Visita à Berneck

Sustentabilidade, inovação e autossuficiência. Estes conceitos fazem parte do dia-a-dia da empresa Berneck, que iniciou operações em 2012 em Curitibanos e já vem ajudando a mudar a realidade local. A logística da companhia que atua no ramo da madeira gera em torno de 3 mil empregos em média na região, sendo 750 destes, funcionários diretos da unidade de Curitibanos.

Segundo o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão, o Governo de Santa Catarina teve papel fundamental no processo de instalação da Berneck em Curitibanos. “Além de incentivos fiscais, a empresa recebeu apoio na infraestrutura de energia como a construção de uma nova subestação da Celesc para atender a demanda e também a construção do trevo que viabiliza o intenso tráfego naquela área”, salienta.

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio de Curitibanos, Marcos Aurélio Scapini, o impacto na receita do município é enorme. “Hoje a Berneck é responsável por praticamente um terço da nossa arrecadação. É uma injeção de recursos que impacta toda a região. Na verdade, a empresa movimenta a economia de vários municípios no centro do Estado com a compra de florestas e a logística que isso envolve”, explica.

Automação, alta tecnologia e referência mundial

“As serrarias da Berneck são de altíssima complexidade industrial”, afirma Fernando Gnoatto, gerente de negócios da empresa. 

Um dos principais segredos da empresa é reaproveitar. “Levamos o conceito de sustentabilidade à risca. Reciclamos todos os resíduos químicos e sólidos. Metade da energia consumida pelas indústrias, por exemplo, é gerada pela própria Berneck. Esta ação é exclusiva no país entre as fábricas de painéis. Isto poupa a natureza e reduz os custos de produção” destaca Jessica Scariot, analista do controle de qualidade da companhia.

Visita à Berneck

Empresa gera 15 mil empregos e exporta 20% da madeira serrada no Brasil

Gilson Berneck, diretor-presidente do Grupo Berneck, resume a forma de atuação da empresa. “Nós transformamos as florestas plantadas em economia. A casca e a biomassa florestal é para gerar energia. A tora grossa nós transformamos em madeira serrada. E o resíduo da serraria, mais as toras finas são direcionados para os painéis”, relata.

A Berneck gera 10 mil empregos diretos e outros cinco mil indiretos, totalizando 15 mil de vagas geradas no Brasil. Ela é responsável por cerca de 20% das exportações brasileiras de madeira serrada, atendendo demanda de 60 países.  A companhia atua em três estados da federação: Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. A empresa produz MDP, MDF, HDF e serrados de pinus e teca.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Curitibanos - Coleta de assinaturas para mutirão contra dengue

Com a chegada do verão o Governo de Santa Catarina vem reforçando a prevenção contra a dengue. “Assim como nas demais regiões do Estado, as ADRs de Curitibanos e Videira estão mobilizadas na coleta de assinaturas junto aos prefeitos para intensificar junto às vigilâncias sanitárias municipais o trabalho preventivo”, explica José Lucio Goetten, gerente Regional de Saúde de Curitibanos.

“A prevenção é a melhor arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença”, observa a gerente Reginal de Saúde de Videira, Fabiana Moraes.

O prefeito de Curitibanos, José Antonio Guidi (Dudão), se colocou à disposição para auxiliar no processo. “É muito importante esta iniciativa conjunta entre estado e municípios para conscientizar a população dos perigos e evitar transtornos, gastos desnecessários com tratamentos e também manter a tranquilidade durante os períodos quentes”, salienta.

Durante a reunião com o município de Curitibanos, o secretário municipal de saúde, Altamir Goetten, também comentou a extensão da parceria para outras doenças que podem ser evitadas como a leptospirose. “Estamos sempre alertas fiscalizando e  buscando orientar as pessoas no sentido de manter padrões de higiene e evitar maiores problemas que acontecem quando se tem que remediar”, conclui.  

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Curitibanos - Região recebe presidente da Cidasc em Dia de Ação de Governo

O Governo de Santa Catarina segue dinamizando o modelo administrativo que faz com que a economia catarinense se destaque no cenário nacional. Através do Dia de Ação de Governo, secretários estaduais e gestores de empresas públicas se deslocam pelo Estado para acompanhar as ações e obras em cada região, interagindo com lideranças e comunidades locais.

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos recebeu a visita nesta quinta-feira, 30, do presidente da Cidasc, Enori Barbieri, que falou dos desafios da companhia para fazer com que Santa Catarina ganhe destaque no cenário nacional e internacional, especialmente com relação às exportações que movimentam grande parte da economia catarinense.

“Estamos cada dia buscando ficar mais próximos dos produtores, conscientizando eles da importância da sanidade dos produtos de origem animal ou vegetal para que isso retorne em benefício deles próprios, gerando renda com as vendas para os mercados que estamos abrindo ao longo dos últimos anos especialmente na ásia”, explica Barbieri.

Segundo o presidente da Cidasc, a idéia é que os próprios produtores comecem a declarar o produto que oferecem ao mercado, evitando ter que passar pela forte burocracia das fiscalizações. “Nós queremos privilegiar as pessoas honestas, aquelas que sabem da capacidade dos seus produtos e querem oferecer o melhor de acordo com os cenários mais modernos do mercado”, orienta. 

O secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão, acompanhou Barbieri em reuniões para destacar as ações na região como o investimento de R$ 40 milhões em saneamento básico em Curitibanos. “Esta ação acontece através da Casan e deve beneficiar cerca de 14.500 moradores,  cujo tratamento de esgoto cobrirá cerca de 36% do município”, observa Abrahão.

No roteiro, representantes do governo e de setores produtivos visitaram obras como a estação de tratamento da Casan que está sendo construída para finalizar a primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário do município. “É um dia muito produtivo onde convidamos a comunidade a saber um pouco mais sobre o andamento das obras e ações do Governo de Santa Catarina em nossa região”, finalizou Abrahão.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Reunião cdr santa cecilia 27 novembro 2017

O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Curitibanos se reuniu nesta  segunda-feira, 27, em Santa Cecília, para avaliar as ações executadas na região, bem como planejar as atividades futuras. “Analisamos mensalmente junto aos conselheiros as prioridades em obras e atividades que atendam aos interesses da população”, destacou o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão.

Entre os destaques da reunião, a Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) apresentou um case mostrando aumento de R$ 1,15 milhões na arrecadação anual do município de Santa Cecília. A estratégia se baseou em um intensivo trabalho de correção fiscal junto às empresas, com emissão de notas no local de origem de exploração de produtos como a madeira.

“O mais importante é que isto foi feito sem gerar ônus para as empresas. O processo envolve simplesmente uma mudança na contabilidade e que vai beneficiar diretamente o município”, explicou Rui Braun, diretor executivo da Amurc. A medida deve ser adotada em todos os municípios da região, que devem buscar alternativas de beneficiamento de produtos, combate à sonegação, propiciando assim aumento da arrecadação e a consequente melhoria dos serviços públicos oferecidos.

O presidente da Amurc, Roberto Molin, chamou atenção para a importância das parcerias com estado e municípios para o desenvolvimento regional. “Temos que começar a explorar nossos potenciais turísticos através do cicloturismo, cavalgadas (tradicionalismo), cachoeiras (rapel), nossas festas regionais e é claro nossas belezas naturais”, observou.

A prefeita de Santa Cecília, Alessandra Garcia, apresentou as ações realizadas pela administração municipal nos primeiros onze meses de governo. “Estamos determinados a mudar a realidade do nosso município e para isto estamos trabalhando duro realizando desde pequenas ações a grandes investimentos como um novo aparelho de Raio-x de última geração com recursos próprios”, destacou.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos