Rede de Vizinhos

Já são 20 as propostas elaboradas que ajudarão a promover o desenvolvimento da região de Curitibanos e buscar diminuir as desigualdades e equilibrar os potenciais socioeconômicos em relação a outras regionais do estado. É o seguimento da implantação do Programa Crescendo Juntos, do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG).

Entidades da sociedade civil organizada como associações, universidades e órgãos públicos  se juntam ao Núcleo Executivo Regional (NER) de Curitibanos em reunião que acontecerá no próximo dia 18 de outubro no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos, das 8h30 às 12h.  

Os NERs são os responsáveis pela criação e acompanhamento das ações e projetos de interesse regional das 12 regiões menos desenvolvidas do Estado. Cada núcleo é composto por 12 entidades, sendo seis públicas e seis da sociedade civil organizada. “Vamos debater neste encontro com a sociedade regional as soluções dos projetos levantados”, explica Norton Boppre, diretor da SPG.

“O Governo de Santa Catarina está mobilizado e, nós da ADR de Curitibanos, junto à Secretaria de Planejamento (SPG) do Governo, buscamos com os órgãos públicos e entidades os caminhos que melhoram o desenvolvimento regional e as condições de vida da nossa gente”, explica o secretário executivo da Regional, Luiz César Abrahão.

“Até o seminário, as entidades podem apresentar projetos junto ao NER através do preenchimento de um formulário. No dia do evento, estas propostas serão discutidas até serem aprovadas”, orienta o gerente de Planejamento Regional da ADR de Curitibanos, Sidnei Rodrigues de Souza.

O formulário é disponibilizado pela SPG e deve ser preenchido com dados do projeto como objetivo, justificativa, tipo de ação, custos, prazos, fonte de recursos e envolvidos na ação. Para aprovação até o seminário, os projetos devem necessariamente passar pelo crivo do Núcleo Executivo Regional.

Três eixos estão sendo trabalhados pelo Crescendo Juntos através do NER. O primeiro eixo contempla o Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O segundo discute temas relacionados ao Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente. No terceiro, o foco é a Gestão Pública. Confira abaixo os temas discutidos na região de Curitibanos em cada eixo:

TEMAS DA REGIÃO DE CURITIBANOS

EIXO 1:  Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

1. A viabilização de créditos a juros mais baixos a pequenos e médios produtores;

2. Assegurar o Curso de Medicina através do empenho das entidades públicas e privadas da região, com acompanhamento político e técnico, visando melhoria das condições da saúde regional.  

3. Agregação de valor nas cadeias produtivas de pequenos e médios produtores visando organizá-los para obtenção de um melhor retorno econômico;

4. Educação Fiscal para melhorar a arrecadação e investimentos na região, evitando evasão de divisas e sonegação de tributos;

5. Educação Empreendedora para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio;

6. Criação de uma Incubadora para instalação de novas empresas e projetos com vistas para diversidade de produção, manter jovem na região e estimular o desenvolvimento tecnológico.

7. Construção de um Centro de Eventos para aproveitar a posição estratégica da região na realização de conferências, estimulando ações voltadas para o turismo como shows, arte, música, teatro, gastronomia, cultura, etc.

EIXO 2 Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente

1. Construção de uma Policlínica Médica Pública de Especialidades  que visa otimizar atendimento evitando viagens de pacientes e diminuição de filas de espera;

2. Consciência Cidadã prevê o desenvolvimento de lideranças jovens, através de conscientização política e empreendedorismo social.  

3. Projeto vocacional de Bombeiro Regional que visa combater déficit de pessoas da região ingressando no CBMSC;

4. Modernização da coleta e reciclagem através do aterro sanitário para diminuição de custos do municípios e agilizar serviços;

5. Desenvolvimento Turístico da Região explorando questões históricas, culturais, gastronomia, belezas naturais, ciclismo, trilhas, etc.

EIXO 3 Gestão Pública

1. Criação de um programa de fomento que incentive o beneficiamento da matéria-prima, integrando gestão pública e classe produtora, agregando valor à produção regional.

2. Criação de um regime de tributação diferenciada com incentivo fiscal na área de abrangência do Programa Crescendo Juntos, incentivando produtividade e empregabilidade.

3. Fortalecimento do Cedup de Curitibanos, que oferecerá cursos profissionalizantes qualificando a mão de obra regional

4. TFD Compartilhado visa otimizar custos em saúde com o transporte compartilhado de pacientes da região entre os municípios.

5. Estruturação da Defesa Civil como ação preventiva de intempéries e resposta rápida a incidentes climáticos.

6. Planificação da Segurança Pública Regional considerando fatos recentes de desenvolvimento;

7. Projeto Rede Vizinhos fortalecimento de vínculos comunitários visando a segurança pública.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Curitibanos - Festival Dança Catarina leva alegria e espetáculo à região

Foi uma noite de domingo especial para Curitibanos. A etapa Microrregional do Festival Dança Catarina foi marcante, intensa e cheia de brilho. O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes Onofre Santo Agostini. “Nesse dia tivemos a oportunidade de oferecer e de prestigiar 18 apresentações das ADRs de Curitibanos e Campos Novos”, destacou Luiz Cesar Abrahão, secretário regional em Curitibanos.

“Como é um evento do calendário oficial do governo do Estado de Santa Catarina possui a característica marcante que é a gratuidade no acesso e vivência. E quando ofertamos o Danca Catarina ao município de Curitibanos salientamos que a expectativa era atingir a família curitibanense por completo, e ontem pudemos confirmar isso, era maciça a presença de pais, avós e tios dos bailarinos”, salientou Mapi Cravo, coordenadora estadual do festival.

“Podemos dizer a todos que foi um dos eventos mais emocionantes que tivemos o prazer de vivenciar”, destacou Aaron Mazaro, organizador regional do evento. “Agradecemos a todos pela participação, apoio, prestígio e confiança. Saliento o valor das parcerias para a realização desse evento como a prefeitura municipal de Curitibanos, ADRs de Curitibanos e Campos Novos e Fesporte”, finalizou.

A classificação final da etapa:

Categoria mirim - Dança Livre

1º lugar - GEM Horizonte de Zortéa coreografia Little Farm;

2º lugar - SME Recanto da Criança de Ponte Alta do Norte coreografia Vida de Adulto;

3º Lugar - SME José de Ancheita de Ponte Alta do Norte coreografia Poluição a Natureza.

 

Categoria Infantil - Dança Popular

1º Lugar - EEB Dep. Altir Webber de Mello de Curitibanos coreografia Carimbó Praiano;

2º Lugar - EEB Frei Rogério de Ponte Alta do Norte coreografia Um Alemao no Brooklin;

3º Lugar - EEB Dep. Augusto Bresola de Vargem coreografia A menina, a boneca e o bem querer.

 

Categoria Infantil - Dança Livre

1º Lugar - EEB Frei Rogério de Ponte Alta do Norte coreografia Trabalho em Equipe;

2º Lugar - EEB Professor Antônio Francisco de Campos de Curitibanos coreografia Erga-se e vá a luta;

3º Lugar - EEB Dep. Altir Webber de Mello de Curitibanos coreografia Libertação.

 

Categoria Juvenil - Dança Livre

1º Lugar EEB Casimiro de Abreu de Curitibanos coreografia Forrobodó;

2º Lugar  EEB Professor Antônio Francisco de Campos de Curitibanos coreografia Violência doméstica;

3º Lugar CEDUP Ernesto Antônio Debastiani de Abdon Batista coreografia Arte e Cor, cor e Arte.

 

Categoria Infantil - Dança de Salão

1º Lugar EEB Dep. Augusto Bresola de Vargem Casal Maria Mendes e José de Lima;

2º Lugar EEB Dep. Altir Webber de Mello de Curitibanos Casal Stephanye Ribeiro e Pablo Nunes;

3º Lugar EEB Professor Antônio Francisco de Campos de Curitibanos Casal Larissa Cordeiro e Henrique Bequer

 

Categoria Juvenil - Dança de Salão

1º Lugar EEB Casimiro de Abreu de Curitibanos Casal Kathleen Zago e Osni Bueno Júnior;

2º Lugar EEB Casimiro de Abreu de Curitibanos Casal Ingred Dias e Jhordan Grutzmann;

3º Lugar EEB Casimiro de Abreu de Curitibanos Casal Rafaella de Oliveira e Thiago Mendes;⁠⁠⁠⁠

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 


Foto: Fabio Fontana / ADR Curitibanos 

Com quase 30% das obras de instalação das redes coletoras concluídas, a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Curitibanos teve o acréscimo de mais sete trechos que estão liberados para o início dos trabalhos. Com pouco mais de um ano de execução, a obra tem mais de 70 ruas com a rede coletora instalada. Atualmente a maior frente de trabalho concentra-se no Bairro Aparecida.

Nesta primeira etapa, em que Governo de Santa Catarina, através da Casan, está investindo cerca de R$ 39 milhões, o projeto prevê que 36% do perímetro urbano de Curitibanos seja contemplados com o Esgotamento Sanitário. Ao término deverão receber o sistema 147 ruas localizadas no Centro e nos bairros Universitário, Bosque, Bom Jesus, Água Santa, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, beneficiando 3.898 residências.

Todos estão localizados no Bairro Aparecida (Rua Petronilho de Almeida e Avenidas Salomão Carneiro de Almeida e Duque de Caxias). No total, são 42 trechos com obras já iniciadas ou que receberão o trabalho. No cronograma anterior, divulgado na segunda quinzena de agosto eram 35.

Assim como tem acontecido desde o mês de julho deste ano, nas ruas liberadas para a obra os moradores recebem a visita da assistente social Luciana Da Cruz. O objetivo é levar a população informações sobre os benefícios que o sistema trará, além de estar esclarecendo possíveis dúvidas.

Para esclarecer dúvidas ou buscar orientações a população também pode utilizar os canais disponibilizados pela Casan: telefones: 3245-0590/ 3245-1261 e o e-mail: sescuritibanos@casan.com.br.

Crongorama de execução de redes de coleta em andamento

Centro:

Ruas: Afonso Dotti; Dr. Altair de Ganz; Quintino Bocaiúva; Irmã Florentina; Ana Costa; Frei Justino Girardi; Marechal Floriano e Benjamin Constant.

Bairro São Francisco:

Ruas: Germano Antunes de Souza; Assonipo de Morais; Frei Rogério; e Arno Willy Fauth.

Bairro Aparecida:

Ruas: Luiz Brocardo; Daniel Moraes; Theodoro Agostini; Oscar Eggers; Orocimbo C. da Silva; Maximino de Moraes; Francisco Rauen; Paulo Pedro Pereira, Boleslau Koloski, Coronel Vidal Ramos, Cornélio de Haro Varela, Petronilho de Almeida, Romário de Oliveira Lemos e Avenidas Salomão Carneiro de Almeida e Duque de Caxias;

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Ponte Alta do Norte - Reunião do CDR de Curitibanos
Foto: Jaison Lopes

O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Curitibanos se reuniu nesta segunda-feira, 18, em Ponte Alta do Norte. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores do município e contou com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil dos cinco municípios da região.

“O Governo de Santa Catarina deve anunciar para o mês de outubro a liberação do Fundam 2, recursos que devem girar em torno de R$ 10 a R$ 12 milhões para os municípios da nossa região. Também destacamos aqui o pagamento da última parcela do Hospital Regional no valor de R$ 855 mil realizado na semana passada”, salientou o secretário executivo Luiz Cesar Abrahão, que preside o CDR.

Entre as pautas em destaque também esteve a entrega de documento já protocolado junto à Fesporte solicitando a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2018 em Curitibanos. Será a 30ª edição dos Jasc, que se iniciaram justamente no município em 1988 e é a maior competição esportiva de Santa Catarina.

“Curitibanos tem posição estratégica no estado. Nossos ginásios e escolas, tanto do município como do estado, estão preparados para receber os atletas neste grande evento que deve movimentar a economia e o comércio da nossa região”, salientou o vice-prefeito de Curitibanos, Roque Stanguerlin, que representava no encontro o prefeito José Antonio Guidi.

A equipe da Cidasc de Caçador, que responde também pela região de Curitibanos, fez uma explanação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela companhia em nível regional e estadual. “Somos o único estado livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica. IIsto demonstra a seriedade da Cidasc em garantir a sanidade animal e renda para os catarinenses, uma vez que as nossas exportações dependem de um cenário positivo criado a partir da nossa responsabilidade em manter a fiscalização e monitoramento da produção”, ressaltou Alvaro Ribas Dourado, chefe regional da Cidasc.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Próximos eventos