Reuniao Terreno Bombeiros
Foto: Camila Bebber Gomes - ADR Campos Novos

Na tarde desta sexta-feira, 13, estiveram na Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos representantes do Corpo de Bombeiros de Campos Novos, da EEB Henrique Rupp Jr e do Governo do Estado para tratar da construção da nova sede do Corpo de Bombeiros em parte do terreno da EEB Henrique Rupp Junior, em Campos Novos.

O processo de pedido de cessão de uma parte do terreno está sendo feito pela 8ª Regional, com base na concordância de todas as partes envolvidas, já que existe um consenso entre comunidade escolar, Corpo de Bombeiros, municipalidade e Governo do Estado.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Campos Novos, sargento Gustavo Bonatelli a área aos fundos da quadra de esportes da unidade escolar possui mais de 1,8 mil metros quadrados e é ideal para a construção. “Ficamos felizes de unir forças junto a uma unidade escolar e mais, de ocupar um espaço que hoje encontra-se em desuso na escola para garantir mais eficiência e condições na prestação de serviços para a comunidade”, explicou Bonatelli.

Conforme a diretora da EEB Henrique Rupp Jr, Daniela Rupp Granzotto, o espaço que deve ser ocupado pelos Bombeiros está ocioso e muitas vezes foi usada de maneira indevida por estudantes e comunidade. “Com a vinda do Bombeiros, além de revitalizar esse espaço e cedê-lo para um serviço de extrema importância em nosso município, ainda estaremos coibindo práticas ilícitas na unidade escolar, bem como em todo o Bairro”, explicou a diretora.

Vale lembrar que o espaço que será utilizado pelo Corpo de Bombeiros não é o mesmo que foi motivo de discussão há meses, inclusive em audiência pública municipal, no qual a comunidade escolar posicionou-se contrária.

Para o secretário executivo da ADR Campos Novos, Jairo Luft, este é um momento de comemoração para todas as partes e para a comunidade. “ O Corpo de Bombeiros há anos espera por esse momento em Campos Novos. O novo quartel dará mais condições de trabalho, já que terá espaço para abrigar equipamentos, treinamentos e serviço administrativo da instituição.“, disse Jairo.

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com 
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos

Como resultado dos esforços que a gerência de educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos vem empreendendo ao longo dos anos junto às unidades escolas estaduais, bem como o engajamento destas instituições frente ao melhoramento do processo de ensino e aprendizagem, foi registrada em 2017 queda de 4,6% no número de reprovação dos alunos da rede, o que significa que mais alunos têm aprendido o desejado em cada série.

Isso indica que em 2017, 91,42% dos alunos das 17 unidades escolares que compõem a 8ª Regional foram aprovados. Em 2016, esse número ultrapassava a 86%, chegando a 597 alunos reprovados. Em 2017 esse número caiu para 364.

De acordo com o gerente de educação da ADR Campos Novos, Alaor Gotz, a gerência não mede esforços para acompanhar de perto cada uma das unidades escolares para prestar atendimento a todas elas de forma personalizada. “Dessa forma também se dá o atendimento de nossos gestores, que acompanham cada um de nossos alunos de forma especial, tratando a fundo seus problemas e dificuldades”, disse.

Estabelecendo um comparativo com os índices estaduais de reprovação, que hoje chegam a 10,40%, a ADR Campos Novos está abaixo da média em 1,82 ponto percentuai.

Para o supervisor de ensino da ADR Campos Novos, Luiz Carlos Turcatto, a expectativa é diminuir ainda mais esses índices, fazendo com que a evasão escolar e a reprovação dos alunos sejam quase insignificantes dentre os mais de 5 mil alunos que compõem a 8ª Regional de Educação. “O Estado tem investido na capacitação dos gestores escolares, dos professores em geral e ainda investido na estruturação das unidades escolares para o melhoramento do processo. Nossas ações não param por aqui e seguem todas na mesma direção, a melhora da qualidade educacional da região”, finalizou.

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com 
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos

Entrega de kits escolares
Foto: Camila Bebber Gomes - ADR Campos Novos

Neste mês de abril a Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos está entregando kits escolares, repassados pelo Governo do Estado para as unidades escolares que compõem a Regional.

Os kits foram solicitados pela ADR ainda no ano de 2017, conforme a necessidade dos alunos. A ADR Campos Novos entregará de 3.163 kits nas 17 unidades da rede estadual de ensino, além das unidades descentralizadas do Ceja e na Unidade Priosional Avançada de Campos Novos, onde funciona uma turma de educação de Jovens e Adultos.

De acordo com o gerente de educação da ADR Campos Novos, Alaor Gotz a licitação desse material foi feita pela Secretaria de Estado da Educação que forneceu as Gereds.

O kit destinado ao ensino fundamental – anos iniciais - é composto por nove itens, entre eles cadernos, canetinha hidrográfica, lápis de cor e folhas A4. O kit destinado anos finais é composto por 8 itens, entre eles caderno universitário, caneta, borracha e cola branca. Para o Ensino Médio, 12 itens compõem o kit escolar. Artigos como régua, esquadro e transferidor integram o material.

Para o secretário de desenvolvimento regional de Campos Novos, Jairo Luft, essa é uma ação do Estado que dá ainda mais condições aos educandos e soma na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. “Com a doação desses materiais o Estado garante condições aos educandos, haja vista que fornece todos os materiais necessários para que seja alcançado o objetivo maior que é a aprendizagem”, explicou.

Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail:  comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com 
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos

Secretário anuncia vencedor da licitação da EEB José Faria Neto
Foto: Camila Bebber Gomes/ADR Campos Novos

Nesta terça-feira, 3 de abril, encerrou o prazo para recursos no processo licitatório 16/2017, que prevê a construção da nova unidade da EEB José Faria Neto, do Distrito de Ibicuí, em Campos Novos. A ganhadora do trâmite foi a empresa WW Construções Eirelli EPP, que tem prazo de contrato estipulado em seis meses para conclusão da obra.

A nova escola contará com investimentos do Governo do Estado de mais de R$ 2,3 milhões. O valor orçado pela empresa ganhadora do licitação ficou 37% abaixo do valor inicial de orçamento, que estava previsto em R$ 3,8 milhões, segundo a tabela Deinfra. Dezoito empresas entregaram documentação para participação do processo, e dessas, 12 delas foram habilitadas para a entrega da proposta de preço.  

A nova unidade escolar vai contar com 2.040 metros quadrados de área, sendo 1.390 metros quadrados de escola, que contempla sete salas de aula, biblioteca, laboratórios de química e fisica, sala de reuniões, sala de atendimento especializado - Saed e Penoa, laboratório de informática, refeitório coberto e fechado, cozinha, jogos de banheiros, além das salas de direção, sala de professores e secretaria escolar. Os outros 650 metros quadrados de construção são destinados à quadra coberta da escola, que garante a prática de atividades desportivas mesmo em dias de chuva.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Jairo Luft, todo processo licitatório transcorreu dentro da normalidade, com um alto índice de procura das empresas pela execução da obra. “Estamos finalizando um processo licitatório com toda transparência que julgamos necessária. Agora partimos para a assinatura do contrato e entrega da ordem de serviço que deve acontecer dentro de dez dias.”, explicou.

Essa obra contará com a fiscalização de uma comissão, que já foi instalada dentro da Agência de Desenvolvimento Regional e Campos Novos, que está atuando frente a todas as obras executadas no Estado na 8ª Regional.

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: comunicacao@cda.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: sc.gov.br/regionais/concordia