Foto: Divulgação / SEI

As obras do Contorno Viário que liga os municípios de Capinzal e Ouro estão com 65% dos serviços executados. O trecho de 11 quilômetros de extensão vai ligar a SC-150, em Ouro, até o entroncamento com a rótula do Bairro São Cristóvão, em Capinzal, passando pela Linha Galdina em Campos Novos e pelas linhas Residência e São Roque em Capinzal.

Na abertura da 1ª Expo Abdon Batista, realizada na noite de sexta-feira, 20, em comemoração aos 29 anos do município, foi entregue a ordem de serviço que autoriza o início das obras de recuperação da SC-284, que liga os municípios de Campos Novos a Abdon Batista.

O consórcio CCK, composto pelas empresas Alexandre Cladeira Eirelli e Claudio e Cia LTDA foi o ganhador do processo licitatório e tem 90 dias para executar a obra. Os 210 metros que serão recuperados foram interditados no ano passado, devido à ocorrência de alto volume de chuvas na região.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos vai executar e fiscalizar a obra que conta com investimentos de R$ 2,5 milhões por parte do Governo Federal.

De acordo com o secretário executivo da ADR Campos Novos, Jairo Luft, é importante que a obra esteja pronta até o período mais intenso de chuvas na região. “Precisamos garantir a trafegabilidade com segurança no local, haja vista que a região é importante fonte produtiva da 8ª Regional. Neste período o trafego de automóveis e caminhões é intenso, principalmente visando o escoamento da produção”, disse.

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com 
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos

Reuniao Terreno Bombeiros
Foto: Camila Bebber Gomes - ADR Campos Novos

Na tarde desta sexta-feira, 13, estiveram na Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos representantes do Corpo de Bombeiros de Campos Novos, da EEB Henrique Rupp Jr e do Governo do Estado para tratar da construção da nova sede do Corpo de Bombeiros em parte do terreno da EEB Henrique Rupp Junior, em Campos Novos.

O processo de pedido de cessão de uma parte do terreno está sendo feito pela 8ª Regional, com base na concordância de todas as partes envolvidas, já que existe um consenso entre comunidade escolar, Corpo de Bombeiros, municipalidade e Governo do Estado.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Campos Novos, sargento Gustavo Bonatelli a área aos fundos da quadra de esportes da unidade escolar possui mais de 1,8 mil metros quadrados e é ideal para a construção. “Ficamos felizes de unir forças junto a uma unidade escolar e mais, de ocupar um espaço que hoje encontra-se em desuso na escola para garantir mais eficiência e condições na prestação de serviços para a comunidade”, explicou Bonatelli.

Conforme a diretora da EEB Henrique Rupp Jr, Daniela Rupp Granzotto, o espaço que deve ser ocupado pelos Bombeiros está ocioso e muitas vezes foi usada de maneira indevida por estudantes e comunidade. “Com a vinda do Bombeiros, além de revitalizar esse espaço e cedê-lo para um serviço de extrema importância em nosso município, ainda estaremos coibindo práticas ilícitas na unidade escolar, bem como em todo o Bairro”, explicou a diretora.

Vale lembrar que o espaço que será utilizado pelo Corpo de Bombeiros não é o mesmo que foi motivo de discussão há meses, inclusive em audiência pública municipal, no qual a comunidade escolar posicionou-se contrária.

Para o secretário executivo da ADR Campos Novos, Jairo Luft, este é um momento de comemoração para todas as partes e para a comunidade. “ O Corpo de Bombeiros há anos espera por esse momento em Campos Novos. O novo quartel dará mais condições de trabalho, já que terá espaço para abrigar equipamentos, treinamentos e serviço administrativo da instituição.“, disse Jairo.

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com 
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos

Como resultado dos esforços que a gerência de educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos vem empreendendo ao longo dos anos junto às unidades escolas estaduais, bem como o engajamento destas instituições frente ao melhoramento do processo de ensino e aprendizagem, foi registrada em 2017 queda de 4,6% no número de reprovação dos alunos da rede, o que significa que mais alunos têm aprendido o desejado em cada série.

Isso indica que em 2017, 91,42% dos alunos das 17 unidades escolares que compõem a 8ª Regional foram aprovados. Em 2016, esse número ultrapassava a 86%, chegando a 597 alunos reprovados. Em 2017 esse número caiu para 364.

De acordo com o gerente de educação da ADR Campos Novos, Alaor Gotz, a gerência não mede esforços para acompanhar de perto cada uma das unidades escolares para prestar atendimento a todas elas de forma personalizada. “Dessa forma também se dá o atendimento de nossos gestores, que acompanham cada um de nossos alunos de forma especial, tratando a fundo seus problemas e dificuldades”, disse.

Estabelecendo um comparativo com os índices estaduais de reprovação, que hoje chegam a 10,40%, a ADR Campos Novos está abaixo da média em 1,82 ponto percentuai.

Para o supervisor de ensino da ADR Campos Novos, Luiz Carlos Turcatto, a expectativa é diminuir ainda mais esses índices, fazendo com que a evasão escolar e a reprovação dos alunos sejam quase insignificantes dentre os mais de 5 mil alunos que compõem a 8ª Regional de Educação. “O Estado tem investido na capacitação dos gestores escolares, dos professores em geral e ainda investido na estruturação das unidades escolares para o melhoramento do processo. Nossas ações não param por aqui e seguem todas na mesma direção, a melhora da qualidade educacional da região”, finalizou.

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com 
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos