Reunião CDR
Foto: ADR Chapecó

Os conselheiros de Desenvolvimento Regional foram apresentados e empossados na primeira reunião do ano, promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional – Chapecó (ADR), na tarde desta quarta-feira, 26. Os novos membros foram orientados sobre as responsabilidades nas definições das propostas regionais que serão apresentadas.

O Conselho de Desenvolvimento Regional  é formado pela ADR, pelas nove prefeituras, nove Câmaras de Vereadores e por dois membros da sociedade civil indicados por cada  município. Tem como presidente o secretário executivo Regional, Edegar Giordani. “Tudo o que se faz e se discute aqui é de extrema importância. Vocês irão eleger as grandes obras para a região de abrangência dos municípios”, afirma Giordani.

Os conselheiros foram estimulados a pensar no desenvolvimento regional, com comprometimento para que o conselho tenha efetividade. “Vamos eleger propostas regionais e não individuais, com metas e programas que possam ser executados”, destaca.

Para o conselheiro Nelson Akimoto, membro da sociedade civil, representante da Associação Comercial Industrial de Chapecó (ACIC), o conselho é uma oportunidade de somar os objetivos. “Vamos trabalhar para o fortalecimento dos municipios, com políticas de desenvolvimento pensadas em nível regional”, destaca Akimoto.

Com as novas determinações, o Conselho de Desenvolvimento Regional passa a se reunir trimestralmente, com a função de planejamento e também para discutir e encaminhar os planos e programas relativos ao desenvolvimento regional para as Secretarias de Estado responsáveis por sua implementação. O CDR também incentiva, orienta e apoia programas de novos empreendimentos regionais. As reuniões irão ocorrer nos municípios de abrangência da ADR, a próxima será em 26 de junho, em Cordilheira Alta.

Na quinta-feira, 27, às 14h, será realizada a reunião do Colegiado do Governo. O objetivo do Colegiado Regional de Governo é apoiar a ADR na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), no Plano Plurianual (PPA) e também no Orçamento Anual. Também discute os planos e programas relativos ao desenvolvimento regional. 

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
ADR Chapecó
Fone: (49) 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
www.adrs.sc.gov.br/adrchapeco

 



A equipe de Futebol Feminino da EEB Professora Lourdes A.S Lago, de Chapecó, comemora o título do Campeonato Escolar de Futebol Feminino Sub17, conquistado na manhã desta quarta-feira, 26, em Belém, no Pará. Com o título, as atletas irão representar o Brasil no Mundial Escolar de Futebol Feminino em Praga, na República Tcheca, em maio.

As atletas da Associação Desportiva Lourdes Lago representaram Santa Catarina e a Federação Catarinense de Desporto Escolar na competição que começou na última sexta-feira, 21. A partida decisiva foi com o Colégio Ateneu, que representou o Ceará. A equipe de Chapecó garantiu o título com o placar de 3 a 0. Saiu invicta do campeonato, com 18 gols feitos e apenas um sofrido.

Incentivo na Escola

Dominar a bola não é o bastante, é preciso ter disciplina e bom rendimento na sala de aula. Com este objetivo as atletas recebem incentivo na EEB Lourdes Lago, escola reconhecida pela dedicação ao esporte, que atrai estudantes de vários estados.  Das 14 atletas do elenco do Futebol Feminino, cinco são de Chapecó as demais de cidades do Sul do Estado. A escola também conta com a Casa do Atleta, que abriga estudantes esportistas de outros municípios.

A gerente Regional da Educação, Maria de Lourdes Seben, destaca que a equipe é merecedora da conquista. “Parabenizamos as atletas, a escola e a asssociação, que não medem esforços para fazer com que a equipe tenha conquistas dentro e fora da sala de aula”, afirma. 

>>> Leia mais

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
ADR Chapecó
Fone: (49) 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
www.adrs.sc.gov.br/adrchapeco

 

 


Foto: Defesa Civil Itajaí

O mau tempo da madrugada desta quarta-feira, 26, causou a morte de três pessoas em Itajaí e estragos em pelo menos 20 municípios de Santa Catarina. Além de chuva, foram registrados ventos, que ultrapassaram os 100 km/h. Um adolescente, 15 anos, e duas meninas (4 e 10 anos), três irmãos, morreram depois de levar um choque elétrico após um poste cair. As mãe das crianças está hospitalizada. Outras ocorrências de destelhamento em residências, queda de árvores e rede de energia elétrica (postes) foram registradas.

Chapecó - Gerência de Saúde recebe reforço no combate à dengue








As ações de combate a dengue contam com um reforço. A Gerência Regional da Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó recebeu uma caminhonete Amarok, com equipamento acoplado de ultra baixo volume (UBV), utilizado na aplicação de inseticida para o controle de surtos e epidemias de dengue, Chikungunya e zika.

O veículo foi destinado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde e irá atender a aproximadamente 60 municípios do Oeste. A gerência Regional da Saúde conta com outras duas caminhonetes para dar este suporte.

Sgundo a biológa do setor de zoonoses da gerência, Deyse Angelini, neste ano ainda não foram registrados casos de dengue na região, mas 24 municípios estão infestados, ou seja, com a presença do mosquito Aedes aegypti, mas sem a transmissão da doença. “No ano passado tivemos um pico epidêmico, com casos da doença, mas chamamos atenção ao fato de que neste ano mais quatro municípios foram incluídos na lista de infestação, os cuidados tem que ser permanentes”, afirma Deyse.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
ADR Chapecó
Fone: (49) 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
www.adrs.sc.gov.br/adrchapeco