Foto: Paula Navarro/Sebrae/SC

A cidade de Chapecó foi palco da primeira edição do Startup Weekend Agro (SW Agro) em Santa Catarina. O evento global estimula a criação de projetos inovadores, servindo de incentivo a empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas da área de tecnologia e inovação que desejam compartilhar ideias, discutir projetos e criar protótipos. Todo o evento ocorre em um único final de semana. O Startup Weekend Agro é promovido pela Techstars e Google Entrepeneurs, e a realização é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e o Sebrae-SC.

Para o secretário de Estado Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, o evento é mais do que propor ideias inovadoras. “Esta metodologia transforma os participantes em futuros empreendedores, no período de 54 horas do Startup Weekend. Daqui eles saem com a possibilidade real de competir, buscar clientes e fazer acontecer com um negócio focado na vocação regional. O objetivo do Governo é fortalecer esta rede de empreendedores inovadores e gerar novas oportunidades de negócios, emprego renda e riquezas para nossa gente”, enfatiza Biasus.

Startup Weekend Agro incentiva empreendedorismo e tecnologia em Chapecó

Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC pelo Sebrae-SC, afirma que o foco principal do Startup Weenkend é a educação empreendedora, ou seja, capacitar para a criação de um negócio digital, como aplicativo, site, entre outros. “No entanto, se nascer algum case, ótimo”, enfatizou, destacando que existem vários cases bem-sucedidos que iniciaram a partir da participação no Startup Weekend. Os projetos vencedores desta edição foram: 1º Skeyes, 2º Uai Fruit e 3º Plante Certo.

>>> Galeria de fotos

Soluções e inovação

Na edição de Chapecó, os desenvolvedores buscaram soluções e inovação para o agronegócio. Eles apresentaram soluções para os problemas do agronegócio, melhorando a produtividade, oferecendo sustentabilidade e qualidade de vida. O time de mentores da edição contou com: Allan Panossian Kajimoto, cofundador da Kekanto e Delivery Direto; Giovani Zamboni, CTO e cofundador da JetBov; e Marcelo Cazado, líder regional RIA-SC/Anjos do Brasil e diretor executivo da Floripa Angels.

O evento criado e mantido pela aceleradora americana TechStars tem como parceiros em Santa Catarina o Sebrae/SC e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sds.sc.gov.br


Foto: Andréia Oliveira/ADR Chapecó

Com uma palestra show sobre valores familiares, a Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, promoveu neste sábado, 14, o Dia da Família na Escola. A atividade contou com a parceria da Unoesc Chapecó e do Colégio Marista São Francisco.

Cerca de 800 pessoas participaram da ação realizada no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. A palestra show com David Freitas e Vilson Cechetti envolveu toda a comunidade escolar em um momento de reflexão sobre o papel da família e da escola na formação dos estudantes.

Chapecó -  Corpo de Bombeiros Militar comemora 53 anos com anúncio da implantação do Serviço Aeromédico Especializado

Os 53 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó foram comemorados nesta sexta-feira,13, em cerimônia marcada pelo anúncio oficial da implantação do Serviço Aeromédico Especializado no Oeste, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. As atividades operacionais de transporte de pacientes começam em 19 de junho, com uma aeronave Arcanjo, tendo como base o aeroporto de Chapecó.

A cerimônia, realizada no Aeroporto de Chapecó, contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e da comunidade. O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, assinou o edital de seleção para contratação dos profissionais que irão compor as equipes do aeromédico no Oeste. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João Valério Borges, assinou a portaria de ativação da 3ª Companhia do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), que será sediado no Aeroporto de Chapecó.

O secretário de Estado da Saúde destaca que o objetivo é ampliar a rede de atendimento e ter resposta rápida no transporte especializado de pacientes. “Vamos ter esta rapidez nos atendimentos regulados com urgência, no início serão prestados em média 15 atendimentos por mês, mas que poderão ser ampliados conforme a necessidade”, explica.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o objetivo é descentralizar estes serviços de operações aéreas. “Sempre pensamos em Chapecó como uma cidade polo que integra todo o Estado, sempre foi um desejo trazer para o interior o nosso serviço de operações aéreas. Com certeza esta aeronave vai trazer um atendimento muito maior, muito mais rápido e qualificado para todas as pessoas que residem no Oeste de Santa Catarina”, afirma.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, afirma que é um dia histórico. "Trata-se de uma  conquista no sentido de melhor prover e manter os serviços humanitários que garantem a proteção a vida, patrimônio, meio ambiente, proporcionando efetiva qualidade de vida”, afirma.

O serviço será prestado junto com o Samu, que será o gestor das transferências de pacientes. O Batalhão irá responder pelos condutores, operadores da aeronave. “São 53 anos de excelentes serviços prestados pelos nossos bombeiros, ao longo dessas cinco décadas. Nada melhor do que ganhar um belo presente: o anúncio do serviço aeromédico”, afirma o comandante do 6° BBM  Chapecó , tenente coronel  Hilton de Souza Zeferino.

Reconhecimento

Chapecó -  Corpo de Bombeiros Militar comemora 53 anos com anúncio da implantação do Serviço Aeromédico Especializado

A cerimônia de aniversário também foi marcada pela promoção de 15 bombeiros comunitários, que passam a integrar as guarnições de serviço, auxiliando voluntariamente nas ocorrências atendidas pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar. Também foi realizada a entrega de medalhas de mérito comunitário, concedida a personalidades civis ou militares como reconhecimento nas ações em benefício dos programas comunitários.

Em convênio firmado entre Prefeitura de Chapecó e Corpo de Bombeiros Militar foram entregues equipamentos no valor de R$ 147,1 mil, sendo um conjunto de almofadas pneumáticas, 29 capacetes e 17 botas de combate a incêndio, uma viatura para realização de vistorias e o ABTR-45 - caminhão de combate a incêndio, totalmente revitalizado.

A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Astrit Savaris Tozzo destaca que os bombeiros são exemplos de empenho e dedicação. “São muitas conquistas que trazem benefícios para toda população, a exemplo deste novo serviço aeromédico. Nosso reconhecimento também aos bombeiros comunitários que somam forças nesta grande missão de salvar vidas”, destaca.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Capacitação em novas tecnologias

Na medida em que o professor passa a ver as evoluções tecnológicas como novas aliadas, os recursos pedagógicos se ampliam na interação com os alunos e nas formas de ensino aprendizagem. Com o objetivo de despertar e instigar um novo olhar do professor está sendo desenvolvido na Gerência Regional da Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó, o curso de Formação em Google.

O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered Chapecó, busca oportunizar formação para diretores das escolas da rede estadual, equipe pedagógica, assistentes de educação e professores sobre as ferramentas da Google. Nesta primeira etapa está envolvendo 130 profissionais de quatro escolas: EEB Saad Antônio Sarquis, EEB Tancredo de Almeida Neves, EEB Cordilheira Alta e EEB Professor Nelson Horostecki.

O curso tem como coordenadoras as professoras Cristiane de Oliveira Fiorentini e Jussani Derussi.  Cristiane explica que os professores passam a conhecer e explorar as ferramentas do Google, para desenvolver novas atividades em sala de aula e extraclasse. “Os professores aprendem a explorar as ferramentas do Google, com compartilhamento nas nuvens, criação de arquivos compartilhados em textos e fotos, organização de agenda, questionários e formulários e também fazem Hangouts”, explica.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura da EEB Saad Sarquis, Greici Sampaio, já está aplicando os novos conhecimentos com os alunos. Ela foi desafiada a usar as novas ferramentas, e está desenvolvendo um trabalho extraclasse com os alunos, para despertar o interesse na pesquisa. Com o uso do Google documentos, os estudantes do terceiro ano estão construindo um texto coletivo sobre as percepções que tiveram na leitura do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos. “Temos que aliar o conhecimento com as novas tecnologias para desenvolvermos um novo olhar, que não tenha somente texto no quadro, mas que também traga a tecnologia para auxiliar no processo de ensino aprendizagem”, destaca a professora Greici.

A gerente de Educação, Maria de Lurdes Seben, destaca que o curso será oferecido em outras escolas. “São 12 horas de curso presencial e 8 horas à distância. Os professores tem demonstrado interesse, por isso iremos levar o curso para outras escolas, para que todos possam ter a oportunidade de capacitação”, enfatiza a gerente.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco