O Governo do Estado, por meio da Epagri, Fapesc e SC Rural, e demais patrocinadores e apoiadores, irá promover em Balneário Arroio do Silva entre os próximos dias 23 e 25, no Scaini Palace Hotel, o VII Simpósio Brasileiro sobre a Cultura do Maracujazeiro, II Seminário Sul-Brasileiro sobre Maracujazeiro e V Reunião Técnica sobre a cultura do maracujazeiro: desafios da pesquisa e extensão rural para a próxima década.

O gerente regional da Epagri, Reginaldo Ghellere, destaca que o evento terá como objetivo atualizar tecnologicamente a cadeia produtiva do maracujazeiro do Brasil com conhecimentos técnicos e científicos, reunindo cerca de 300 pesquisadores, técnicos e professores da iniciativa pública e privada para a definição de novos rumos na geração e difusão de conhecimento para o produtor de maracujá do Brasil.

O pesquisador da Epagri, Dr. Henrique Belmonte Petry, cita que durante estes três dias serão promovidos diálogos entre os participantes, principalmente, sobre as técnicas de cultivo, mercado interno e externo para frutos e produtos industrializados. Também serão discutidos os desafios para a estabilização desta cultura nas diferentes Regiões do Brasil na próxima década.

O evento contará com uma extensa programação. Na terça-feira, 23, as discussões serão a partir do tema “Panorama da Cultura no Brasil: mercados e as regiões produtoras”, na quarta-feira, 24, sobre “Sistema de plantio direto do Maracujazeiro” e na quinta-feira, 25, enfocando a “Produção de maracujá em Santa Catarina”, com visita guiada em produção de maracujazeiro-azedo no Sul de Santa Catarina. 

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

A próxima edição do Dia de Ação de Governo, projeto para integração das ações de Governo junto às Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) do Estado, acontecerá na próxima quarta-feira, 24, em várias Regiões do Estado. A ADR Araranguá receberá o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. O roteiro de ações com o secretário Pavan iniciará às 9 horas, com um café com representantes da imprensa regional, que terá a recepção do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, e a equipe de gerentes regionais da Agência, e acontecerá no gabinete da ADR.

Posteriormente, o roteiro terá continuidade em Praia Grande com visita ao Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, geossítio inventariado pelo Serviço Geológico do Brasil na abrangência do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. “Será uma oportunidade de mostrarmos ao secretário de Turismo e ex-Governador o potencial turístico da nossa Região, e solicitar ações que beneficiem nossos 15 municípios”, destacou o secretário Heriberto Schmidt.

O último compromisso do dia está agendado para as 16 horas, com a realização de uma reunião no auditório da ADR em Araranguá, onde serão convidados todos os prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, secretários/diretores de Turismo do Extremo-Sul, demais representantes do Turismo nos 15 municípios do Extremo-Sul, membros do Colegiado Regional de Governo (CGO), Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), além dos Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC).

Nas duas edições anteriores do Dia de Ação de Governo, a Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá recebeu a visita do Presidente do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A.), José Cláudio Caramori e do Secretário Executivo de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina, César Souza.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

A Justiça da Comarca de Sombrio autorizou nesta terça-feira, 16, após análise da documentação apresentada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá e Secretaria de Estado da Educação, a liberação das EEBs Protásio Joaquim da Cunha e Macário Borba, de Sombrio, e EEB Praia da Gaivota, de Balneário Gaivota. As aulas nas referidas unidades escolares, que possuem cerca de 1.800 alunos, serão retomadas nesta quarta-feira, 17.

Esta quarta-feira, 17, também será marcada pelo retorno integral dos alunos da EEB Catulo da Paixão Cearense às salas de aula. Em função da interdição do prédio locado em que a unidade escolar mantinha suas atividades, encerra-se o contrato e as aulas da unidade estão sendo retomadas nos espaços físicos de outras duas escolas estaduais de Sombrio. As turmas do ensino fundamental 1 e 2 já tiveram as aulas retomadas no prédio da EEB Irineu Bornhausen na última segunda-feira, 15, e os alunos do ensino médio retornarão às suas atividades no espaço físico da EEB Macário Borba nesta quarta-feira.

A realocação dos alunos da Catulo da Paixão Cearense será até a conclusão da reforma e ampliação da sede própria, localizada no centro da cidade. O edital visando as obras já foi publicado no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial da União, sendo que a abertura das propostas para definir a empresa que vai executar a obra será no próximo dia 06 de junho. Serão mais de 4 mil metros quadrados entre reforma e ampliação, com prazo máximo de 11 meses para execução da obra, com recursos do Governo do Estado, por meio do Pacto.

O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, e o técnico da Secretaria de Estado da Educação, José Hipólito da Silva, destacam a união de esforços que culminaram com a desinterdição das sete escolas de Sombrio e Balneário Gaivota. “Equipe da ADR, da Secretaria de Estado da Educação, das escolas e das empresas que realizaram as melhorias se uniram para atender todas as solicitações. Agradecemos ao Corpo de Bombeiros e à Vigilância sanitária de Sombrio e Balneário Gaivota que foram rápidos nas análises das melhorias e ao Promotor e Juiz da Comarca que cumpriram com seu papel e tão logo foram apresentados os alvarás, priorizaram a análise da documentação. Felizmente, os mais de 3 mil alunos estarão de volta às salas de aula nesta quarta-feira”, concluíram.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: email=imprensa@aru.sdr.sc.gov.br" target="_self">imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Araranguá - Gerência de Educação capacita diretores de escolas sobre Avaliação de Aprendizagem
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Os diretores das 43 escolas da rede estadual de ensino localizadas na área de abrangência da Gerência Regional de Educação de Araranguá participaram na tarde desta terça-feira, 16, do segundo encontro de formação, com estudo e reflexão sobre Avaliação de Aprendizagem com base nos princípios da Proposta Curricular de Santa Catarina, na Resolução 183/2013, na Portaria 189/2017 e no Projeto Político Pedagógico.

O encontro de formação que aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá foi promovido pela tutoria de gestão escolar da Gered Araranguá, com contribuição do técnico da Secretaria de Estado da Educação, Adecir Pozzer e participação da supervisora de gestão Escolar da Gerência Regional de Educação, Cleusa Maria Felisberto Tavares.

A tutora de gestão escolar na Gered Araranguá, Ana Dirce de Vila, salientou a importância do momento para que os diretores das unidades escolares façam a revisão do Plano de Gestão Escolar (PGE), que pode ser reapresentado até o dia 30 de junho. Ela enfatizou a necessidade da inserção do PGE revisado no sistema Webgesc, como forma de registro desta etapa do processo de acompanhamento do Plano, amparada pelo Decreto 1794/2013 e suas alterações. “A essência de um Plano não está em abordar e desenvolver todos os problemas ao mesmo tempo, mas em estabelecer prioridades e escalonar no tempo a solução de acordo com relevância e urgência, nos limites das possibilidades em determinado tempo”, citou.

 

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional - Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/ 99148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua