Presidente Getúlio - Vigilância Sanitária dá palestra em escola
Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

A Vigilância Sanitária da Regional de Ibirama, em parceria com agentes de endemias do município de Presidente Getúlio, realizou nesta terça-feira,  20, na EEB Orlando Bertolli uma palestra sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O objetivo é orientar os estudantes do 7º ao 9º ano para que eles ajudem no combate do mosquito.

De acordo com a responsável pela Vigilância, Rosdalva Iumara Schroder, a palestra foi ministrada pelo bioquímico José Carlos da Costa que é servidor do Ministério da Saúde, mas atua na Gerência de Saúde da Regional. “É sempre bom reforçar porque temos casos de dengue na região, inclusive dois focos em Presidente Getúlio então esse é um momento que respondemos dúvidas dos alunos e damos orientações importantes” explicou.

Ela afirma que a intenção é percorrer todas as escolas dos nove municípios da Regional levando as palestras porque as crianças são fundamentais para o combate das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Contamos muito com a ajuda deles porque não adianta apenas nós palestramos, as atitudes estão com eles que podem inclusive repassar essas informações para os pais e parentes.”

A estudante Emily Pereira, do 9º ano, acredita que os jovens podem contribuir bastante. “Esse é um assunto muito sério, pois antes só havia essas doenças em outras partes do Brasil e agora vemos muito por aqui e se os alunos contribuírem podemos acabar com os focos do mosquito”, falou.

A Denise Luana Suave, também do 9º ano, afirma que achou a palestra importante pois sempre é bom saber mais sobres as doenças e ficar mais alerta. “Assim podemos compartilhar com outras pessoas o que nós aprendemos já que muitas pessoas ainda não sabem”, comentou.

Relatório aponta 3008 focos registrados em 2018 em SC

De acordo com dados do último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), só em 2018 o estado já registrou 3008 focos do mosquito Aedes, um deles inclusive em municípios da Regional de Ibirama. A maioria dos focos estava em armadilhas montadas pelos agentes de endemias, em depósitos móveis e em recipientes plástios ccomo latas, entre outros.

Mais informações para a imprensa:

Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Começam as aulas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral na EEB Orlando Bertolli
Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Começaram nesta segunda-feira, 19, na EEB Orlando Bertolli, em Presidente Getúlio, as aulas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti). A escola é uma das 17 em Santa Catarina que iniciam o programa em 2018. Ao todo 57 estudantes se matricularam na nova modalidade de ensino ofertada na região e foram recebidos com um evento de boas vindas e atividades focadas na integração.

Milena Ferreira de Souza de 15 anos conta que gostou do primeiro dia e revelou o que espera das aulas daqui para frente. “Estou achando bem legal, principalmente a interação com a outra turma porque antes a gente era bastante limitado e espero que possamos aprender a ter mais essa convivência porque no futuro vai ser bom pra gente. Acredito que as aulas vão ser bem dinâmicas e divertidas.”

O estudante Gabriel Chagas, também de 15 anos, conta que até o ano passado nunca tinha ouvido falar do Ensino Médio Integral em Tempo Integral, mas gostou da novidade. “É uma coisa renovada e achei bem legal, pois me enturmei com pessoas que eu não conhecia e participei de atividades bem diferentes, então ainda espero bastante mudanças nos meus estudos”, afirmou.

A diretora da EEB Orlando Bertolli, Jucimeri Beppler, ressalta que a expectativa com a nova modalidade é a melhor possível. “Esta é uma fase de adaptação, mas os professores estão preparados, os alunos estão participando das atividades e acreditamos que essa modalidade terá um futuro de sucesso porque prepara um cidadão realmente crítico”, opina.

Começam as aulas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral na EEB Orlando Bertolli

Saiba mais sobre o Emiti

O gerente de Educação da ADR de Ibirama, Nilo Poffo, que visitou a EEB Orlando Bertolli nesta segunda-feira e falou com os alunos, explica que o conceito de integral vai além da permanência dos estudantes por mais tempo na escola e foca no desenvolvimento da pessoa como um todo. “Os alunos vão trabalhar o seu papel na sociedade, a escolha da profissão e diversas outras questões”, comenta.

Os alunos ficam na unidade das 7h30 às 17h de segunda a quarta, na quinta-feira das 7h às 12, porque a tarde acontece o planejamento coletivo dos professores, e na sexta-feira novamente das 7h30 às 17h. De forma integrada à aprendizagem dos conteúdos de português, matemática, história, entre outros, o Emiti visa incentivar os jovens a desenvolverem competências altamente valorizadas no mundo atual, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação, abertura para o novo e criatividade.

Para isso, as aulas e projetos partem de questões e desafios do mundo real, estimulam a criação, a participação ativa e a colaboração, e levam o estudante a vivenciar e colocar em prática as habilidades. No Projeto de Vida, um dos componentes da proposta, os jovens têm a oportunidade de pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Epagri de Presidente Getúlio apresenta planejamento para 2018 com foco em bovinocultura e piscicultura

Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Presidente Getúlio apresentou na tarde desta sexta-feira, 16, na Câmara de Vereadores, o balanço de atividades realizadas em 2017 e o planejamento para 2018 que vai contemplar acompanhamento e capacitações em novas atividades. Entre os presentes estavam agricultores, lideranças e entidades ligadas à agricultura.

O médico veterinário Alexandro Kolling, explica que um dos focos da equipe neste ano é atuar para o desenvolvimento da bovinocultura. “Presidente Getúlio é o maior produtor de leite do Alto Vale do Itajaí e sabemos que a produção e qualidade do produto ainda pode ser melhorada”, disse.

Já na área de piscicultura o objetivo é elaborar um diagnóstico e acompanhar todo o sistema produtivo, além de oferecer capacitações em qualidade da água e nutrição e processamento de peixes. Uma viagem técnica também está prevista. “Escolhemos trabalhar mais com a piscicultura porque a cidade possui uma associação organizada e que tem necessidade de um atendimento técnico”, completou Alexandro.

O veterinário afirmou ainda que a produção de plantas bioativas e horticultura também receberão atenção da Epagri em 2018. Além das novas atividades, a equipe vai continuar o trabalho desenvolvido com hortas e compostagem em escolas e para o controle de borrachudo e implantação de mata ciliar.

No encontro, os técnicos também ressaltaram a importância da participação das entidades ligadas a agricultura como sindicados e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). “Apesar de sermos uma equipe muito boa temos limitações e com esses grupos organizados conseguimos dinamizar o trabalho e construir com eles o conhecimento e atender as demandas”.

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, participou do encontro e parabenizou a equipe da Epagri pelo excelente trabalho desenvolvido no município e falou da importância da união para o desenvolvimento da agricultura. “A Epagri é uma grande parceira na execução dos programas e políticas públicas oferecidas pelo Governo de Santa Catarina através da ADR, o que possibilita que cada vez mais famílias sejam beneficias não somente com o aumento da renda mas também com a melhoria da qualidade de vida”, enfatizou.

O presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Presidente Getúlio, Luiz Loch, acredita que reuniões como esta são extremamente importantes. “O produtor rural sempre faz o seu trabalho, mas se ele recebe assistência é um incentivo a mais e a Epagri tem um trabalho bem diversificado repassando sempre as informações que o agricultor precisa”, opinou.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama


Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Mais de 7,5 mil alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas nesta quinta-feira, 15, na Regional de Ibirama e o primeiro dia do ano letivo foi marcado pela animação dos estudantes, eventos de boas vindas e a visita do gerente de Educação, Nilo Poffo, em algumas escolas.

Na EEB Eliseu Guilherme, maior escola de Ibirama, onde estudam aproximadamente 542 alunos, a expectativa da direção é de que os primeiros dias ainda sejam bastante movimentados com as questões das mmatrículas. Dentro das salas de aula o clima era tranquilo e com diversas atividades.

A professora de alemão, Claudia Liermann Poffo, recebeu os estudantes e garante que todos na escola se prepararam para tornar o primeiro dia de aula bastante agradável. “A expectativa para 2018 é muito boa. Decoramos com muito carinho a escola e as salas com frases de incentivo, para que eles tenham um ótimo ano letivo e de aprendizagem.”

O gerente de Educação conversou com as crianças e pediu dedicação aos estudos. “Viemos hoje acompanhar o início de mais essa caminhada e desejar as boas vindas a todos. Tenho certeza que será um ano produtivo”, ressaltou.

Já na EEB Gertrud Ainchinger, também em Ibirama, Nilo vistoriou obras que estão sendo realizadas na cozinha e conversou com a direção e o presidente da Associação de Pais e Professores (APP). No espaço, as paredes e janelas passam por melhorias que seguem até a próxima semana. Na escola, os alunos foram recebidos com música e tapete vermelho na nova quadra, que foi reformada pelo Governo do Estado no fim do ano passado. O investimento foi de R$ 104 mil.

Ele destacou ainda o compromisso da Secretaria de Estado da Educação em continuar investindo na capacitação dos professores e melhorias na infraestrutura das escolas. “No ano passado conseguimos realizar reformas importantes e de valor  significativo. Para este ano já estamos com várias licitações em andamento. São obras essenciais que vão melhorar ainda mais a qualidade do ensino nas nossas escolas estaduais.”

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama