O Conselho de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira realiza reunião na próxima quarta-feira, 18 de outubro, às 14h na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira. O encontro será presidido pelo secretário executivo da ADR, Norberto Hart, com a presença dos prefeitos, presidentes de Câmaras e membros da sociedade organizada que compõem o Conselho.

Serão debatidos assuntos de interesse dos municípios, além de realizada a assembleia de aprovação dos membros da sociedade civil organizada; explanação das competências e da legislação do CDR e apresentação sobre implementação da “Rota do Milho”.

O secretário executivo regional Norberto Hart destacou a importância das reuniões. “Elas têm como objetivo trazer propostas para ações regionais e conhecimento mais efetivo dos municípios das ações do Estado, focando no bem de todos e desenvolvimento para nossa região”, destacou.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira

Para mobilizar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama os municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira estão realizando programação especial em alusão ao Outubro Rosa.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, a doença afeta 1 em cada 15 mulheres brasileiras. A notícia é boa: os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início. O problema: no Brasil, a mortalidade continua alta porque 30% dos casos são diagnosticados em estágios mais avançados, quando o índice de cura é baixo. Além disso, há cerca de 12 mil mortes de mulheres todos os anos no país em decorrência da doença – o equivalente a 2,5% das mortes femininas no Brasil. O principal método de diagnóstico precoce ainda é a mamografia, radiografia das mamas (o que reforça a importância de sempre fazer o exame anualmente).

Confira a programação em cada município da Regional:

Princesa

Nos dias 3,5,10,17,19,24,26 na Unidade de Saúde será realizado, com agendamento prévio: massagem relaxante, coleta do exame preventivo, orientações e auto exames de mamas, orientação nutricional.

No dia 28 acontece o “Dia D”, das 8h às 15h, com coleta do exame preventivo, orientações e autoexames das mamas; verificação das carteirinhas de vacinação; oficina de artesanato e com agendamento prévio massagem relaxante.

São José do Cedro

Na Unidade Central estão sendo realizadas consultas médicas e atendimento odontológico: exames preventivos do colo do útero, encaminhamentos para mamografias e orientações gerais de enfermagem, todas as terças-feiras do mês de outubro das 17h às 21h.

No ESF 5º estão sendo realizadas consulta médica, exames preventivos do colo do útero, encaminhamentos para mamografias e orientações gerais de enfermagem, todas as terças-feiras do mês de outubro das 17h às 21h;

Padre Réus e Mariflor: Será oferecido exames preventivos todos os dias mediante agendamento;

Dias 16 a 20 – Padre Réus: consultas, preventivos e orientações 11h30 às 13h;

Dias 23 a 27 – Mariflor: consultas, preventivos e orientações 11h30 às 13h;

Dia 21 - Padre Réus: Palestra às 9 horas com o tema Menopausa e métodos contraceptivos

O encerramento da programação acontece no dia 28 de outubro com a caminhada rosa, saída em frente ao Centro de Idosos às 8h30, serão oferecidos alimentos saudáveis.

Guarujá

Nos dias 10, 17 e 24 de outubro atendimento das 17h às 19h, na Unidade Básica de Saúde para realização de exames e avaliações, destinado às mulheres que trabalham no horário de expediente.

Serão realizados atendimentos como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, coleta de preventivo, avaliação antropométrica, avaliação odontológica, vacinas, abordagem do tema: Ansiedade, depressão e stress no trabalho. Também será oferecida maquiagem e entrega de brindes para quem fizer a coleta do preventivo. Documentos necessários para realizar os atendimentos, carteira de identidade, CPF e cartão do SUS.

Palma Sola

No dia 19 de outubro palestra no Centro de Eventos com o médico Silvio Neugebauer sobre câncer de mama e câncer de colo de útero. Na oportunidade serão feitos agendamentos de coleta de exame preventivo que serão realizados na Unidade de Saúde nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Anchieta

Dia 20: palestra com Drª Laura Toledo e Eliane Fanton, no Centro de Convivência dos idosos. Haverá agendamento de exame preventivo e as mulheres que realizarem o exame ganharão vale curso de automaquiagem, das 20h às 21h30.

Dia 21: curso de automaquiagem gratuito (inscrições para o curso durante palestra do dia 20)

Dia 21: Missa às 19h

Dia 28: Coleta dos exames preventivos agendados

Dionísio Cerqueira

ESF Três Fronteiras: Nos dias 17 e 19 de outubro, à noite, coleta de exame preventivo, encaminhamentos para Mamografia e orientações de enfermagem. Atendimento das 17h às 20h, mediante agendamento. No dia 30, encerramento com um chá da tarde às 14h com orientação para as mulheres.

Nos demais ESFs serão realizados coletas de preventivo, orientações e chá da tarde a partir das 14h, nas seguintes datas:

ESF União: Nos dias 16 e 23 de outubro

ESF Idamar: Dia 20 de outubro

Centro: Dia 18 de outubro

São Pedro: Será dia 24 de outubro

Jorge Lacerda: Será dia 19 de outubro

Noite do Cinema: No dia 18 de outubro às 19h no Auditório da Prefeitura - Exibição de filme e homenagens

Caminhada das Mulheres: No dia 25, será realizada caminhada em prol da conscientização. A saída está programada para as 8h30 em frente à Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira. A caminhada acaba no Parque Turístico Ambiental da Integração. Haverá diversas atividades, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, e demais orientações sobre a saúde da mulher.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira


Foto: Iris Medeiros / SSP

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, confirmou em audiência na manhã desta terça-feira, 10, a transformação da 2ª Companhia do 11° Batalhão da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira em Guarnição Especial de Fronteira. O assunto era motivo de reuniões desde julho quando as autoridades começaram a apresentar a proposta para SSP e Comando Geral da Polícia Militar.

O coronel PM Dirceu Neundorf, comandante da 9ª Região Policial Militar/Fronteira, disse que o objetivo é de dar autonomia e agilizar os processos relativos à preservação da segurança pública na área de Fronteira e Divisa. 

"Das mais variadas formas observa-se que falta uma estrutura que seja dirigida, e com força de atuação direta na região de fronteira, em função do investimento realizado pela Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron)”, disse.

De acordo com o secretário Grubba, os recursos para a construção da nova sede da Guarnição Especial de Fronteira -  na ordem de R$ 1,2 milhão  - foram assegurados pelo Pacto da Segurança. Trata-se de uma obra de 750 metros quadrados, em dois pavimentos, cujas obras começam no segundo trimestre de 2018. O terreno para a construção foi doado pela prefeitura de Dionísio Cerqueira.

O secretário também reforça a tese de que uma Guarnição Especial em área de fronteira é mais uma ferramenta para combate aos crimes transnacionais. “A região de fronteira é um corredor de contrabando e descaminho, e uma estrutura oficial terá como o objetivo atacar essas organizações criminosas e frear a entrada de armas e drogas”.

Participaram da reunião o comandante-geral da PM, Paulo Henrique Hemm; sub-comandante geral carlos Alberto Araújo Gomes: secretário executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto; gerente de obras da SSP, coronel Dirceu Antônio Oldra; dretor de Integração da SSP, coronel PM Rogério Martins; secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Norberto Hart; prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto; prefeito de Princesa, Edilson Volksweis e oficiais da 9ª Região Policial Militar.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira
 

 

Reunião diretores
Foto: Manoely Dias Cogo/ADR Dionísio Cerqueira

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira realizou durante a quinta-feira, 5, reunião com diretores e assistentes de educação das escolas da rede Estadual de Ensino.

Em um primeiro momento foi realizada uma formação do Censo Escolar. Os profissionais foram orientados sobre o procedimento de migração do sistema SISGESC e Educacenso. Também foi repassada a importância de as escolas verificarem as inconsistências para correções dos dados da escola, turmas, alunos e docentes, pois o prazo para as retificações encerra no dia 11 de outubro.

As informações preenchidas no Censo Escolar são utilizadas em atividades de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas e programas do Governo Federal. “Por isso é muito importante que os dados das escolas sejam atualizados, garantindo também que tenhamos uma radiografia detalhada do sistema educacional”, destacou a gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos.

No período da tarde, a equipe do Desenvolvimento Humano também repassou informações sobre o concurso de remoção, concurso de ingresso, distribuição de aulas para o ano letivo de 2018. A equipe de ensino também ofereceu informações sobre rematrículas e calendário escolar 2018.

O Concurso da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina oferece 600 vagas para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, estas para as disciplinas de Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Química e Sociologia. As outas 400 vagas são para a área administrativa das escolas da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina, sendo para: assistente de educação, supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira