Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.

Araranguá - Entregue ordem de serviço para fechamento do ginásio da EEB Eufrázio Avelino da Rocha em Maracajá
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Em solenidade realizada no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá na tarde desta quinta-feira, 16, foi anunciado o início da obra de fechamento da quadra de esportes da EEB Eufrazio Avelino da Rocha, escola da rede estadual de ensino localizada no Bairro Vila Beatriz, em Maracajá.

Participaram da reunião o secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt, gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa; gerente regional de infraestrutura, engenheiro Jocilon Coelho; consultor Jurídico da ADR, Daniel Menezes; diretora da escola, Dirlene da Silva Pedroso; presidente do Conselho Deliberativo, Kelle Cristina Mota e lideranças.

Cinco empresas participaram do processo licitatório realizado pela ADR, e a Construtora Pais e Filhos apresentou a proposta vencedora, no valor de R$ 58.385,47. A empresa tem até 90 dias para finalizar a obra. Além do fechamento da quadra, que possui 682 metros quadrados, haverá melhorias no portão de acesso principal e na iluminação.

A EEB Eufrázio Avelino da Rocha, da área da 21ª Gered, tem 250 alunos no ensino fundamental. A diretoria agradece a obra. “Esta é uma melhoria muito aguardada por toda comunidade escolar. Hoje ficamos prejudicados em dias de mau tempo, já que fica inviável a realização de prática esportivas, reuniões e demais atividades no local”, disse Dirlene.

Para o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, este é mais um ato importante para a educação da Região. “Ficamos contentes em poder entregar a ordem de serviço de mais uma obra muito esperada pelos alunos, professores e moradores locais. Queremos agradecemos ao governador Raimundo Colombo, ao vice-governador Eduardo Moreira e ao secretário de Educação Eduardo Deschamps por oportunizarem este momento para a educação de Maracajá”, concluiu.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 

 

 

 

Gerência de Educação de Araranguá reúne secretários municipais

Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, por meio da Supervisão de Articulação com os Municípios da 21ª Gerência Regional de Educação, juntamente com a Diretoria de Articulação com os municípios da Secretaria de Estado da Educação (SED), promoveram na tarde desta quinta-feira, 16, no auditório da ADR, uma reunião técnica sobre o PAR – Plano de Ações Articuladas, voltada aos Secretários Municipais de Educação das Prefeituras do Extremo Sul.

>>>Mais imagens na galeria

As orientações foram prestadas pelo gerente da Diretoria de Articulação com os Municípios da SED, Plauto Mendes, e pela supervisora de articulação com os municípios da Gered Araranguá, Rosmere Macalossi, com a participação da gerente regional de Educação, Celina Hobold da Rosa. “O Plano de Ações Articuladas é a essência do planejamento da rede municipal. Ele faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação que todos os municípios assumiram compromisso de construir. É uma plataforma onde o gestor faz o planejamento futuro dos próximos dois, incluindo formação pedagógica, infraestrutura, entre outras questões importantes”, disse.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é o conjunto de ações, apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa o cumprimento de metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC e o ente apoiado.

Municipalização das escolas

Outro momento da reunião técnica foi de discussão, também por meio de videoconferência com a SED, do Programa de Parceria Educacional Estado-Município instituído pelo Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação por meio do Decreto nº 502, de 16 de setembro de 2011, que segue o princípio de colaboração entre estado e os municípios para o atendimento da oferta do ensino fundamental.

A Parceria Educacional tem por objetivo partilhar com o poder público municipal a responsabilidade pela oferta do ensino fundamental; cooperar com os municípios, do ponto de vista de recursos humanos, de cessão de uso e/ou doação de bens móveis e equipamentos e imóvel escolar, quando não houver demanda de ensino médio na escola; e fortalecer a autonomia do poder local na busca de uma escola pública de qualidade.

Para a supervisora de articulação com os municípios da Gered Araranguá, Rosmere Macalossi, esta parceria entre Governo do Estado e municípios tem por objetivo apoiá-los na elaboração e acompanhamento dos seus Planos de Educação e PAR. “A municipalização acontece de forma gradativa, e é baseada em estudos técnicos, análises e estatísticas. É um reordenamento que tem como objetivo atender a oferta de alunos com qualidade e eficiência”.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Os serviços de infraestrutura do pátio do Farol da Marinha, no Morro dos Conventos, em Araranguá, local que receberá a instalação do radar móvel meteorológico da Defesa Civil Estadual, seguem em ritmo acelerado.

Na tarde desta quinta-feira, 16, o secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt e o coordenador regional de Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, acompanharam a execução dos trabalhos.

Araranguá - Preparação para receber radar móvel Sul

A obra já recebeu fundação, e no momento, está sendo construída a parede de contenção que servirá de base para o equipamento. A infraestrutura contemplará ainda revitalização dos muros, cerca de ferro galvanizado, iluminação interna, entre outras adequações.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, a empresa deverá finalizar os trabalhos ainda neste mês de novembro, para a posterior instalação do radar móvel sul, que está em Florianópolis em fase de testes. O equipamento foi adquirido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, no valor de R$ 3,4 milhões, e terá uma cobertura num raio de 100 km a partir do ponto onde estiver operando.

Segundo o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, este será um importante investimento para todo o Sul do Estado. “Agradecemos ao governador Raimundo Colombo, ao vice-governador Eduardo Moreira e ao secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que irão proporcionar maior segurança à população por meio deste importante equipamento que terá sua base em Araranguá”.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua