Foto: Divulgação / Polícia Civil 

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou no início da manhã desta sexta-feira, 20, a operação Luz na Infância. A operação, por meio da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), DIC de Canoinhas, DINI (Diretoria de Inteligência)/SSP/SC e IGP (Instituto Geral de Perícias), é feita em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para apurar crimes de exploração sexual contra crianças, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Biguaçu, Canoinhas, Criciúma, Itajaí, Lages, São José e Palhoça. Estão envolvidos na operação Luz na Infância 56 policiais civis e 16 peritos criminais, além de auxiliares do IGP.

Canoinhas - EEB Irmã Maria Felícitas realiza VI Mostra Cultural Etnias do Brasil
Foto : Sérgio Teixeira da Silva / ADR Canoinhas

Uma mistura de ritmos, comidas típicas e um trabalho feito com muita dedicação por professores e alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícitas, assim foi realizada durante todo dia desta quarta-feira, 18, a VI edição da Mostra Cultural da escola, com estudo sobre as várias etnias que formam nosso país.

“O povo brasileiro foi formado a partir da mistura de vários grupos étnicos, e valorizar essa diversidade foi o tema da mostra cultural deste ano. Todos estão de parabéns pelo comprometimento e lindo trabalho apresentado”, destaca a diretora Adalgiza Mara SchutzMaziero.

Foram 19 apresentações culturais realizadas, sendo cinco do Ensino Fundamental – que não participou da pontuação realizada pelos jurados, e mais 14 apresentações, que foram avaliadas pela comissão nos quesitos Dança e Comida Típica. Na abertura pela manhã, os alunos puderam assistir na abertura apresentação especial do Grupo da Terceira Idade “Viver a Vida”, de Canoinhas.

As turmas representaram diversas etnias, incluindo alemã, italiana, ucraniana, indígena, gauchesca, afro, entre outras.

A turma com maior pontuação do turno matutino foi o 2º ano do Ensino Médio, que representou a cultura gauchesca; e a turma vespertino que se destacou foi o 8º ano do Ensino Fundamental, com a cultura típica do norte do país, e a dança do carimbó.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas

 

Alunos de escolas estaduais de Canoinhas participam de Campeonato Brasileiro Escolar de Karatê
Imagem: Divulgação

Realizado na Bahia entre os dias 11 a 15 de outubro, o Campeonato Brasileiro Escolar de Karatê, teve pela primeira vez na história, seis alunos representantes da região de Canoinhas, e todos das escolas estaduais.

Os alunos foram acompanhados pelo técnico, o professor André Simões, e trouxeram excelentes classificações para a região. Para estar na final, os alunos passaram antes pelas etapas estaduais em Joinville, São José e Presidente Getúlio.

A aluna Juliana Torquato Vesolovski, da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Sagrado Coração de Jesus, obteve o 2º lugar. Liliane Matsuzawa Figueiredo, da Escola de Educação Básica (EEB) João José de Souza Cabral ficou em 3º lugar; e Gabriel Soares de Souza, também da EEF Sagrado Coração de Jesus, se classificou em 3º lugar.

Estiveram presentes também no campeonato, os alunos Leonardo Drachinski Chamberg, da EEB João José de Souza Cabral; Rian Felipe de Campos Mendes (EEB Irmã Maria Felícitas); Maicon do Valle (EEB Rodolfo Zipperer); e Juliana Pereira (EEB Santa Cruz).

A equipe formada pelos seis alunos e pelo professor técnico André Simões, obtiveram também na final, a 3ª colocação na luta em equipe.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto de arquivo: James Tavares / Secom

As 1.073 unidades escolares da rede pública estadual começam nesta segunda-feira, 16, as rematrículas online para os alunos que já frequentam a escola. Até o dia 26 de outubro, os responsáveis podem confirmar as informações disponível no site rematricula.sed.sc.gov.br e garantir a vaga no ensino fundamental e médio e nos Centros de Educação Profissional (Cedup).

“A rematrícula é a intenção da vaga para o ano seguinte na unidade escolar. O cadastro que aparecerá na tela para conferência, refere-se ao ano de 2017 e permite fazer a atualização das informações. A conferência e a validação dos pedidos de renovação serão feitas pela escola”, explica a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco. Para auxiliar pais e alunos no preenchimento esta disponível o MANUAL DA REMATRICULA PARA O ANO DE 2018 .

A rede estadual de ensino oferece vagas para ensino fundamental anos iniciais e finais, Ensino Médio e educação profissionalizante. No Ensino Médio é possível escolher entre: o Regular, Inovador (ProEMI), em Tempo Integral (EMITI), Integrado a Educação Profissional (EMIEP) ou Magistério.

Ensino Médio Regular (formação geral): Contempla as quatro áreas do conhecimento, trabalhando, principalmente, com as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular.

Ensino Médio Inovador (ProEMI): conta com jornada escolar ampliada, reorganização curricular e integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.

Ensino Médio em Tempo Integral (EMITI): Também trabalha com jornada ampliada e valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.

Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP): contempla as áreas do conhecimento científico e formação tecnológica, aliando a teoria e a prática. Dessa forma, os jovens estarão habilitados nas diversas atividades do setor produtivo.

Magistério: Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A SED oferece ainda a Educação Profissional, que trabalha com cursos profissionalizantes concomitantes (ao mesmo tempo em que se cursa ensino médio) e subsequentes (após conclusão do ensino médio). Os 18 Cedups oferecem vagas para diferentes cursos.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  - SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 98843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br