Força tarefa busca acabar com depósito irregular de lixo em terreno do Estado em Presidente Getúlio
Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Sapatos, pedaços de mármore e restos de lixo de todo o tipo. Esses são apenas alguns dos materiais encontrados em um terreno do Governo do Estado, no bairro Rio Ferro em Presidente Getúlio, que acabou se tornando um depósito ilegal de resíduos e que será alvo de uma força-tarefa composta por servidores da Agência de Desenvolvimento Regional  (ADR) de Ibirama e Prefeitura de Presidente Getúlio.

No terreno, que foi cedido ao município de Presidente Getúlio, uma corrente com cadeado não impediu o acesso dos moradores e empresas de construção civil, que abriram uma nova passagem para fazer o descarte ilegal de resíduos no local. De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, José Adálcio Krieger, a situação é alarmante. “Fechamos o acesso principal e a chave fica conosco, mas abriram outros dois acessos e o problema continua. Agora fecharemos estes também e vamos tentar sensibilizar a população.”

Força tarefa busca acabar com depósito irregular de lixo em terreno do Estado em Presidente Getúlio

O secretário Executivo da ADR, Jamir Marcelo Schmidt, que vistoriou o  local, destaca que nesse momento está sendo feito um cronograma de ação que inclui retirada dos resíduos e destinação correta até um aterro, além da recuperação do terreno, que deve ser concluída em até 90 dias. “Infelizmente numa época em que a sociedade reclama dos políticos, ainda enfrentamos situações como essas. Poderíamos usar esse tempo para planejar algo de bom em prol dos cidadãos da nossa região, mas teremos que concentrar esforços para diminuir os impactos causados pela falta de consciência de algumas pessoas que insistem em jogar esses resíduos em local inapropriado.”

Ele lembra que o descarte ilegal configura crime ambiental já que alguns dos materiais depositados no terreno podem contaminar o meio ambiente como é o caso de restos de malha utilizada por confecções. “É importante destacarmos também que a cidade possui coleta de lixo funcionando perfeitamente, já em relação a outros materiais também há coleta e destino específico”.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Após rompimento de caixa d’água em escola, ADR de Ibirama já trabalha no conserto de estrutura
Secretário da ADR vistoriou os trabalhos no local Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Após o rompimento da caixa d’água de 20 mil litros na Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger, registrado na tarde do sábado, 19, em Ibirama, a pedido do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, uma equipe já iniciou na manhã desta segunda-feira, 21, o trabalho de recuperação na unidade, onde as aulas seguem normalmente.

De acordo com o gerente de infraestrutura, Sandro Marcus Zluhan, que vistoriou o local, com o rompimento, registrado por volta das 14h, as paredes da torre que abrigava a caixa também se romperam e com os destroços, parte do telhado de duas salas de aula também foi atingido, mas não é possível afirmar o que causou o incidente. “A torre que abrigava a caixa d’água foi construída em 2004 e até então nunca havia apresentado nenhum problema estrutural. Já a caixa d’água propriamente dita, possuía garantia de apenas dois anos, mas não tinha prazo de validade.”

O gerente de Educação, Nilo Poffo, também esteve no local ainda no sábado, e adiantou que tudo já está sendo providenciado para que as aulas não sejam prejudicadas. “A escola tem uma outra caixa de 20 mil litros, mas já  estamos trabalhando na limpeza dos resíduos e vamos comprar uma nova caixa, reconstruir as paredes do reservatório, que não teve  a parte estrutural comprometida, e fazer os reparos no telhado”, ressaltou.

Após rompimento de caixa d’água em escola, ADR de Ibirama já trabalha no conserto de estrutura

Liberado recurso para o Ginásio interditado

Apesar dos problemas na caixa d’água, a ADR de Ibirama deu nesta semana uma boa notícia para a direção da escola Gertrud Aichinger: a Secretaria de Estado da Educação liberou cerca de R$ 90 mil para reformas no ginásio de esportes da instituição que estava interditado desde agosto de 2016. “Fizemos essa solicitação no ano passado e agora felizmente fomos atendidos. Conseguiremos fazer a retirada do piso que estava soltando e construção de uma nova quadra para que todos os alunos possam voltar a ter aulas com prática desportiva no ginásio. Temos apenas que aguardar os trâmites burocráticos para que essa reforma inicie.”, completou o secretário executivo da ADR, Jmair Marcelo Schmidt.

No fim do ano passado o Governo do Estado também  realizou outras melhorias estruturais como a troca de 50% das colunas que davam sustentação ao telhado para garantir mais segurança aos estudantes e profissionais que trabalham na escola .

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Feiras regionais de Matemática e Ciências e Tecnologia superam expectativa
Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Maquetes, cartazes, alimentos, jogos e até robôs. As feiras regionais de Matemática e de Ciências e Tecnologia que aconteceram nesta sexta-feira, 18, na Escola de Educação Básica Regente Feijó superaram expectativas em relação ao público e mostraram que os estudantes têm criatividade para dar e vender.

Cerca de 1.500 pessoas  visitaram o evento e  para o  gerente de Educação da ADR de Ibirama, Nilo Poffo, as feiras regionais coroam o trabalho feito diariamente em sala de aula. “A partir de uma ideia que aluno e professore tiveram eles trabalharam em sala de aula, estudando e fazendo uma nova elaboração e aqui eles mostram para toda a comunidade”, falou.

Um dos destaques do evento foi a Escola Estadual Papa João XXII que levou para Lontras quatro trabalhos e teve três deles selecionados para a as feiras estaduais que ocorrem em Criciúma de 27 a 29 de setembro. De acordo com a professora Fabíola Grasiela Brandt esse é o resultado do esforço dos estudantes todo o ano. “Eles desenvolvem tudo e trouxemos esses trabalhos aqui para mostrar a perspectiva deles. Agora queremos ganhar um destaque na feira Catarinense para pode participar da nacional que neste ano será no Acre.”

O aluno dela, Guilherme Dorow, que foi um dos premiados conta que esta é a segunda vez que se classifica para a etapa estadual e neste ano encantou os jurados apresentando números da sua sala de aula relacionando com dados da Síria. “É uma experiência muito boa que a gente leva para a vida porque aprendemos não só com o nosso projeto, mas também com o dos outros”, comemorou.

Feiras regionais de Matemática e Ciências e Tecnologia superam expectativa

Foram apresentados 42 trabalhos, 21 de matemática e outros 21 de ciências e tecnologias produzidos por alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.   Na ocasião 10 foram selecionados para a próxima etapa. “Agora ficamos torcendo para que alguns deles também sejam selecionados para a feira nacional, mas independente de qualquer resultado todos estão de parabéns”, finalizou Nilo.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama


Fotos: Luiz Carlos de Oliveira/ADR Ibirama

Com a presença do secretário de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, Valdir Comin, e do secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 18, o novo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Vitor Meireles. O investimento na nova estrutura foi de R$ 405 mil.

O Centro possui 169 metros quadrados e foi construído dentro dos padrões exigidos de acessibilidade, com o espaço físico compatível com o trabalho social que deve ser realizado no local. O Cras conta com sala de atendimento familiar, administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília.

"Em nome do Governo do Estado é uma alegria estar aqui hoje fazendo essa entrega do Cras que com certeza vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Em situação de vulnerabilidade social. Além disso, também estamos preparando os profissionais para que possam atender a altura  e com qualificação a todos aqueles que necessitarem", disse Comin. 

Cras é inaugurado em Vitor Meireles

O secretário executivo da ADR de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, destacou que diante da situação econômica difícil, Santa Catarina continua se sobressaindo. “Prova disso é que além de não aumentar impostos e manter o pagamento de salários em dia e ainda investindo em áreas importantes como a Assistência Social. Hoje a entrega desse CRAS  que é mais uma conquista.”

 De acordo com o prefeito de Vitor Meireles, Bento Francisco Silvy, a obra vai trazer segurança  e melhoria do atendimento para os cidadãos. “Aqui todos vão encontrar um lugar legal, com profissionais preparados e por isso estamos muito satisfeitos” , comentou

Construção de novos CRAS na região

Na inauguração em Vitor Meireles Jamir também citou a construção de quatro novos Cras em cidades da Regional de Ibirama. Presidente Nereu, Lontras, Dona Emma e Apiúna também serão contempladas com novas unidades e em dois municípios preparação dos terrenos já está praticamente finalizada.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama