A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga irá realizar, no domingo, 23, mais uma edição da Operação Cidadania. A ação fará parte das comemorações alusivas ao Dia do Colono e Motorista, tendo como local o pátio da Igreja Matriz, no município de Leoberto Leal.

Durante a Operação Cidadania da ADR Ituporanga serão oferecidos serviços nas áreas da saúde, educação, agricultura, desenvolvimento econômico, esporte, lazer e assistência social. “Os atendimentos irão iniciar às 9hs e se estender até às 14hs”, comenta a coordenadora e gerente de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas da ADR, Zenir Schmitz Boing.

Na área da saúde serão realizados testes de glicemia, aferição da pressão arterial, orientações sobre câncer de mama, colo uterino, próstata, saúde bucal, alimentação saudável e feita a distribuição de folders educativos.

Nas áreas da agricultura e desenvolvimento econômico serão oferecidos serviços de distribuição de sementes de hortaliças, orientação pela Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri, Cidasc e Celesc. Ainda orientações sobre aposentadoria previdenciária rural e crédito fundiário e programas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Na área da assistência social será emitida a primeira via da carteira de identidade, realizado atendimento de assessoria jurídica, intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro desemprego e cadastramento de empresas no sistema do Sine.

a Operação Cidadania da ADR Ituporanga conta com o apoio de parceiros como a Epagri, Cidasc, Fatma, Celesc, Casan, Sine, Sebrae, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e prefeitura de Leoberto Leal.

“Todos os serviços que serão oferecidos à população serão gratuitos”, destaca o secretário Executivo da ADR Ituporanga, Elias Souza.

Sorry, you have not enough rights to view this image.
Adilson Turnes - ADR Ituporanga

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

 

O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, esteve nesta quarta-feira, 19, em Ituporanga, onde participou do Dia de Ação do Governo. O encontro foi acompanhado pelo gerente da Coordenadoria da Fatma de Rio do Sul, que abrange a região, Juliano Goral, e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Ituporanga, Elias Souza. "O Dia de Ação de Governo realizado nas ADRs serve para aproximar os secretários setoriais e presidentes de autarquias da comunidade regional", afirma Souza.

Cerca de 30 profissionais ligados ao meio ambiente do setor público e privado da região, além de autoridades locais estiveram na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) para encontrar com Rates. As dúvidas mais frequentes foram ligadas ao licenciamento. "A oportunidade é excelente para esclarecer sobre a legislação e os desafios do dia a dia. A Fatma não faz as leis, apenas cumpre. Muitos dos impasses em relação ao licenciamento são gerados pela má qualidade dos estudos apresentados, que atrasam o processo e trazem retrabalho aos técnicos", afirmou o presidente.

A visita também incluiu veículos de comunicação, a barragem e o parque Ingo Altenburg. No local, o prefeito Osni Francisco de Fragas recebeu informações de como legalizar a área e inserir no Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC). Se isso for feito, é possível garantir recursos para o parque.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

 

Nesta quarta-feira, 19, será realizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga o Dia de Ação de Governo, com a visita do presidente da Fatma, senhor Alexandre Waltrick.

O Dia de Ação de Governo, instituído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, possibilita a visita dos secretários setoriais e presidentes de autarquias e empresas públicas às ADRs.

Em Ituporanga, o presidente da Fatma participará de entrevista à Rádio Sintonia e Jornal A Comarca; visita ao parque Ingo Altemburg e Barragem Sul; e reunião com empresários da Associação Comercial Empresarial de Ituporanga (ACEI); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e instituições ligadas ao meio ambiente.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga



Mais três municípios catarinenses foram beneficiados com a entrega de equipamentos para fortalecer a agricultura familiar. Na manhã desta segunda-feira, 10, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca cedeu dois caminhões e um trator para as prefeituras de Vidal Ramos, Paulo Lopes e Botuverá. Os investimentos para aquisição do maquinário somam R$ 478 mil em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, via emenda parlamentar.

Segundo o secretário da Agricultura Moacir Sopelsa os equipamentos são uma forma eficiente de atender os pequenos agricultores catarinenses. “Santa Catarina tem uma agricultura diversificada, presente em todas as regiões. Apoiar os municípios, que tem boa parte de sua economia baseada na agricultura, é fundamental para mantermos esse modelo de agricultura familiar”, ressalta.

A secretaria possui ainda programas de fomento ao setor agropecuário que apoiam investimentos em infraestutura, genética animal e em melhorias no processo produtivo. “Mesmo em um período de crise econômica, o Governo do Estado mantém os investimentos no setor agropecuário. Nós procuramos fazer o máximo com os recursos que temos”, destaca Sopelsa.

Só este ano, a Secretaria da Agricultura já investiu quase R$ 12 milhões na compra de 434 equipamentos agrícolas que hoje completam o parque de máquinas de 138 municípios. Os recursos para aquisição de todos esses equipamentos são provenientes de convênios com o Governo Federal e de recursos próprios da Secretaria da Agricultura. Entre as máquinas repassadas para os municípios estão tratores, ensiladeiras, kits fenação, roçadeiras, carretas agrícolas, plantadeiras e conjuntos de inseminação artificial.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/