Novos soldados - 3ª RBM

Foto: ADR Chapecó

Neste mês haverá formatura de 316 novos soldados, que ingressam no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, 76 deles serão distribuídos para 3ª Região de Bombeiros Militar (3ª RBM), que compreende 35 quartéis da região Oeste. Em reunião nesta semana na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, os comandantes de batalhão da 3ª Região definiram as datas de formaturas dos soldados, que fizeram o curso de formação no 14º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Xanxerê e no 12º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de São Miguel do Oeste.

Chapecó - Seleção Jovens Embaixadores 2019

O aluno Bruno Gabriel Alves dos Santos, 17 anos, da EEB Professora Luiza Santin, de Chapecó, recebeu nesta semana uma notícia muito esperada. Ele é um dos 50 alunos brasileiros selecionados para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, por meio do Programa Jovens Embaixadores 2019. O grande critério desta seleção é o envolvimento do estudante com trabalho voluntário.

O estudante foi selecionado no programa pelo envolvimento voluntário na reestruturação da sala de informática da EEB Professora Luiza Santin. Durante seis meses realizou o conserto de computadores, notebooks, gerenciamento de redes, configuração de software, para torná-los disponíveis para o uso dos professores e alunos. O trabalho voluntário o levou a superar todas as etapas de seleção do programa, que também avalia os conhecimentos dos alunos na Língua Inglesa, já que é preciso domínio deste idioma.  “É uma oportunidade sem tamanho. Com meu esforço e ajuda das pessoas, consegui chegar aqui”, afirma o estudante Bruno.

No Brasil 17 mil estudantes se inscreveram, em Santa Catarina apenas dois alunos foram selecionados para o intercâmbio. Além de Bruno, a estudante Camila Ceruti dos Santos, de Blumenau, também fará o intercâmbio.  O grupo embarca para os EUA em 11 de janeiro de 2019, o retorno será em 2 de fevereiro. Durante estas três semanas, haverá excursões interculturais, os alunos ficarão hospedados em casa de americanos e irão frequentar escola pública. Também terão a oportunidade de falar sobre a cultura brasileira.

Dedicação

O estudante Bruno dos Santos foi alfabetizado na EEB Luiza Santin, sempre frequentou a mesma escola e é reconhecido pela dedicação nos estudos.  A docente de Inglês e Português, Helizabete Schwndler, foi professora de Bruno no ensino fundamental e o acompanhou na seleção.  “O Bruno sempre foi muito dedicado e interessado nas aulas de inglês e nas outras disciplinas. Ele busca o conhecimento, isso faz a diferença”, afirma.

Bruno quer trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI),  sempre teve como meta viajar  e conhecer outras culturas, por isso se dedicou a aprender a língua inglesa, sem frequentar cursinhos. “É só a pessoa se esforçar, que sempre chega aonde quiser”, afirma.

O diretor da EEB Luiza Santin, Ivanor José de Andrade comemora o resultado com o aluno. “Nosso objetivo é sempre buscar desenvolver estas competências e habilidades nos estudantes. Quando o aluno tem vontade, empenho e dedicação é possível ter ótimos resultados”, afirma.

Chapecó - Posto de Licenciamento de Veículos

A partir desta segunda-feira (29), os serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran/SC) para licenciamento de veículos automotor,  passam a ser prestados em outro endereço, até então eram realizados na 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapecó. Com isso, os serviços de emissão do documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ficarão mais ágeis, em um espaço com mais conforto ao cidadão.

O Posto de Licenciamento de Veículos é disponibilizado pela 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapecó, tendo a parceria da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR)  Chapecó, que cedeu as salas das novas instalações. A prefeitura de Chapecó também é parceira com a cessão de estagiários e de servidores, por meio de convênio de trânsito firmado. O novo espaço de atendimento  está localizado na Rua Nereu Ramos, 91D - Subsolo do antigo Fórum, Centro, Chapecó.

A estimativa é atender diariamente no Posto de Licenciamento de Veículos de 350 a 500 pessoas, com tempo de espera de no máximo cinco minutos. O local conta com oito guichês de atendimento, são computadores e outras máquinas modernas, ambiente climatizado e espaço adequado para recepção e acomodação das pessoas usuárias deste serviço. O horário de funcionamento será das 12h às 19h, tendo o agente de Polícia Civil Semiro Rauber como o responsável pelo gerenciamento das atividades no local.

A 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapecó atende diariamente um público que varia de 1 mil  a 1,2 mil pessoas, na prestação dos serviços documentais de trânsito e de orientações relacionadas a outras atividades de trânsito.  “É um dos órgãos públicos do município de Chapecó que mais atende ao público. Com espaço limitado para a grande demanda de atendimentos num único prédio, foi necessário descentralizar o serviço de Licenciamento de Veículos para outro local, que possa acomodar melhor o cidadão”, explica o  delegado regional de Polícia, Wagner Meirelles.

O secretário Executivo da ADR Chapecó, Sérgio Galli, acompanhou o delegado em visita ao novo local de atendimento nesta segunda-feira (29). “Junto com o Colegiado de Governo decidimos o que é prioridade, por isso buscamos otimizar nossos espaços para proporcionar melhor atendimento ao cidadão”, afirma.

Fiscais em Vigilância Sanitária

A área de fiscalização da Vigilância Sanitária recebe reforços com a formação de 34 novos fiscais, que atuam nos municípios e regionais de saúde. Eles participaram do Curso de Gestão em Ações Básicas de Vigilância Sanitária, realizado de forma descentralizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó e estão aptos para o trabalho de fiscalização. A entrega de certificados foi realizada nesta sexta-feira (26).

O curso é resultado de uma parceria da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, Escola Técnica do SUS Blumenau Dr. Luiz Eduardo Caminha e Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. A ADR Chapecó sediou o curso pela segunda vez, a primeira foi em 2016.

A turma foi formada por alunos predominantemente do Oeste.  As aulas iniciaram em julho, com uma semana de estudos presenciais por mês e atividades à distância, totalizando 200 horas. A diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina Raquel Bittencourt, destaca que por meio do curso é ampliada a capacidade de fazer um controle sanitário melhor e mais seguro nos municípios. “Para a Vigilância Estadual é importante porque ampliamos a nossa capacidade de trabalho com esta equipe”, afirma.

Segundo a diretora, 40% do produto interno bruto nacional passa pela vigilância sanitária, “guardando as devidas proporções, cada um de nós tem uma cota nestes 40%, não somente garantimos a segurança sanitária de produtos e serviços, mas também a economia, fazendo a economia funcionar”, enfatiza.