Matrículas para a rede estadual iniciam na próxima segunda, 19

Na próxima segunda-feira, 19, inicia o período de matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo 2019. O prazo final é 23 de novembro. A escola deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais.

A Gerência Regional de Blumenau (GERED), responsável pelos municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Ilhota e Luiz Alves, que tem em seu quadro 46 escolas e aproximadamente 36 mil alunos, informa que para o ano de 2019 estão previstas 4.055 vagas para o Ensino Fundamental, 5.064 para o Ensino Médio e 750 vagas para Ensino Profissional.

O município de Blumenau possui 33 escolas estaduais, (21 com ensino médio e 11 com ensino fundamental) e aproximadamente 29 mil alunos. Serão oferecidas 2.755 vagas para ensino médio, 2.622 para ensino fundamental e 750 vagas para ensino profissional

Em Santa Catarina, a expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede. Haverá também um segundo momento para a realização das matrículas, entre 4 e 7 de fevereiro.

"É muito importante que as matrículas sejam realizadas no primeiro período devido ao planejamento das escolas, bem como a organização do quadro de profissionais para o próximo ano letivo", reforça a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene da Silva Pacheco.

Interessados para ingresso deverão realizar a matrícula presencialmente com os seguintes documentos:

Certidão de Nascimento;

Carteira de Identidade;

Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar;

Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);

1 foto 3x4; (opcional)

Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental

Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

Para realizar a matrícula no ensino fundamental é necessário a criança ter 6 anos de idade até 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o interessado para o ensino fundamental deverá ter 15 anos completos até o ato da matrícula e 18 anos para o ensino médio.


As obras do Centro de Inovação em Blumenau chegaram a 80% de sua execução. Com investimento de R$ 8.617.437,23 milhões do Governo do Estado, em uma área total de 3.752,62 m² divididos em cinco pavimentos, localizado no Campus 2 da Universidade Regional de Blumenau – FURB, a obra está com previsão de entrega para dezembro de 2018. O Centro de Inovação de Blumenau será o terceiro a ser inaugurado. Antes, Lages e Jaraguá do Sul foram concluídos. No total, treze serão construídos em Santa Catarina.

Os Centros de Inovação estão sendo estruturados em parcerias com universidades de cada região e oferecerão serviços para apoiar o empreendedor, formar e atrair talentos empreendedores por meio de eventos, cursos e formações, intensificar a inovação nas empresas locais, ser celeiro de novos negócios por meio de incubadora, aceleradora, mentoria e rodadas de negócios, bem como apoiar a pesquisa e oferecer laboratórios estratégicos atraindo empreendimentos e investimentos para a região.

Esta proposta de estrutura visa unir Governo, Empresas e Instituições de Ensino em prol da inovação e do desenvolvimento. Com o objetivo de difusão das novas tecnologias e do empreendedorismo em todas as regiões, o Governo do Estado visa conduzir Santa Catarina para novos patamares de competitividade.

A estudante Camila Ceruti dos Santos, aluna do Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Blumenau, foi escolhida entre mais de 17 mil alunos de escolas públicas no Brasil para o Programa Jovens Embaixadores 2019. Camila está entre os 50 alunos que foram selecionados para o programa que acontecerá entre os dias 12 de janeiro e 02 de fevereiro em Washington –DC, Estados Unidos, onde terão visitas guiadas em pontos históricos, participarão de reuniões e seminários nos Departamentos de Estado e de Educação, incluindo visitas em escolas e participação nas aulas com apresentação do Brasil aos estudantes americanos. Em Santa Catarina, o estudante Bruno Gabriel Alves dos Santos, de Chapecó, também foi selecionado.

O Governo do Estado comunica a abertura do preocesso de seleção de professores para o programa Pronatec Prisional no município de Blumenau.

 

Ricardo Lunge - ADR Blumenau

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail: imprensa@bnu.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: sc.gov.br/regionais/blumenau