Foto: Bruna Laline Ramos/34ª ADR de Timbó

A Secretaria de Estado da Segurança Pública instalou na manhã desta terça-feira, 19, a Guarnição Especial de Polícia Militar de Indaial  (GEIN).  A nova unidade policial foi criada por decreto, e altera a estrutura do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau.

A proposta também vem ao encontro de uma medida importante de racionalização administrativa e de descentralização operacional, devido à necessidade de restringir a área de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau somente ao município sede. Situação semelhante ao que já ocorre em grandes centros urbanos como Florianópolis e Joinville.

Na cerimônia de instalação da GEIN/Indaial, o secretário César Augusto Grubba  disse que o objetivo é o de promover a adequação estratégica da articulação territorial da Polícia Militar de Santa Catarina e atender a um importante pleito da sociedade civil e comunidade empresarial da região do médio vale.

Destacou, também, a execução da obra de construção do novo quartel da GEIN/Indaial, composto por dois pavimentos e somando 468 metros quadrados de área construída, com investimentos na ordem de R$ 660 mil reais já assegurados pelo Programa Pacto por Santa Catarina.

A GEIN tem sua estrutura organizacional dividida em duas Companhias e seu primeiro comandante será o major Atila Tiago Royer. A 1ª Companhia de Polícia Militar será responsável por Indaial, Apiúna, Ascurra e Rodeio; e a 2ª Companhia de Polícia Militar com sede em Timbó, responsável não só pelo município sede, como também, por Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode e Rio dos Cedros.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br

 

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) entregou na manhã desta terça-feira, 19, 86 coletes balísticos para a região de Blumenau. A entrega teve a presença do secretário César Augusto Grubba e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo Henrique Hemm, que cumpriram agenda de trabalho na região.

Os equipamentos são da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), resultado de um convênio assinado com a SSP. O material será distribuído nas unidades operacionais da região. O secretário Grubba destacou que pela primeira vez na história das instituições de segurança, os policiais serão portadores de seus próprios equipamentos de proteção, “não havendo mais necessidade de rodízio nas trocas de serviço”, afirmou.

Participaram da cerimônia o comandante da 7ª Região Policial Militar, coronel Carlos Alberto Fritz e o Comandante do 10° Batalhão da PM Tenente Coronel Jefferson Schmidt,  o 10° Batalhão de Blumenau.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br

 

O aluno do curso de eletrotécnica do Cedup de Blumenau, Maiki Eugênio Pessati, não tem dúvidas ao falar sobre a importância que tem em sua vida cursar o pós-médio.  "Sempre gostei de trabalhar com a parte elétrica e era necessário ter uma capacitação melhor, então encontrei no CEDUP o curso que precisava. Após iniciar o curso, já tive promoções na minha empresa devido a este conhecimento maior que estou adquirindo neste tempo que já cursei", relata Maiki, que está no terceiro semestre.

O coordenador do curso de eletrotécnica, Vilde João Leone, ressalta a importância de um curso como este. "O nosso curso tem alguns diferenciais. Além de existirem uma grande quantidade de aulas práticas, aqui o aluno tem um ambiente e busca soluções que se assemelham a indústria. Os professores também são um grande diferencial, pois além da formação, eles trabalham na indústria e isso faz com que o aluno tenha cada vez mais confiança na aula aplicada."

Blumenau - Alunos do Cedup recebem qualificação para entrar no mercado de trabalho com cursos técnicos pós-médio

Para o diretor do CEDUP Blumenau, Osvaldo da Silva Sobrinho, é a partir de um curso pós-médio que o aluno tem mais oportunidades no mercado de trabalho.

"Qualificação e aperfeiçoamento são dois pilares do curso pós-médio. Nossos alunos têm buscado cada vez mais qualificação e isso tem resultado em oportunidades melhores."

Osvaldo também destaca que existem hoje cadastradas no portal da unidade de ensino cerca de cem vagas de empresas que buscam alunos para fazerem parte do seu quadro de funcionários." Para nós é importante ter este reconhecimento das empresas da região". Finaliza.

Atualmente, 520 alunos estão cursando o pós-médio no CEDUP Blumenau. Com duração de quatro semestres e com as aulas no período noturno, são oferecidos oito cursos profissionalizantes: Administração, Análises Clínicas, Contabilidade, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Mecatrônica e Segurança no Trabalho.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: sc.gov.br/regionais/blumenau


Foto: Ricardo Lunge / ADR Blumenau

Com participantes de 25 municípios e 210 inscritos, aconteceu nesta terça,12, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Blumenau, o sétimo workshop regional SC 2030. Cada tema foi analisado por pequenos grupos que foram divididos por áreas de conhecimento. Ao fim, foram apresentados os três principais pontos que necessitam de desenvolvimento na região por tema e apontadas as possíveis soluções em uma plenária para todos os participantes.

Os números que serviram como base para cada grupo de debate nas temáticas de infraestrutura, empreendedorismo, meio ambiente, agricultura, saúde, assistência social, trabalho e habitação, educação, turismo, cultura, esporte, segurança e ciência tecnologia e inovação foram extraídos de trabalhos de pesquisas e estudos realizados por doutores, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Workshop Macrorregional Blumenau

Segundo o diretor da Secretaria de Estado de Planejamento Norton Broppré, os workshops macrorregionais tem seus objetivos bem específicos. “Identificar os obstáculos que travam o desenvolvimento macrorregional e propor ações estratégicas para resolver essas demandas até 2030. Este será um plano de desenvolvimento para os próximos três governos estaduais.”

O secretário executivo da ADR Blumenau, Emerson Antunes, analisou a importância de eventos como o workshop regional. “Estamos hoje com um privilégio e uma responsabilidade. Privilégio em poder ajudar na criação de políticas públicas para o nosso futuro. E a responsabilidade como participantes deste workshop de destacarmos os principais pontos a serem melhorados na nossa região.”

Estiveram envolvidas e representadas, juntamente com os municípios de suas abrangências, as ADRs de Blumenau, Timbó, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí.

 O oitavo e último workshop macrorregional acontece na próxima quinta-feira,14, no município de Mafra. O plano de Desenvolvimento SC 2030, segundo a Secretaria de Planejamento, tem previsão de entrega e aprovação para o governador do Estado, Raimundo Colombo, para o fim deste ano.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: sc.gov.br/regionais/blumenau