Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A 21ª Gerência Regional de Educação (Gered) entregou na tarde desta terça-feira, 11, aos gestores das escolas estaduais do Extremo-Sul durante reunião no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, kits contendo volumes das Políticas de Educação nas Diversidades, lançados pela Secretaria de Estado da Educação.

Os kits contêm sete documentos com orientações para a organização e o funcionamento das políticas educacionais em cada tema proposto: Educação Especial; Educação e Prevenção às Violências na Escola; Educação do Campo; Educação Ambiental; Educação Escolar Indígena; Educação Escolar Quilombola; e Educação para as Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Segundo a integradora educacional da Gered, Marione Silveira Coelho, juntamente com outros profissionais, três representantes da Regional de Araranguá participaram da discussão do documento Educação Escolar Quilombola. “Foi um trabalho intenso, mas de grande aprendizado e valia. Na Região, temos duas comunidades quilombolas, a Maria Rosalina, em Araranguá, e a São Roque, em Praia Grande”.

As políticas têm caráter inclusivo e reforçam o desafio de Santa Catarina em assegurar a todos o direito ao ensino público e qualificado, com investimentos em prol da educação para os direitos humanos e para as diversidades. Os kits com as coletâneas também serão disponibilizados para as Secretarias Municipais de Educação, Cejas, UD’s e comunidades quilombolas da Região.

Encerramento do ano letivo

Outras orientações também foram prestadas durante a reunião de trabalho acerca do encerramento do ano letivo nas escolas estaduais da região (21 de dezembro), calendário escolar 2019 (ano letivo inicia em 11 de fevereiro e encerra em 20 de dezembro de 2019), e curso de formação continuada, com carga horária de 40h/a, que acontecerá entre os dias 04 a 08 de fevereiro. Entre as novidades para o próximo ano está a mudança nas notas, que passam a ser trimestrais.

A gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa, destaca que foi uma reunião de trabalho muito produtiva. “Nossa equipe da Gered apresentou e discutiu com os profissionais das escolas vários temas relevantes. Encerramos mais um ano letivo exitoso, primando pela qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes”, concluiu.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Gincana EEB Maria Solange LopesFoto: Divulgação/EEB Maria Solange Lopes de Borba

Com intuito de promover a integração dos alunos das diversas turmas, o Grêmio Estudantil da EEB Professora Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul, escola estadual da área da Gerência Regional de Educação de Araranguá, realizou uma gincana durante o ano letivo de 2018.

Segundo a professora orientadora de Leitura, Leila Maria da Silva, a ideia partiu da necessidade de mostrar o objetivo de um Grêmio Estudantil na escola. “Apresentamos a representatividade dos alunos nas decisões escolares através do Grêmio, pois poucos alunos sabiam o que realmente ele era e o que significava de fato no ambiente escolar”.

A Gincana foi composta por diversas atividades, como brincadeiras, jogos e arrecadação de roupas e alimentos, que foram doados para a Assistência Social do município, para entrega às famílias carentes. Cada atividade gerou pontos para as turmas e os vencedores ganharam como prêmio um passeio.

Os alunos da turma 201 regular, do turno matutino, foram vencedores da gincana. O Grêmio Estudantil, juntamente com o grupo escolar, escolheu como destino o Refúgio Ecológico Pedra Afiada, na cidade de Praia Grande, onde contemplaram as belezas naturais do local. “Foi uma viagem prazerosa e divertida, fechando com chave de ouro as atividades do Grêmio Estudantil de 2018”.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

A escolha de vagas da 1ª chamada para Professor ACT - Educação Básica, regulamentada pelo Edital nº 1.997/2018/SED, ocorrerá de acordo com a ordem de classificação e será realizada nos dias 13, 14, 17 e 18 de dezembro de 2018.

Para a escolha das cerca de 200 vagas disponíveis para atuação nas escolas estaduais da Região do Extremo Sul, a chamada ocorrerá no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá (conforme cronograma por disciplina abaixo).

Segundo o supervisor educacional da 21ª Gered, Joares Biff, os candidatos deverão apresentar documento com foto no momento da escolha. Ele lembra também que as disciplinas não contempladas neste cronograma serão ofertadas na próxima chamada. O processo seletivo de que trata o edital terá validade para dois anos, ano letivo de 2019 e ano letivo de 2020, conforme Lei nº 16.861, de 28 de dezembro de 2015.

As vagas serão publicadas a partir do dia 12 de dezembro de 2018, no site da Secretaria de Estado da Educação (http://www.sed.sc.gov.br).

Cronograma 1ª chamada ACT 2019/2020

 

Quinta-feira (13/12/2018)

Geografia - 9h

História – 9h30min

Filosofia – 10h

Sociologia – 10h30min

Ensino Religioso – 11h

Matemática -13h

Física – 14h

Química – 15h

Biologia – 16h

Ciências – 17h

 

Sexta-feira (14/12)

Português – 13h

Língua Estrangeira / Inglês – 14h

Língua Estrangeira / Espanhol e Alemão – 15h

Educação Física -16h

Artes – 17h

 

Segunda-feira (17/12/2018)

Professor Instrutor de Libras – 13h

Intérprete de Libras - 14h

Professor Bilingue – 15h

AEE/SAEDE – 16h

 

Terça-feira (18/12/2018)

Ensino Fundamental Anos Iniciais – 8h

 

Informações adicionais para a imprensa

Leneza Della Krás

Assessoria de Imprensa

Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá

E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br

Telefones: (48) 3529-0100

Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua

Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

Inauguração Policlínica Regional 04 12Fotos:Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, acompanhado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, do prefeito Mariano Mazzuco Neto, do presidente do Instituto Maria Schmitt, Robson Schmitt Machado e demais autoridades, inaugurou na tarde desta terça-feira, 4, em Araranguá, a Policlínica Regional, única construída pelo Governo do Estado.