Alunos de escolas estaduais de Canoinhas participam de Campeonato Brasileiro Escolar de Karatê
Imagem: Divulgação

Realizado na Bahia entre os dias 11 a 15 de outubro, o Campeonato Brasileiro Escolar de Karatê, teve pela primeira vez na história, seis alunos representantes da região de Canoinhas, e todos das escolas estaduais.

Os alunos foram acompanhados pelo técnico, o professor André Simões, e trouxeram excelentes classificações para a região. Para estar na final, os alunos passaram antes pelas etapas estaduais em Joinville, São José e Presidente Getúlio.

A aluna Juliana Torquato Vesolovski, da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Sagrado Coração de Jesus, obteve o 2º lugar. Liliane Matsuzawa Figueiredo, da Escola de Educação Básica (EEB) João José de Souza Cabral ficou em 3º lugar; e Gabriel Soares de Souza, também da EEF Sagrado Coração de Jesus, se classificou em 3º lugar.

Estiveram presentes também no campeonato, os alunos Leonardo Drachinski Chamberg, da EEB João José de Souza Cabral; Rian Felipe de Campos Mendes (EEB Irmã Maria Felícitas); Maicon do Valle (EEB Rodolfo Zipperer); e Juliana Pereira (EEB Santa Cruz).

A equipe formada pelos seis alunos e pelo professor técnico André Simões, obtiveram também na final, a 3ª colocação na luta em equipe.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto de arquivo: James Tavares / Secom

As 1.073 unidades escolares da rede pública estadual começam nesta segunda-feira, 16, as rematrículas online para os alunos que já frequentam a escola. Até o dia 26 de outubro, os responsáveis podem confirmar as informações disponível no site rematricula.sed.sc.gov.br e garantir a vaga no ensino fundamental e médio e nos Centros de Educação Profissional (Cedup).

“A rematrícula é a intenção da vaga para o ano seguinte na unidade escolar. O cadastro que aparecerá na tela para conferência, refere-se ao ano de 2017 e permite fazer a atualização das informações. A conferência e a validação dos pedidos de renovação serão feitas pela escola”, explica a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco. Para auxiliar pais e alunos no preenchimento esta disponível o MANUAL DA REMATRICULA PARA O ANO DE 2018 .

A rede estadual de ensino oferece vagas para ensino fundamental anos iniciais e finais, Ensino Médio e educação profissionalizante. No Ensino Médio é possível escolher entre: o Regular, Inovador (ProEMI), em Tempo Integral (EMITI), Integrado a Educação Profissional (EMIEP) ou Magistério.

Ensino Médio Regular (formação geral): Contempla as quatro áreas do conhecimento, trabalhando, principalmente, com as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular.

Ensino Médio Inovador (ProEMI): conta com jornada escolar ampliada, reorganização curricular e integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.

Ensino Médio em Tempo Integral (EMITI): Também trabalha com jornada ampliada e valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.

Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP): contempla as áreas do conhecimento científico e formação tecnológica, aliando a teoria e a prática. Dessa forma, os jovens estarão habilitados nas diversas atividades do setor produtivo.

Magistério: Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A SED oferece ainda a Educação Profissional, que trabalha com cursos profissionalizantes concomitantes (ao mesmo tempo em que se cursa ensino médio) e subsequentes (após conclusão do ensino médio). Os 18 Cedups oferecem vagas para diferentes cursos.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  - SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 98843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br

 

Canoinhas - ADR e Fatma trabalham para implantação da Central de Rede de Frio
Foto: Sérgio Teixeira da Silva/ADR Canoinhas

Foi liberada na tarde de segunda-feira, 9, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a declaração para implantação e operação de atividades da Central de Rede de Frio da Gerência Regional de Saúde de Canoinhas. A instalação dessa rede garantirá qualidade no armazenamento e distribuição das vacinas, dentro de temperaturas adequadas, tendo como objetivo principal garantir qualidade aos imunobiológicos armazenados, para que eles preservem sua característica inicial, a imunização.

O secretário executivo Aloísio Francisco Salvatti destaca o comprometimento e eficiência do trabalho da equipe da Fatma e da ADR. “Conseguimos agilizar a documentação necessária e construção do local para essa importante rede, que distribuirá vacinas para toda a região”, disse. Salvatti também agradece a equipe da Fatma em nome de sua gerente, Francine Nader, que sempre está presente para colaborar e instruir nas ações para o bom cumprimento também das leis ambientais.

Segundo o gerente de Saúde, Antônio Gilberto de Carvalho, a Rede de Frio atenderá as secretarias municipais de saúde dos sete municípios - Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Matos Costa, Porto União e Três Barras. “Com a construção dessa rede de frio, vamos poder continuar mantendo a qualidade e confiabilidade dos imunobiológicos para toda região”, destaca Gilberto.

A nova rede de frio está instalada no mesmo local onde foi construído o Laboratório de Entomologia da Gerência, na Rua Estrada Dona Francisca (antigo prédio do Núcleo de Educação Profissional), em Canoinhas.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas

Gerência de Educação de Canoinhas inicia curso Educação em tempos de Youtube
Foto: Sérgio Teixeira da Silva / ADR Canoinhas

Com a participação de 32 profissionais da área da educação da região de Canoinhas, começou na noite desta segunda, 9, na sede da Gerência Regional de Educação, o curso de formação continuada “Educação em tempos de Youtube”. O objetivo da equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional, formada por Elisabet Chorny Babireski, Elizane Schiessl e Franciele Karvat, é incentivar o uso das tecnologias digitais com ênfase no uso de vídeos na prática docente.

“A profissão de professor sempre teve uma relação direta com livros, giz, quadro negro e papel. Nos últimos anos isso mudou bastante. O universo de recursos entrou em expansão, podendo o professor incorporar em suas aulas o uso das tecnologias”, destaca a equipe responsável.

O uso da internet, as tecnologias digitais, das redes sociais, bem como o crescente acesso e produção de vídeos para interagir e aprender gera novas formas de as pessoas se comunicarem e se relacionarem. “Por esse motivo vamos incentivar o uso de vídeo na prática docente, visando o compartilhamento e a produção do conhecimento coletivo”, destacam as organizadoras do curso.

O curso será realizado todas as segundas-feiras, das 18h às 22h com carga horária total de 40 horas. A previsão de término é no dia 6 de novembro.

Os assuntos abordados em cada aula serão: Educação em tempos de Youtube; Armazenamento e compartilhamento de materiais na internet; Edição de fotos e vídeos com uso de dispositivos móveis; e Segurança na internet. A carga horária a distância será cumprida por meio de atividades no Google Drive e Youtube.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas