Foto: Divulgação / SST 

Diante de notícias que descrevem centenas de casos de agressões contra a mulher, o ônibus do projeto Viver sem violência atua diretamente na prevenção, levando informações e conhecimento a mulheres que sofrem desse problema em Santa Catarina. Em outubro, o ônibus chega às ADRs de Tubarão, Braço do Norte e Criciúma. Na região da AMREC o ônibus atuará nas áreas rurais dos municípios de Criciúma, Içara, Orleans, Lauro Muller, Forquilhinha, Siderópolis e Nova Veneza. A reunião de alinhamento da passagem do projeto na região será realizada no dia 18 de setembro às 14h, na ADR de Criciúma.

Conforme informações da Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, até o momento, 25 Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) foram parceiras da campanha Mulheres e Cidadania, fazendo com que o projeto fosse levado para 79 municípios catarinenses somente no primeiro semestre deste ano.

Aretusa afirma que o objetivo do ônibus é orientar mulheres, permitir que elas tenham conhecimento de que existem caminhos para se defender. “Na passagem do ônibus as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional. Temos muitos casos de violência contra a mulher, mas sabemos que a maioria ainda não tem coragem de divulgar o problema que enfrenta”, pontua a coordenadora.

Em setembro o projeto passará pelas ADRs de Curitibanos, Rio do Sul, Ituporanga e Laguna. Na ADR de Laguna, estão entre os municípios contemplados: Imbituba, Imaruí, Laguna e Pescaria Brava.  O cronograma do ônibus lilás chega à Grande Florianópolis no dia 20 de novembro quando iniciam as ações alusivas aos 16 dias de Ativismo e segue para a atuação em alguns quilombos próximos a Florianópolis.

Mais informações para a imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação - SST
Fone: (48) 3664-0916 / (48) 99984-1799
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Site: www.sst.sc.gov.br

Criciúma - Encontro dos Secretários executivos do Sul
Foto: Paula Darós Darolt/ADR Criciúma

Para estreitar laços e trocar experiências, os secretários Executivos das Agências de Desenvolvimento Regional de Laguna, Tubarão, Braço do Norte, Criciúma e Araranguá, se reuniram nesta terça-feira, 22, na ADR de Criciúma, para discutir melhorias e investimentos do Governo do Estado no Sul.

"Precisamos pensar no Sul como um todo. Todas as ADRs precisam evoluir para que nossa região continue crescendo em desenvolvimento e competitividade e pra isso decidimos unir nossas forças", comentou o secretário anfitrião, João Fabris.

Esta foi a primeira reunião do grupo que decidiu montar um colegiado de secretários do Sul e reunir-se uma vez por mês. "Pensar em porto e aeroportos é pensar no Sul. Não é porque fica em uma determinada ADR que só aquele secretário vai discutir, é interesse de todos. Estamos alinhando as melhores estratégias para propormos tomadas de decisões junto ao Governo do Estado", explicou o secretário de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros.  

Segundo o secretário da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor, a consolidação do colegiado no sul formará uma unidade para buscar ações que promovam o desenvolvimento na região. "Devemos pensar em obras que vão auxiliar em todas as áreas que movam a economia de nossa região, seja no fomento do turismo, indústria, agricultura e outras", destacou. 

"Vamos unificar nossas forças para defender e lutar em conjunto pela viabilização de grandes obras que a Região Sul precisa e algumas que já estão em andamento. Juntos, também pretendemos estreitar relações com as secretarias de Estado, participando de audiências de questões que são afins para as cinco ADR's", declarou o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt.

A próxima reunião entre os secretários do Sul será em Tubarão. "Não tenho dúvida que este tipo de encontro é fundamental para todos. Nosso encontro em Tubarão ainda não tem data definida. Os investimentos do Governo do Estado no Sul são bem significativos, mas precisamos estar juntos para ampliar ainda mais as demandas", Nilton de Campos, ADR Tubarão.

Investimentos

Mais de R$ 520 milhões estão sendo investidos no Sul do Estado em obras de infraestrutura como a Via Rápida em Criciúma, a pavimentação do contorno de Tubarão Rodovia - Ivane Fretta Moreira, a pavimentação do braço de acesso ao Farol de Santa Marta em Laguna, a pavimentação da SC-370 entre os municípios de Urubici a Grão-Pará, passando pela Serra do Corvo na região de Braço do Norte e revitalização da SC-447 entre Meleiro e Araranguá, além de outros investimentos em saúde, educação e os já concluídos como o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) que repassou mais de R$ 106 milhões aos 46 municípios desta região. 

Texto:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma 

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sc.gov.br/regionais/tubarao


Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Informações adicionais para a imprensa:
Chênia Priscila Cenci
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte
E-mail:  imprensa@bon.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3651-1804 / 99114-6076
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbracodonorte





Foto: Leneza Della Krás/ADR Araranguá

Representantes do poder público estadual e municipal e entidades representativas da sociedade civil dos municípios que integram as Agências de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna e Braço Norte participaram na tarde desta quinta-feira, 17, do workshop para elaboração do Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030, que aconteceu na sede da ACIC, em Criciúma. 

A construção do Plano é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com objetivo de construir uma visão de futuro para Santa Catarina; definir indicadores, metas e objetivos setoriais; traçar linhas de ação estratégicas para as regiões de Santa Catarina e identificar os desequilíbrios socioeconômicos.

Este foi o primeiro de oito workshops que serão realizados no estado. Foram apresentadas a metodologia do Plano de Desenvolvimento, Tendências e Cenários, e workshop "Construção da Visão de Futuro Santa Catarina 2030", além da apresentação de dados sintetizados nos workshops setoriais previamente realizados. Os participantes, divididos em grupos por dimensão e áreas temáticas de diversos setores, discutiram os obstáculos que dificultam o desenvolvimento macrorregional e propuseram ações estratégicas, que foram apresentadas em plenária.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento, Fábio Murilo Botelho, destacou que o workshop é uma oportunidade para a construção de componentes que oferecerão informações que serão lapidadas para o desenvolvimento de Santa Catarina. "É essencial a participação dos agentes dos diversos setores nesta construção, já que somos responsáveis por pensarmos juntos no que é importante até 2030", disse.

Participaram do workshop macrorregional Sul os secretários executivos das ADRs de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt; Criciúma, João Fabris; Tubarão, Nilton Campos; Laguna, Luiz Felipe Remor; e Braço do Norte, Ricardo Medeiros.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Foto: ADR Braço do Norte

Mais de oito mil alunos de 15 escolas foram beneficiados com kits esportivos entregues pela Agência Regional de Braço do Norte aos diretores na tarde desta terça-feira, 15, no auditório da ADR. Mais de 1200 itens integram os conjuntos de esporte de objetos que servem de apoio para o desenvolvimento de crianças e jovens.

O secretário regional Ricardo Medeiros destaca a importância dos materiais para o dia a dia. “Os objetos ajudam tanto dentro como fora da sala de aula, pois desenvolvem a coordenação motora e a interação entre os alunos. Friso sempre a importância de investir cada vez mais na educação, pois somente assim teremos bons profissionais e cidadãos do bem”, afirma.

Os kits contêm materiais como bambolês, bolas de borracha, bolas de futebol de campo, bolas de voleibol, bolas de basquetebol, bolas de futebol de salão, bolas de handebol, bolas de tênis de mesa, colchonetes, cordas para pular, coletes para treino e raquetes de tênis de mesa. 

Informações adicionais para a imprensa:
Chênia Priscila Cenci
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte
E-mail:  imprensa@bon.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3651-1804 / 99114-6076
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbracodonorte