Dionísio Cerqueira - Equipes escolares participam de curso de formação descentralizada
Foto: Manoely Dias Cogo/ADR Dionísio Cerqueira

Entre os dias 17 e 21 de julho, as equipes escolares da rede estadual de ensino da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, participaram do curso de formação descentralizada “Enfoque no processo de ensino aprendizagem”. O objetivo foi oferecer formação continuada aos gestores escolares, equipe pedagógica e professores, sobre o princípio da Proposta Curricular de Santa Catarina, para melhoria do processo de ensino aprendizagem das escolas da rede Estadual.

Um momento para retomar questões como avaliação, planejamento e replanejamento que é pertinente em qualquer momento do processo pedagógico e de formação docente, levando a prática para a sala de aula.

A gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos destacou que no dia 10 de julho foi realizada uma reunião com os gestores das escolas para preparar e orientar sobre o curso de formação continuada. “Todo o material utilizado na formação, como vídeos, textos e documentos foram disponibilizados na página da Secretaria de Estado de Educação, e a Gered acompanhou e supervisionou todo o processo nas escolas”.

A formação foi descentralizada, ou seja, cada unidade escolar, coordenada por sua equipe gestora, e com acompanhamento da Gered, realizou a formação, que teve carga horária de 40 horas.

Dentre as atividades, as equipes escolares participaram de palestras com psicólogos da UNOESC e também com a Gerente de Planejamento da ADR que tem formação em psicologia Priscila Jaroseski Giron.

As Escolas de Educação Especial também participaram da formação. No dia 13 de julho a equipe da Gerência de Educação reuniu os diretores das instituições para repassar informações do que deveria ser trabalhado para que as equipes recebessem o certificado da formação.

Na oportunidade a Gered também entregou o material que foi utilizado na formação, que trabalhou as diversas formas de deficiência, avaliação descritiva, mudanças no Projeto Político Pedagógico, a importância da troca de informações com as equipes de SUS e planejamento para o período pós-férias.

A responsável pela educação especial da Gered Joeldes Taube destacou que na reunião também foi realizada uma programação inicial para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira
 


Foto: Maíra Porto / SSP 

Criação de um Batalhão da Policia Militar de Fronteira em substituição à Companhia da PM, que funciona em Dionísio Cerqueira. Este foi o assunto tratada nesta quarta-feira, 19, em audiência do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento de Dionísio Cerqueira, Norberto Hart e os prefeitos da região. A proposta foi bem recebida pelo Comando Geral da Polícia Militar e será acolhida pelo secretário.

Ele também acredita no aumento de efetivo para a região de fronteira. “Este assunto era objeto de reuniões no Comando Geral e agora foi oficializado”. disse Grubba.

Outro assunto em pauta foi a reforma no quartel da corporação de Dionsísio Cerqueira. Por se tratar de um imóvel antigo o secretário considera mais vantajoso construir uma nova sede para PM no município. Ele lembra que a PM possui um terreno próprio e aposta em parcerias com os municípios que sempre se colocaram à disposição das forças de Segurança.

O encontro contou ainda com a participação do comandante-geral da PM, coronel PM Paulo Henrique Hemm, seu adjunto, coronel PM Carlos Alberto Araújo Gomes Junior; o comandante da 9ª Região Policial Militar, coronel PM Dirceu Neudonf; comandante da Cia de Dionísio Cerqueira, capitão PM Deiber Haefliger; secretário executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto; e os prefeitos de Riqueza, Edilson Volkweis, e Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3251-1117 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br

 

Dionísio Cerqueira - Reunião do Núcleo de Tecnologia Educacional
Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Dionísio Cerqueira foi o polo da reunião técnica promovida pela Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica (GETIG) da Secretaria de Estado da Educação (SED), nesta segunda-feira, 17.

A capacitação foi ministrada pelo coordenador da rede lógica e telefonia IP, Felipe Xavier de Oliveira e também Danieli Burigo e Luiz Alberto da SED.

Participaram da reunião, profissionais dos Núcleos de Tecnologia Educacional das regionais de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Itapiranga e Maravilha.

A equipe da ADR Dionísio Cerqueira ressaltou a importância dessa reunião. "Ficamos muito felizes em receber as equipes de outras Regionais para esta capacitação. Foi um importante momento de integração, e troca de experiências”.

Entre os assuntos discutidos estavam orientações sobre a rede de governo – infraestrutura, aumento de velocidades, Telefonia IP, salas informatizadas MEC, professor online, sistema de leitura de alimentação escolar, entre outros tópicos.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira

A Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira repassou R$ 22.792,89 para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José do Cedro e Anchieta. O valor é referente à cota mensal destinada a associações.

O total dos repasses até o final deste ano é de R$ 313.617,00, distribuídos entre as Apaes de São José do Cedro, Guarujá do Sul, Anchieta e Palma Sola. Os convênios beneficiam 195 alunos além de profissionais que atendem essas instituições. Os valores têm como objetivo cooperação técnico-pedagógica entre as partes, visando o estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência.

O secretário regional Norberto Hart destaca que estes recursos são de extrema importância. “Sabemos que estes valores ajudam as associações a se manter e a continuar o atendimento aos alunos de forma adequada e com os recursos que são necessários para os trabalhos”.

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99145-7142
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira