Foto de arquivo / Secom

As lavouras da região de Concórdia passaram por uma transformação na última safra. As extensas plantações de milho deram lugar ao cultivo de soja, que ocuparam 5,8 mil hectares na safra 2016/17 – 37% a mais do que no ano passado. Foi justamente nos 15 municípios que formam a região de Concórdia que foi observado o maior crescimento na produção de soja em Santa Catarina. De uma safra para outra a colheita foi ampliada em 56,3%, chegando a 20,7 mil toneladas.

Para dar espaço ao cultivo de soja, a área plantada de milho na região foi 21% menor do que na safra 2015/16. Diminuiu a área plantada e, consequentemente, a produção. Mesmo com uma produtividade excelente, de 8,3 toneladas/hectare, a colheita de milho encerrou em 205 mil toneladas – queda de 3%.

Por outro lado, os produtores de soja destinaram mais área para o plantio, colheram muito mais e tiveram uma produtividade bem maior em relação à última safra. Com 5,8 mil hectares plantados a colheita fechou em 20,7 mil toneladas e o rendimento médio de 3,5 toneladas/hectare.

A região de Concórdia é um exemplo do que do que vem acontecendo em Santa Catarina: para compensar a perda de área plantada para o cultivo de soja, os produtores de milho investem em tecnologias para aumentar a produtividade. “Em Santa Catarina a área plantada de milho aumentou apenas 2% e a produção cresceu mais de 17%. Isso está relacionado ao uso de tecnologia de ponta. Os produtores perceberam que o segredo está no uso de tecnologias para ampliar a produtividade e colher mais no mesmo espaço de terra”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

A produção de milho e soja é muito importante para Santa Catarina. Destaque na produção de proteína animal, o Estado é o maior consumidor de milho do país e o grão é indispensável para manter a competitividade do agronegócio catarinense. “Não existe produção de suínos e aves sem soja e milho”, destaca Sopelsa.

Os números estão disponíveis no Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) deste mês. Os municípios considerados como integrantes da região de Concórdia são: Concórdia; Seara; Irani; Ipira; Ipumirim; Peritiba; Lindóia do Sul; Xavantina; Alto Bela Vista; Piratuba; Itá; Arvoredo; Arabutã; Presidente Castelo Branco e Paial.

Milho safra 2016/17

Santa Catarina encerrou colheita de milho e tem safra 2016/17 de 3,2 milhões de toneladas. Como maior consumidor de milho do país, o Estado comemora o incremento de 17,2% na produção. Foram mais de 379 mil hectares destinados ao cultivo do grão e a produtividade média foi de 8,5 toneladas/hectare.

Soja safra 2016/17

Os produtores catarinenses colheram a maior safra de soja da história. A produção chegou a 2,4 milhões de toneladas, 13,4% a mais do que no último ano. Na safra 2016/17, o grão ocupa 660,2 mil hectares no Estado, a maior área plantada já registrada, e o rendimento médio foi de 3,6 toneladas/hectare.
A soja é ainda um grande produto na pauta de exportações de Santa Catarina. Em junho, de tudo o que o Estado exportou, 11,4% era do complexo soja. No acumulado do ano, de janeiro a junho, o volume exportado foi 15% superior ao volume exportado no mesmo período de 2016, passando de 1,2 milhão de toneladas. Os principais destinos são China, Rússia, Coreia do Sul e Tailândia.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/


Foto: SOL/Arquivo

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL) lançou edital de licitação, na modalidade pregão presencial, para contratar empresa especializada para formatação de duas Rotas de Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF), atendendo objetivos pactuados junto ao Programa SC Rural.

As propostas serão aceitas até as 14h do dia 27 de julho, no protocolo da SOL, em Florianópolis. O edital está disponível no Portal de Compras do Governo do Estado.

A formatação das rotas envolverá duas Unidades Territoriais de Planejamento (UTP): UTP de Concórdia, que abrange os municípios de Piratuba, Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista, Concórdia, Itá e Seara; e a UTP dos Cânions, que abrange os municípios de Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande.

O trabalho que será desenvolvido pela empresa contratada inclui, entre outros itens, o diagnóstico detalhado dos territórios que irão compor as rotas, a análise estratégica das propriedades rurais e a construção de diretrizes para elaboração de um futuro plano de marketing.

“A expectativa é que, ao final, tenhamos subsídios para a criação de uma identidade e de material promocional para divulgação dessas rotas enquanto produtos turísticos, de modo a estimular o turismo rural e configurá-lo como mais uma alternativa de trabalho e renda para as famílias agricultoras”, acrescenta o diretor de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Carlos Cappelini.

Informações adicionais para a imprensa:
Carla Coloniese
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-7436
www.sol.sc.gov.br

A Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior realizou nesta sexta-feira, 14, o lançamento da segunda edição da revista Segunda + e da Mostra dos Trabalhos do ano 2017. O projeto da revista busca evidenciar à sociedade em geral a função social da escola na produção de conhecimento articulado e vivências de valores. Esta edição foi organizada pelos professores do ensino médio inovador regular, com reportagens escritas pelos alunos em sala de aula. O foco utilizado para a construção de conteúdo foi empreendedorismo e protagonismo juvenil.

Participaram do evento, representantes da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional  (ADR), diretores, professores do  educandário, representantes da comunidade escolar,  alunos, patrocinadores, convidados e imprensa. A diretora  da Escola Vidal Ramos Júnior, Alzimara Varela Freitag,  enfatizou a importância do projeto, que aborda assuntos relacionados ao cotidiano. Esta é uma forma de  levar o aluno a pesquisar, ler e escrever com conhecimento, planejamento e socializando as atividades ao projeto.

Nesta segunda edição, foram publicados mil exemplares que serão distribuídos entre patrocinadores, escolas municipais e estaduais do município de Concórdia  e comunidade escolar. O lançamento da revista ocorreu  em conjunto com a Feira e Mostra dos Trabalhos.

A Escola Vidal Ramos Júnior conta com 495 alunos sendo séries finais do ensino fundamental, ensino médio regular e ensino médio inovador. 

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: comunicacao@cda.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrconcordia

Começa na próxima segunda-feira, 17, o recesso escolar das  escolas estaduais  dos municípios que abrangem a Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia (Concórdia, Alto Bela Vista, Piratuba, Peritiba, Irani, Presidente Castello Branco , Ipira), sendo retomadas as atividades  no dia 31 de julho. Este calendário foi estipulado pela Secretaria da Estado da Educação (SED), baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que prevê o mínimo de 200 dias letivos.

Durante o recesso, professores participarão de uma formação continuada entre 17 a 21 de julho, com foco nos Gestores Escolares, Equipe Pedagógica, Professores  e  Princípios da Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC). O projeto da ênfase na Teoria da Atividade, Avaliação e Educação Especial para melhoria do processo de ensino aprendizagem das escolas da Rede Estadual.

A Gerência de Educação da ADR compreende 20 unidades escolares e aproximadamente 6.566 alunos do fundamental ao ensino médio.

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: comunicacao@cda.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrconcordia