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

A professora Carol Pereira, da EEB Silva Jardim, de Alfredo Wagner, venceu a etapa estadual do prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Fundamental - anos iniciais (4º e 5º anos), com o trabalho “As aventuras de Eva Schneider”. O prêmio é um a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o propósito de divulgar e reconhecer trabalhos desenvolvidos pelos professores nas escolas públicas que contribuam para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem em sala de aula.

O prêmio de primeiro lugar foi entregue pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em solenidade realizada em Florianópolis. A gerente de Educação da ADR Ituporanga, Angelita Goedert Oliveira, acompanhou a professora no evento.

O projeto

O projeto “As aventuras de Eva Schneider” foi criado para ensinar a história do município de Alfredo Wagner de forma envolvente e atraente às crianças, consistindo na criação de material em forma de contos, em que uma menina chamada Eva Schneider é a protagonista.

“Com as histórias vividas por Eva Schneider, pude ensinar conteúdos como ocupação do território, imigração, indígenas de Santa Catarina, mapas, contos populares, escravidão, animais endêmicos, civilizações da antiguidade e criação de gráficos”, conta a professora.

Carol explica que foram produzidos textos em diversos gêneros, como por exemplo, a criação de contos e histórias em quadrinhos utilizando-se de recursos tecnológicos da sala de informática. “A maneira como os contos eram contados era bastante envolvente, e isso fez com que os alunos se interessassem cada vez mais pelas aulas”, destaca a professora.

Os principais objetivos do projeto “As aventuras de Eva Schneider” era criar um material pedagógico diferenciado para ensinar sobre a história de Alfredo Wagner e região, estimular o gosto e o interesse pela leitura, familiarizar os estudantes com os diversos recursos tecnológicos, despertar no aluno o interesse por sua origem e instigar a curiosidade sobre as histórias e cultura locais.

“Esse projeto ultrapassou os muros da escola, pois envolveu as famílias e a sociedade em geral. Com a ajuda da sociedade, das famílias, dos alunos e dos amigos, conseguimos lançar o livro que vem sendo amplamente utilizado também em outras escolas”, explica Carol.

A professora

Carol Pereira é graduanda em História e Sistemas de Informação, licenciatura em Informática, especialista em Práticas Interdisciplinares e mestrado em Educação com Ênfase em Sociedade e Cultura. É autora de dois livros baseados em seus projetos: "Conhecendo Alfredo Wagner" e "As aventuras de Eva Schneider". Esta foi a terceira vez que a professora conquista o Prêmio Professores do Brasil.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

Nesta quinta-feira, 26, o secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa, e o secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Cesar Bodanesi, participam do Dia de Ação de Governo na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga.

A agenda se inicia na parte da manhã, com entrevista a rádios e jornais locais e presença na solenidade de formatura do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo com Jovens Rurais, no Cetrag, em Agronômica. À tarde, haverá visitação à Estação Experimental da Epagri de Ituporanga e encontro com prefeitos, secretários municipais da Agricultura e representantes de sindicatos e escritórios municipais da Epagri.

O Dia de Ação de Governo possibilita que secretários e presidentes de autarquias e empresas públicas visitem as agências regionais no decorrer do ano para conhecerem de perto a realidade e as demandas locais. Anteriormente, já estiveram na ADR Ituporanga o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga