Reunião preparatória ônibus lilás
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O ônibus lilás do Programa Mulher Viver Sem Violência, da coordenadoria da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, retornará ao Extremo-Sul na próxima semana. Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, 11 municípios da área da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá serão contemplados com a ação - Araranguá, Turvo, Jacinto Machado, Praia Grande, Morro Grande, Ermo, Meleiro, Timbé do Sul, São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Passo de Torres.

Uma reunião de trabalho para organizar as ações que serão desenvolvidas na próxima semana aconteceu na tarde desta segunda-feira, 19, no auditório da ADR em Araranguá, com a presença de representantes de todos os municípios envolvidos, e participação da coordenadora estadual da Mulher da SST, Aretusa Larroyd, e das gerentes da ADR Araranguá, Dione Helena Ramos Cesa (Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas) e Jane Aparecida Soares de Souza (Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas).

Reunião preparatória ônibus lilás
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Na oportunidade foi organizada a agenda, repassadas informações sobre o Programa de combate à violência no Estado, e prestados esclarecimentos sobre a presença do ônibus, que terá como principal objetivo levar informação às mulheres de áreas mais distantes dos centros urbanos sobre violência e meios de se defender.

A gerente de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas explica que ficou definido que a ação acontecerá por pólos, englobando os 10 Municípios que não foram contemplados no primeiro roteiro, além da cidade-sede da Região. O ônibus começará o roteiro em Turvo, no dia 28 de fevereiro, reunindo Turvo, Morro Grande, Ermo, Meleiro e Timbé do Sul, no Centro de Eventos. No dia 1º a ação acontecerá na comunidade de Ilhas, em Araranguá. No dia 2 seguirá para Jacinto Machado. O roteiro encerrará em Praia Grande no dia 3 de março, na ação que envolverá também os municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Passo de Torres.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 

 

 

 

 

Ordem de serviço EEB João dos Santos
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A semana iniciou com uma boa notícia para a educação. Em ato realizado na tarde desta segunda-feira, 19, no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, foi entregue a ordem de serviço para reforma geral na EEB João dos Santos Areão, escola estadual localizada em Santa Rosa do Sul, da abrangência da 21ª Gerência Regional de Educação.

A assinatura foi celebrada entre o secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt, e o diretor da Empresa Estruturar (empresa vencedora do processo licitatório), engenheiro civil Rafael Fornasa. Acompanharam o ato os gerentes regionais Celina Hobold da Rosa (educação) e Jocilon Coelho (infraestrutura), presidente da comissão de licitação, Márcio Michel Jumes de Sousa, além do diretor da EEB João dos Santos Areão, Paulo Roberto Bitencourt, o presidente da APP, Samuel Matiola e o presidente do Conselho Deliberativo, Sadi Melo da Silva.

Ordem de serviço EEB João dos Santos
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O secretário executivo da ADR explica que 7 empresas participaram do processo licitatório na modalidade tomada de preço, e que a obra será executada com uma economia de quase 30%. “É mais uma importante ação visando a segurança daquela comunidade escolar, por meio da melhoria da infraestrutura”, disse Schmidt.

A reforma será realizada em uma área total de 3.300 metros quadrados da escola, com prazo de execução de 90 dias, onde serão investidos R$ 255.886,54. As aulas não serão interrompidas em decorrência das melhorias.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 

 

 

 

 

Araranguá - Hospital Regional realiza cirurgia inédita
Foto: Divulgação/Instituto IDEAS

Os órgãos captados por procedimento inédito no Hospital Regional de Araranguá, no Extremo-Sul do Estado, nesta manhã de segunda-feira, 19, ajudarão cinco pessoas que estão à espera de transplantes. Foram captados dois rins, duas córneas e fígado.

A autorização para o procedimento partiu dos familiares da doadora, que era moradora de Araranguá e tinha 60 anos. Conforme o médico Julhano Capeletti, vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que faz a gestão na unidade hospitalar, isso representa um diferencial na forma de gerar saúde. “Incluímos o Hospital num seleto grupo de instituições de saúde que ajudam a pacientes que precisam de órgãos para oportunizar melhor qualidade em suas vidas”, enfatiza o médico.

Araranguá - Hospital Regional realiza cirurgia inédita
Foto: Divulgação/Instituto IDEAS

A doadora deixou dois filhos e, segundo eles, ela sempre foi muito caridosa. “Nada mais justo do que deixar como legado mais um ato de bondade”, destacou o filho mais novo, voluntário da Apae. O procedimento durou pelo menos 3 horas e envolveu 10 profissionais. E conforme todo o corpo clínico, a palavra e o sentimento que mais definiu o procedimento foi: agradecimento. “Como profissional vejo a possibilidade de poder dar esperança para várias pessoas que necessitam de um órgão para sobreviver. Também, como pessoa, vejo o renascimento de alguém que já tinha perdido a esperança de continuar vivendo. Já para a instituição, vejo como um crescimento para equipe, pois é a primeira vez que captamos órgão aqui, que só foi possível  acontecer devido ao empenho e comprometimento de toda equipe interna e da Central de transplante do estado”, enfatizou Larissa Teixeira Martins, gerente de Enfermagem do HRA.

Participaram da cirurgia: Larissa Teixeira Martins, Kelly Chris Machado, Noelma Maria da Silva, Luana Araújo, Rosemary Sandrini, Janaína Machado, Júlio César Cechinel e Marucs Eduardo da Silva.

Informaçoes adicionais:
Marilene Rodrigues
Assessora de Imprensa Instituto IDEAS
Telefone: (48) 99841-8707
E-mail: marilene.rodrigues@hotmail.com


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugurou o radar meteorológico Sul, instalado junto ao Farol da Marinha em Morro dos Conventos, em Araranguá na manhã desta quinta-feira, 15. O equipamento será responsável pela cobertura de 41 municípios. “O radar tem uma função estratégica, possibilitando a leitura atmosférica da região Sul do Estado, emitindo alertas meteorológicos de maneira coerente, mobilizando as equipes para atuarem em campo na ocorrência de situação de crise e informação à população para que ela possa reagir aos eventos meteorológicos que impõem desafios. Nossa meta é proteger vidas e o radar Sul é mais uma importante ferramenta, para tornar a nossa Santa Catarina mais segura”, disse Moratelli. Com o funcionamento do radar em Araranguá, o Estado passa a ter 100% de cobertura meteorológica. Assim como as imagens dos radares do Vale (Lontras) e do Oeste (Chapecó), as informações do radar sul já estão disponíveis para o público, por meio do portal.

O investimento no Radar Móvel Sul foi de cerca de R$ 4 milhões com recursos do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil. Pesando cerca de quatro toneladas, pode ser deslocado para qualquer lugar de Santa Catarina de forma simples de acordo com a necessidade. O alcance é entre 100 e 150 km. Ele possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C).

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, ao lado do coordenador Regional de Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, destacou a importância do equipamento para o Sul do Estado. “Em nome do Extremo-Sul gostaria de agradecer ao Governo do Estado por este importante aliado na segurança. Nossa região já sofreu muito com eventos climáticos no passado, e este momento é um marco no que diz respeito à prevenção”.

A cobertura é de 41 municípios. São eles: Urubici, Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Gravata, Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Araranguá, Maracajá, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.

Também participaram do ato de inauguração o capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Emerson Gaio Roberto; o presidente da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (AMESC), prefeito Valdionir Rocha, representando os demais prefeitos; vice-prefeito de Araranguá Primo Menegalli Junior; deputados, vereadores, secretários, coordenadores de Defesa Civil, entre outras lideranças e representatividades.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua