A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira realizou nesta quinta-feira, 11, um encontro com os segundos professores de turmas, professores Saede e interpretes de línguas.

O encontro foi realizado na Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura, em Guarujá do Sul, e contou com a presença de cerca de 100 profissionais da rede estadual e municipal dos seis municípios da regional.

A palestrante Roseli Gugel Ficagna, mestrando em Educação pela Unochapecó, trabalhou temas relacionados à educação especial, o que tem funcionado e o que ainda precisa ser melhorado, levantando questionamentos juntos aos participantes.

Ao final do encontro, foi proposto que cada professor registre uma adaptação curricular realizada com seu educando, e em um próximo encontro, que ficou pré-agendado para julho, os resultados e as experiências serão apresentados.

A responsável pela Educação Especial e Diversidade destacou que a importância desses encontros é poder socializar os saberes e as práticas diárias do que é desenvolvido em sala de aula. 

Informações adicionais para a imprensa:

Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira

Assinatura de Convênios APAEs
Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira

Foram assinados nesta quarta-feira, 12, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, os convênios de cooperação técnico-pedagógica entre Estado e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais das cidades de Anchieta, São José do Cedro, Palma Sola. Na segunda-feira, o convênio será assinado com a Apae de Guarujá do Sul.

Com um total de R$ 313.617,00, os convênios beneficiam 195 alunos além de profissionais que atendem essas instituições. Os valores têm como objetivo cooperação técnico pedagógica entre as partes, visando o estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência. Os valores são repassados as instituições em parcelas mensais.

O secretário regional Norberto Hart destacou que a assinatura destes convênios é de extrema importância. “Sabemos que estes valores ajudam as associações a se manter e a continuar o atendimento aos alunos de forma adequada e com os recursos que são necessários para os trabalhos”.

Em todo o Estado, o Governo do Estado, através da FCEE, investiu este ano R$ 186 milhões para a contratação de professores em 188 Apaes e 36 instituições congêneres.

 

Informações adicionais para a imprensa:

Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira

Dionísio Cerqueira - Primeira reunião do Núcleo Executivo Regional
Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira

Pouco mais de uma semana após sua instalação, o Núcleo Executivo Regional (NER) do Programa Crescendo Juntos, realizou a sua primeira reunião de trabalho no dia 6, na Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira.

O Núcleo foi instalado no dia 28 de março, quando tomaram posse 12 membros representantes da sociedade civil organizada e do poder público. O Núcleo terá o papel de implementar as ações do programa na região, coordenar a construção da Agenda Regional de Desenvolvimento e articular-se com o comitê gestor do Crescendo Juntos.

As instituições que compõem o Núcleo foram indicadas no Workshop do Programa Crescendo Juntos, realizado em fevereiro. Na oportunidade as entidades indicaram um membro titular e um suplente. O NER é o responsável pelo encaminhamento da Agenda de Desenvolvimento Regional, uma das principais ferramentas do programa, com propostas nos eixos de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública.

O secretário executivo Regional Norberto Hart destacou que o Núcleo Executivo Regional se encontrará ordinariamente a cada 60 dias ou, extraordinariamente, sempre que convocado por seu coordenador. Poderão ser convidados para as reuniões do NER representantes de outros órgãos ou entidades, públicos ou privados, cujas atribuições guardem relação com as diretrizes e objetivos do programa.

Compete ao Núcleo Executivo Regional

- Coordenar a execução do Programa nos municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).

- Promover a participação da sociedade civil organizada na formulação e execução das ações do Programa.

- Coordenar, em articulação com a ADR, o processo de construção, implementação e monitoramento da Agenda Regional de Desenvolvimento no âmbito do Programa.

- Articular-se com o Comitê Gestor do Programa visando a efetividade das ações em âmbito regional.

Membros do NER

Setor Público

ADR de Dionísio Cerqueira

Titular: Norberto Hart

 Suplente Priscila Jaroseski Giron

Conselho de Desenvolvimento Regional

Titular: Antônio Plínio de Castro Silva

Suplente: Ivan Canci

Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC - AMEOSC

Titular: Airton Fontana

Suplente: Ilceo Bariviera

Corpo de Bombeiros Militar – CBM

Titular: Nolan Rafael Volkwies

Suplente: José Carlos Cândido

Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - CIDASC

Titular: Cláudio Trombeta

Suplente: Marcolina Duarte

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI

Titular: Jonas Marcelo Ramon

Suplente: Mateus Luiz Seganfredo

Setor Privado

Serviço Social da Indústria – SESI

Titular: Claudemir José Bonatto

Suplente: Hilário Morgenster

Consórcio Intermunicipal de Fronteira – CIF

Titular: Domingos Locatelli

Suplente: Keila Marques

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarujá do Sul

Titular: Araci Iracema Mallmann

Suplente: Cláudio Júnior Weschenfelder

Serviço Nacional da Indústria – SENAI

Titular: Ivanor Roberto Finato

Suplente: Roberto Bresciani

Banco do Brasil

Titular: Álvaro João Tumelero

Suplente: Simone Matte Marcon

Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa - SEBRAE/SC

Titular: Udo Martin Trennepohl

Suplente: Miguel Ângelo Gomes Garrido

Informações adicionais para a imprensa:

Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira

Família na Escola em São José do Cedro
Foto: ADR Dionísio Cerqueira

O último sábado, 8, foi de grande movimentação de pais e familiares nas mais de mil escolas estaduais de  Santa Catarina. E nos municípios que fazem parte da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira não foi diferente. Buscando atrair os pais e incentivar a participação deles na vida escolar dos filhos, as escolas organizaram diferentes atividades para serem desenvolvidas entre família. Pais, alunos e demais familiares interagiram com os professores e profissionais das escolas participando de atividades diversificadas.

Como forma de estimular essa aproximação com o cotidiano educativo, as escolas organizaram atividades que envolveram apresentação de teatros, poesias, músicas, ginástica, dança, gincanas esportivas, oficinas, roda de chimarrão, jantares típicos, palestras,  feira do livro,  exposição de trabalhos, recreação entre outras. 

Para a Gerente de Educação de Dionísio Cerqueira, Tânia Regina Gasperin dos Santos, a participação das famílias na vida escolar dos filhos é importante para que a criança perceba o quanto o estudo é fundamental para o sucesso escolar, essa proximidade torna os profissionais da educação mais seguros e confiantes em seu trabalho, pois tem a oportunidade de dividir com os pais suas angústias e incertezas.

Os diretores das escolas da Regional destacaram que os objetivos foram atingidos acima das expectativas, o que prova que as famílias estão muito empenhadas em contribuir para a melhoria da educação de seus filhos.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o jovem precisa identificar valor em tudo o que faz. “Quando você traz a família para a escola, pelo exemplo, os pais estão demonstrando para o jovem e a criança que o processo educacional é algo muito valoroso e que vai ter muita influência no seu futuro de vida. Essa presença faz com que o jovem comece a identificar isso. Por isso, a importância da participação da família no ambiente escolar, não apenas neste dia”, avalia.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira