Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.


Foto: divulgação / Epagri

A Epagri formou uma turma no curso de  liderança, gestão e empreendedorismo com jovens, nesta quinta-feira, 9, no auditório do Centro de Treinamento de Concórdia. A capacitação atendeu 22 jovens das comunidades da região de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Concórdia e Seara.

Em nove encontros, sendo quatro dias por mês, os alunos participaram de atividades em tempo integral. A dinâmica previu um tempo de aprendizado no centro de treinamento e um tempo de  prática em propriedades e comunidades. A metodologia combina aspectos teóricos, práticas de experimentação e troca de experiência.

Os temas tratados nos encontros foram:  tendências das cadeias produtivas, inclusão digital, ética e cidadania, administração rural, piscicultura, sucessão familiar, gestão integrada do solo e da água, organização social e redes de cooperação, gestão de empreendimentos, liderança, olericultura, gado leiteiro, produção de grãos, saúde e sexualidade, turismo rural, fruticultura e políticas públicas.

O curso conta com o aporte financeiro do Governo do Estado, através do Programa SC Rural e das parcerias com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, das Agências de Desenvolvimento Regional e das Prefeituras Municipais.

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: comunicacao@cda.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: sc.gov.br/regionais/concordia

Nesta segunda-feira, 6, o secretário executivo Wagner Luiz Bee e o prefeito de Concórdia Rogério Pacheco assinaram convênio de R$ 120 mil para aquisição de combustível para manutenção, recuperação e adequação de estradas do município, recurso da Secretaria de Agricultura e Pesca através do Governo do Estado.

Para o  secretário executivo, o convênio é de extrema importância para melhorar condições de trafegabilidade, com segurança aos usuários das estradas rurais em especial para os agricultores.

Também participaram do ato o presidente da câmara de vereadores,  Artêmio Ortigara ; o gerente de administração da ADR, Henderson De Carli; os  vereadores, Marilane  Stuani e  Anderson Guzzatto; o secretário da agricultura do município,  Mauro Martini e o  gerente da Epagri, Luís Carlos Bergamo. 

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: comunicacao@cda.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: sc.gov.br/regionais/concordia

Chapeco Area Rural site

Equipes da Celesc terminaram o trabalho de restabelecimento da energia elétrica na região Oeste de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 1º de novembro. Uma tempestade com ventos e descargas elétricas causou estragos em diversos pontos da rede na tarde de domingo, 29 de outubro. As primeiras ocorrências foram registradas nas subestações de Palmitos e Mondaí. Na sequência, foram afetados alimentadores das regionais de São Miguel do Oeste, Concórdia e Chapecó.

No pico do problema, próximo das 18h de domingo, mais de 60 mil unidades consumidoras da região ficaram sem energia elétrica. A Celesc trabalhou com mais de 40 equipes em campo para restabelecer a rede. Em função da dificuldade de acesso em alguns locais específicos e complexidade das ocorrências, ainda restavam 3,5 mil UCs sem fornecimento de energia elétrica na segunda-feira, 30, em cidades atendidas pelas agências regionais de Concórdia, São Miguel do Oeste e Chapecó.

As equipes seguiram com os trabalhos na noite de segunda-feira e durante toda terça-feira, 31, quando no fim do dia cerca de mil UCs permaneciam sem luz na regional de Chapecó – a mais afetada pelo temporal.

De acordo com o chefe da divisão técnica da Celesc na cidade, Paulo Giacomazzi, mais de 20 equipes ficaram em campo por dois dias seguidos para que os trabalhos fossem finalizados ainda na quarta-feira. “Tivemos problemas principalmente com a reconstituição da rede, que foi atingida por objetos, cascas e galhos de árvores arremessados com a força do vento. Além disso, tivemos postes caídos, cabos rompidos e muitas árvores para serem podadas ou removidas da rede elétrica”. O engenheiro lembra que, em todo o Estado, a vegetação próxima à rede é causa de 40% das interrupções de energia.

Prioridades de atendimento

Quando a rede da Celesc é atingida de forma intensa, em caso de temporais, os atendimentos seguem a ordem técnica de priorizar a saúde, a segurança pública e, na sequência, os grandes centros urbanos e a área rural. “Os produtores agrícolas e pecuaristas, inclusive, foram de grande compreensão, confiando no trabalho das nossas equipes”, observou Giacomazzi.

Os municípios mais afetados com a falta de energia no Oeste foram Palmitos, Mondaí, Concórdia, Xanxerê, Quilombo, Faxinal dos Guedes, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Chapecó, União do Oeste, Lageado Grande, Bom Jesus, Nova Erechim e Caxambu do Sul.

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Imprensa 
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. - Celesc 
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br